Dia 14 de Abril o SETCARCE realizou a 3ª Edição do Troféu Otacílio Correia em solenidade ao Aniversário de Fundação do SETCARCE que em 2011 completou 69 anos de existência.
A festa realizada no Barbra’s Buffet reuniu empresários do setor de transporte de cargas, autoridades, representantes de entidades classistas e patrocinadores. Animada pela Banda Dona Zefa e com cobertura realizada por Mariana Feitosa do programa Espaço Vip, da TV Diário, a comemoração homenageou com a outorga do Troféu Otacílio Correia o Presidente da FETRACAN e da ABTC e Vice-Presidente da CNT, senhor Newton Gibson, o Presidente da AMC- Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza, senhor Fernando Bezerra e o ex-Superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, senhor Ubiratan Roberto de Paula.
Postagens Relacionadas
O Sest Senat Fortaleza recebeu uma carreta para a formação de novos motoristas de carga. O curso deve iniciar em fevereiro de 2014, com carga horária mínima de 160 horas.aulas e apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (SETCARCE) e da Federação dos Transportes (Cepimar). As vagas são limitadas e o custo é gratuito. O SETCARCE parabeniza o presidente da CEPIMAR, David Lopes e sua equipe pelo empenho, dedicação e superação na conquista dos resultados.
Após um período sem atividades, a Comissão de Conciliação Prévia retomou suas atividades e realizou conciliação no dia 26/06/2013. A Comissão tem a participação dos dois sindicatos do setor de transporte de cargas: o laboral, SINDICAM-CE e o patronal, SETCARCE. Os interessados em dirimir de forma rápida e segura os conflitos existentes entre os empregados e empregadores do setor de transporte de cargas podem procurar a CCP para agendar a conciliação.
Estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), realizado em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, identificou os 100 trechos de estradas federais com o maior índice de acidentes graves, incluindo mortes de pessoas. Três localizam-se em saídas de Fortaleza. O 10º trecho considerado mais perigoso é na BR-222, do quilômetro zero ao km 10. Dois ficam na BR-116: um do km zero ao 10 e outro do km 10 ao km 20.
A Federação da Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste e Logística – FETRACAN, fundada em dez de abril de 1987, é uma entidade sindical de grau superior, de caráter privado e sem fins lucrativos. Sediada em Recife, capital pernambucana, a entidade funciona como gestora dos sindicatos de base da categoria nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. A FETRACAN é, atualmente, presidida pelo decano, Dr. Newton Gibson, que há anos segue à frente da entidade. O mandato da atual diretoria encerra-se em Abril de 2013 e, por isto, foi convocada eleições para o dia 01 de março (sexta-feira) do corrente ano. Porém, as eleições foram marcadas com uma indelével marca de traição, irregularidades e busca insaciável pelo poder.
A Comissão de Conciliação Prévia – CCP, após um breve recesso, retomou suas atividades no dia 02/01/2014 com horário de atendimento de 08:00 às 12:00 e 13:00 às 16:30 horas. Um dos serviços oferecidos pelo SETCARCE é a Comissão de Conciliação Prévia Intersindical, responsável por mediar e conciliar os conflitos individuais da relação entre empregado e empregador. Através de uma negociação consensual, rápida e simplificada, qualquer empresa do setor de transporte de cargas e logística, bem como trabalhador desse mesmo segmento, pode resolver questões trabalhistas sem a obrigatoriedade de assistência jurídica.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou, esta semana, dois projetos de normas citados na regulamentação do transporte de produtos perigosos no país. Até o final de março, os dois projetos estão disponíveis para consulta nacional e os setores interessados nas discussões podem enviar contribuições à ABNT.O primeiro projeto, disponível até 22 de março, trata dos equipamentos para situações de emergência durante o transporte desses materiais. Elaborada pela Comissão de Estudo de Transportes Perigosos – formada por produtores, consumidores, universidades e laboratórios -, a norma pretende padronizar itens como mecanismos de proteção individual, cones para sinalização, extintores portáteis, equipamentos para sinalização e isolamento de áreas de ocorrência.
Sem passarelas, lombadas eletrônicas ou outros equipamentos que permitam aos pedestres cruzar a via com segurança, a BR-116, na altura do quilômetro nove, tem sido palco frequente de atropelamentos. Nos bairros adjacentes ao trecho, moradores lidam diariamente com um misto de medo de serem as próximas vítimas e de dor pela perda de parentes e amigos, vítimas da violência do trânsito.
Para cruzar aquele trecho da via, mesmo em horários de menor fluxo, é necessário uma longa espera para atravessar com relativa segurança. A travessia até o canteiro central tem de ser feito em poucos segundos devido a largura da pista e a alta velocidade dos veículos.
No dia 24/08/2012, o SETCEPB realizará o II Fórum de Transporte e Logística da Paraíba no auditório do SEBRAE em João Pessoa. No evento serão debatidos temas de suma importância como a Regulamentação da Profissão de Motorista (Lei 12.619/2012). A palestra sobre esse tema será proferida pelo assessor jurídico do SETCARCE, Dr. José Damasceno Sampaio.
• A OAB-CE instalou no Fórum Clóvis Beviláqua, um posto avançado do Tribunal de Ética e Disciplina-TED, que será inaugurado nesta segunda-feira, 27 de janeiro, às 16 horas. O posto receberá o nome do advogado Emídio Cezar Viana de Carvalho (dr. Emídio Viana), numa homenagem ao ex-conselheiro do TED e que foi assassinado na madrugada do primeiro dia de janeiro.
Fonte: O ESTADO.
Projeto ainda não tem data para ser executado, mas já está sendo debatido com todas as instâncias do trânsito. Segundo Prefeitura, seria tentativa de melhorar o fluxo na Capital
A Associação Brasileira de Logística (Abralog) e a Movimat realizam, no dia 16 de abril, em Olinda (Pernambuco), o 1º Seminário Movimat de Logística do Nordeste. O evento vai debater os desafios e oportunidades para a logística da região com a participação de autoridades do setor. O presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, falará sobre o transporte ferroviário e a função estratégica da multimodalidade. O diretor regional da Rapidão Cometa, Gustavo Freitas, por sua vez, vai abordar o tema “distribuição capitalizada e eficiência no atendimento a clientes”.
Na sexta-feira 02/12/2011 reuniram-se no Golden Tulip Recife Palace, em Recife, os Presidentes dos Sindicatos das Empresas de Transportes de Cargas do Nordeste. Nesta Reunião, as Licenças Ambientais Estaduais foram tema de pauta.
Em reunião realizada no dia 06 de outubro corrente, com a presença de 17 dos 20 representantes que compõem a CÂMARA TEMÁTICA DE LOGISTICA – CT LOG CEARÁ, órgão consultivo com a finalidade de propor, apoiar e acompanhar projetos e ações logísticas visando o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará, instituída pela Agência de Desenvolvimento do Ceará S.A. – ADECE, em Portaria Nº 045/2011, foram eleitos, por unanimidade dos presentes, os membros da estrutura diretiva para o primeiro mandato da Câmara, a qual é composta como segue:
Presidente: Carlos Matos Lima (FIEC)
1º Secretário: João Bosco Furtado Arruda (UFC)
2º Secretário: Espedito Róseo Silva Junior (SETCARCE)
Pelo Estatuto da CT LOG/CE os eleitos assumiram um mandato de um ano, renovável por mais um ano. Prenuncia-se grande o trabalho dos eleitos em face dos enormes problemas de integração e gestão logísticas no âmbito do Estado, cuja discussão já se iniciou na referida reunião.
O dispositivo extra foi derrubado no Congresso no início do mês, em meio à pressão dos empresários
Brasília. A presidente Dilma Rousseff vetou ontem, integralmente, o Projeto de Lei Complementar 200, que acabava com a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) paga pelas empresas nos casos de demissões sem justa causa. A proposta, se fosse sancionada, retiraria R$ 3 bilhões anuais dos cofres da União. O texto previa o fim da cobrança da contribuição a partir de 1.º de junho deste ano.
“A extinção da cobrança da contribuição social geraria um impacto superior a R$ 3 bilhões por ano nas contas do FGTS, contudo, a proposta não está acompanhada das estimativas de impacto orçamentário-financeiro e da indicação das devidas medidas compensatórias, em contrariedade à Lei de Responsabilidade Fiscal”, diz Dilma na mensagem enviada ao Congresso.
Fortaleza vai virar, literalmente, um imenso canteiro de obras. É que a Prefeitura promete iniciar, ainda neste mês, grandes intervenções em cinco importantes avenidas da Capital. A ordem de serviço será assinada hoje, durante visita da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). É a cidade que já ganha ares de desenvolvimento, um desenho de futuro.Via Expressa, Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Raul Barbosa e Paulino Rocha são as avenidas que passarão por reformulações estruturais, todas, conforme explicações do titular da Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii), Geraldo Accioly, seguindo o padrão das avenida Bezerra de Menezes e Domingos Olímpio. Uma das novidades que promete resolver boa parte dos problemas da mobilidade é a implantação dos corredores exclusivos para ônibus. São os transtornos do presente que trarão o legado do amanhã.

