O SINDICAPI – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí realizou, no dia 1º de julho, sessão eleitoral visando a regularização de sua representação. Conforme a Justiça do Trabalho, a entidade vinha sendo gerida de forma irregular pelo Sr. Armando de Oliveira e Silva, que assumira a presidência em um pleito eleitoral em descompasso com o Estatuto Social e com a lei, embora com o apoio da Presidência da Federação do Nordeste. Por ação do Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho daquele Estado decretou a irregularidade da eleição do Sr. Armando, anulando-a, além de declará-lo inelegível . No mesmo ato, foi determinada a convocação de novas eleições, o que ocorreu nesta data. Em chapa única e numa sessão bastante prestigiada pelos transportadores piauienses, foi eleito Presidente o empresário Humberto Lopes de Souza. O SETCARCE deseja que a nova diretoria, eleita sob os auspícios de lei e da regularidade, tenha pleno sucesso para que o crescimento do Transporte Rodoviário de Cargas do vizinho Estado venha se fortalecer.
Postagens Relacionadas
Visando atender a solicitação da SEFAZ durante ultima reunião do FORO FISCAL SEFAZ/SETCARCE, realizado sempre na ultima sexta feira de cada mês. O SETCARCE promoveu um Treinamento com o tema: Simbologia no Transporte de Cargas , ocorrido nos dias 13 e 20 de Julho de 2011 na matriz da empresa Termaco Logística. ministrados aos funcionários envolvidos nos manuseio das cargas nos postos fiscais da SEFAZ-Ce.
A greve dos bancários deixou 56,4% das agências do país fechadas nesta quarta-feira (9), segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Após mais de 20 dias de paralisação, 12.136 agências ficaram fechadas, diz a entidade. O número significa um crescimento de 97,5% em relação ao primeiro dia da paralisação, em 19 de setembro, quando 6.145 foram fechadas.
Brasília (16/05/2012) – Foi editada a Instrução Normativa N.° 5 do Ibama, publicada no Diário Oficial da União de 10 de maio de 2012, que dispõe sobre o procedimento transitório de autorização ambiental para o exercício da atividade de transporte marítimo e interestadual, terrestre e fluvial de produtos perigosos. Esta IN vem atender o disposto no artigo 7º, incisos XXIV e XXV, da Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011.
O PRAZO PARA ADEQUAÇÃO DA NORMA TERMINA EM 09 DE JUNHO DE 2012.
A partir de julho, será obrigatório em todo o país o reconhecimento de firma para o motorista transferir os pontos recebidos na carteira de habilitação por multas de trânsito.Hoje, basta preencher declaração assinada para que a pontuação emitida para o dono do carro seja assumida por outra pessoa que afirme que estava dirigindo o veículo na hora da infração.O principal objetivo da mudança na regra é fechar o cerco contra as fraudes nas transferências de pontos. Um dos artigos diz que os órgãos de trânsito devem aprimorar os sistemas de informática e se articular com a polícia para identificar motoristas que recebem muitos pontos.
Uma vida dedicada ao aperfeiçoamento do transporte brasileiro. Assim Thiers Fattori Costa é anunciado e reconhecido o meio transportador. E por toda a sua luta em defesa do setor transportador, o Presidente de honra da CNT foi homenageado com o troféu “Pioneiros do Transporte”, oferecido pelas revistas “Transporte Moderno” e “Tchnibus”,entregue em solenidade realizada no dia 29 de novembro, na cidade de São Paulo.
Thiers Fattori Costa tem sua vida ligada ao transporte, liderou as principais entidades do setor. Presidiu a NTC
(Associação Nacional dos Trabalhadores de Cargas e Logística), a CNTT (Confederação Nacional do Transporte), unindo todo o setor de transporte em diversos modais e atividades afins. Presidiu e fundou a FENATAC (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas), e atualmente é presidente de honra da CNT.
Entre todas as ações e lutas que empreendeu em defesa do transporte nacional, um dos resultados que mais orgulho traz a Thiers foi ter conseguido, com o relator da Constituição de 1988, a incorporação da proposta, aprovada, de criação do Sest Senat.
Hoje, um dos maiores projetos de assistência e qualificação profissional do Brasil.
Ao troféu “Pioneiros do Transporte” somam-se outras mais de 20 homenagens que o líder transportador já recebeu entre elas, o de “Líder Setorial”, da “Gazeta Mercantil” e a “Medalha do Mérito Mauá”, do Ministério dos Transportes. Amigos, familiares e empresários transportadores prestigiaram a homenagem a Thiers Fattori Costa.
Foi realizada na quarta-feira dia 18/01/2012 a primeira reunião da Diretoria do SETCARCE. Com a presença dos diretores Ageu Monteiro, Angela Daniel, Claire Anne Lima, Francisco Júlio Farias, Ivanilo Ribeiro, Rubens Alves, Valdemar Bernardino e o assessor jurídico José Damasceno Sampaio, o Presidente Clovis Nogueira Bezerra atualizou os presentes informando que o SETCARCE contratou a Brainware Consultoria para a implementação de um sistema de gestão sindical com intuito de melhor atender seus associados.
A Diretoria se reuniu para discutirem sobre a burocracia que os transportadoras de produtos perigosos estão encontrando para obter Licenças Ambientais. Deliberarem também sobre a organização da Festa de Aniversário do SETCARCE que em abril deste ano comemora 70 anos de fundação.
A Agência de Desenvolvimento do Ceará – Adece instalou nesta terça-feira, 21/10, a Câmara Temática de Logística do Ceará – CT LOG CEARÁ. A Solenidade ocorreu na sede da SEINFRA, no centro administrativo do Cambeba, presidida pelo Diretor Francisco Zuza de Oliveira. E contou com a participação do secretario Executivo DA SEINFRA Dr. Joaquim Firmino Filho, e representantes do segmento.
A Câmara Temática de Logística do Ceará – CT LOG CEARÁ, é um órgão colegiado, vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S/A – ADECE, e instituído através da Portaria nº 045/2011, tendo por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável do setor de logística no Ceará (Ar. 1º).
A CT LOG CEARÁ é composta por representantes que compõem a cadeia produtiva, para atuar na identificação de oportunidade e de entraves impeditivos ao desenvolvimento do setor, articulando agentes públicos e privados e definindo ações prioritárias de interesse comum, visando à atuação integrada dos diferentes segmentos produtivos. (p.único)
O novo presidente do Sindicato das Empresas de Cargas e Logística do Estado do Piauí (SINDICAPI), Humberto Lopes de Sousa, está procurando iniciar um trabalho a longo prazo à frente daquela entidade. Dentre os projetos, está a mudança da sede da entidade do centro de Teresina para a região do bairro Tabuleta, na zona Sul, onde fica a maioria das empresas de transportes de cargas. Humberto foi eleito no dia 1º de julho e tomou posse imediatamente. A entidade mudou de diretoria após cerca de 40 anos sendo comandada por uma única pessoa. Para tanto foi necessário a intervenção da Justiça do Trabalho porque o antigo presidente não queira sair.Segundo o presidente Humberto Sousa, dentre os projetos da nova diretoria, além da mudança da sede da entidade, estão a ampliação do número de filiados e a melhoria do relacionamento das empresas com a Secretaria da Fazenda do Estado e Prefeitura de Teresina e outros órgãos públicos, dentre outros.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou, esta semana, dois projetos de normas citados na regulamentação do transporte de produtos perigosos no país. Até o final de março, os dois projetos estão disponíveis para consulta nacional e os setores interessados nas discussões podem enviar contribuições à ABNT.O primeiro projeto, disponível até 22 de março, trata dos equipamentos para situações de emergência durante o transporte desses materiais. Elaborada pela Comissão de Estudo de Transportes Perigosos – formada por produtores, consumidores, universidades e laboratórios -, a norma pretende padronizar itens como mecanismos de proteção individual, cones para sinalização, extintores portáteis, equipamentos para sinalização e isolamento de áreas de ocorrência.
A Associação Brasileira de Logística (Abralog) e a Movimat realizam, no dia 16 de abril, em Olinda (Pernambuco), o 1º Seminário Movimat de Logística do Nordeste. O evento vai debater os desafios e oportunidades para a logística da região com a participação de autoridades do setor. O presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, falará sobre o transporte ferroviário e a função estratégica da multimodalidade. O diretor regional da Rapidão Cometa, Gustavo Freitas, por sua vez, vai abordar o tema “distribuição capitalizada e eficiência no atendimento a clientes”.
A adoção do ponto eletrônico foi adiada pela quarta vez e passa a ser obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2012, segundo portaria 1.979 do Ministério do Trabalho publicada nesta segunda-feira (3) no “Diário Oficial da União”. O sistema deve ser instalado em todas as empresas com mais de 10 empregados que já usam equipamento eletrônico para o registro da jornada de trabalho. A expectativa é que a medida fosse regulamentada e passasse a ser obrigatória nesta semana.
Na portaria n° 1979, publicada nesta segunda, o ministro Carlos Lupi afirma que, “considerando que foi concluído o diálogo social tripartite e após avaliação das manifestações encaminhadas ao Governo Federal”, decide alterar a data para início da utilização obrigatória do Registrador Eletrônico de Ponto (REP), “de modo improrrogável”, para o dia 1º de janeiro de 2012.
A obrigatoriedade de ação do sistema havia sido adiada outras três vezes. Primeiro, era prevista para setembro do ano passado. Depois, para março e então setembro deste ano. Entidades como a Força Sindical, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), haviam pedido ao governo mudanças nas novas regras.
O início das capacitações para motorista de cargas está previsto para fevereiro de 2014, com carga horária mínima de 160 horas/aulas e quatro módulos
Serviço:
Curso de Formação para Motoristas do Setor de Cargas – Gratuito
Local: Sest Senat Fortaleza
Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Fortaleza- Ce.
Mais informações: (85)- 3304-4103
É com grata satisfação que levamos a seu conhecimento a inauguração de nosso Auditório, cujo nome de batismo perpetua a memória do grande e desbravador empresário de transporte Orlando Monteiro. Nosso auditório, depois de reformado, transformou-se em um espaço moderno e funcional. O evento ocorrerá no próximo dia 25 de outubro, a partir das 19 horas e contará com a presença de empresários, autoridades e convidados, encerrando-se com um coquetel de congraçamento.
Na quarta-feira dia 18/01/2012 reuniram-se na sede do SETCARCE representantes de transportadoras de cargas perigosas e advogados para discutir a exigência por parte dos órgãos estaduais de meio ambiente, das licenças ambientais para o tráfego de veículos que transportam produtos perigosos.
O SETCARCE realizou na terça-feira dia 05/06/12 às 09:30 horas a Assembleia Geral Extraordinária. O objetivo da AGE foi deliberar assuntos da pauta do Edital publicado em 29 último.