Aconteceu na manhã da quarta-feira, 29/08/2012, no auditório do SETCARCE reunião com representantes de transportadoras de cargas de Fortaleza e representantes de concessionárias para discutir a proposta a ser levada para o Presidente da AMC, Professor Ademar Gondim em reunião que ocorrerá no próximo dia 31/08.
Postagens Relacionadas
O Governo tornou obrigatório o uso do Registro Eletrônico das cargas transportadas. Medida é para evitar sonegação, estimada em R$ 70 bilhões ao no setor.
O Governo soltou resolução para apertar a fiscalização da lei dos caminhoneiros. Dados do setor de transporte apontam que uma minoria está cumprindo a legislação, o que leva a risco para motoristas nas estradas e a sonegação de tributos.
SETCARCE PROMOVEU PALESTRA COM O TEMA: A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE
“Algumas pessoas são mais felizes que outras porque desenvolveram a inteligência emocional. Saber lidar com as emoções faz toda a diferença! Aplicada dentro do ambiente das empresas evita perdas, aumenta a produtividade, controla o stress…
O SETCERGS e o Escritório Zanella Advogados Associados promoveram na sexta-feira, 26, o primeiro Café com Jurídico de 2013, com a temática “Principais pontos e atualização sobre a Lei Nº 12.619 – Jornada de Trabalho e Tempo de Direção”. O evento técnico, que reuniu cerca de 150 pessoas no auditório do SETCERGS, teve a coordenação do vice-presidente de Transporte Institucional, Afrânio Rogério Kieling. Participaram como expositores a equipe do Escritório Zanella Advogados, Marcelo Corrêa Restano, Guilherme Bellini Figueiró, Emílio Ghinzelli e Roberta Souza da Rosa, assessora jurídica do Sindicato.
O Presidente do SETCARCE Clovis Nogueira marcou presença na Festa de Confraternização Natalina da FETRACAN-Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste, no dia 02 de dezembro.
Na foto, ao lado do Presidente da FETRACAN, Sr. Newton Gibson e Marinês Tordescatto, em pé esq. p/ direita Armando de Oliveira, Sebastião Segundo, Antonio Jacandá e Arlan Rodrigues.
Estudo sobre os impactos das exigências da Lei que regulamenta a profissão de motorista sobre os custos das Empresas de Transporte Rodoviário de Carga Fracionada, Lotação ou Grandes Massas e Contêiner.
No dia 17 de junho último, entrou em vigor a Lei 12.619, assinada pela Presidente Dilma Roussef, no dia 02 de maio de 2012, que trata da profissão do motorista, empregado ou autônomo. Seu impacto será sentido tanto nas relações empresa/empregado, como na forma de trabalho dos profissionais autônomos e nos negócios que envolvem o setor de logística, em especial nas atividades de transporte.
O fato é que, com a Lei, todas as operações de transporte sofrerão aumentos significativos e inevitáveis em seus custos por conta da queda na produtividade, redução do número de viagens, aumento da quantidade de veículos, etc.
Além disso, os prazos de entrega, hoje ajustados em contrato ou prometidos comercialmente, devem ser alongados uma vez que a jornada de trabalho do motorista, a partir da entrada em vigor da Lei, passa a ser controlada dentro de limites rígidos e bem definidos e com severas fiscalizações, que na sua maioria irão substituir as antigas práticas.
Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra, participou nesta terça-feira (12/06) da primeira reunião do Núcleo Academia e Instituições Formadoras do Pacto pelo Pécem. O encontro aconteceu no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
A greve dos bancários deixou 56,4% das agências do país fechadas nesta quarta-feira (9), segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Após mais de 20 dias de paralisação, 12.136 agências ficaram fechadas, diz a entidade. O número significa um crescimento de 97,5% em relação ao primeiro dia da paralisação, em 19 de setembro, quando 6.145 foram fechadas.
Ocorreu nesta quarta-feira dia 20/07 a palestra de Monitoramento de Áudio e Vídeo numa plataforma móvel em tempo real, Além de proporcionar gravação contínua e sistema de GPS. Equipando seus veículos com o sistema de vigilância móvel é possível ver a localização em tempo real e obter outros dados adicionais, como velocidade.CONFIRME SUA PRESENÇA
A TRT (Taxa de Restrição ao Trânsito) foi criada em consequência das restrições à circulação de veículos de transporte de carga impostas em mais de 100 municípios em todo o Brasil. Estas restrições dificultam as entregas nos centros urbanos, provocando um aumento nos custos operacionais das empresas.
Esta taxa busca ressarcir o transportador pelos custos adicionais, sempre que a coleta e/ou entrega for realizada em municípios que possuam algum tipo de restrição à circulação de veículos de carga e/ou à própria atividade de carga e descarga.
O Presidente da NTC&Logística e Presidente da FETCESP, Flávio Benatti, demonstrando eficiência no seu trabalho institucional, comunica aos transportadores de cargas um alerta para o setor para que não sejam vítimas de empresas que oferecem a terceira placa, omitindo que a exigência da mesma foi suspensa. Confira reportagem veiculada no site da NTC&Logística.
Comunicamos que o Fórum de Trânsito está em recesso, retomando suas atividades em janeiro de 2012. Sediado no SETCARCE, o Fórum foi criado pelo presidente da ETUFOR, Professor Ademar Gondim, e é formado por representantes de órgãos responsáveis pelo trânsito do município e do estado e de entidades do setor de transporte de cargas, comércio, indústria, com o intuito de estudar medidas para melhorar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas.
Sem passarelas, lombadas eletrônicas ou outros equipamentos que permitam aos pedestres cruzar a via com segurança, a BR-116, na altura do quilômetro nove, tem sido palco frequente de atropelamentos. Nos bairros adjacentes ao trecho, moradores lidam diariamente com um misto de medo de serem as próximas vítimas e de dor pela perda de parentes e amigos, vítimas da violência do trânsito.
Para cruzar aquele trecho da via, mesmo em horários de menor fluxo, é necessário uma longa espera para atravessar com relativa segurança. A travessia até o canteiro central tem de ser feito em poucos segundos devido a largura da pista e a alta velocidade dos veículos.
O novo presidente do Sindicato das Empresas de Cargas e Logística do Estado do Piauí (SINDICAPI), Humberto Lopes de Sousa, está procurando iniciar um trabalho a longo prazo à frente daquela entidade. Dentre os projetos, está a mudança da sede da entidade do centro de Teresina para a região do bairro Tabuleta, na zona Sul, onde fica a maioria das empresas de transportes de cargas. Humberto foi eleito no dia 1º de julho e tomou posse imediatamente. A entidade mudou de diretoria após cerca de 40 anos sendo comandada por uma única pessoa. Para tanto foi necessário a intervenção da Justiça do Trabalho porque o antigo presidente não queira sair.Segundo o presidente Humberto Sousa, dentre os projetos da nova diretoria, além da mudança da sede da entidade, estão a ampliação do número de filiados e a melhoria do relacionamento das empresas com a Secretaria da Fazenda do Estado e Prefeitura de Teresina e outros órgãos públicos, dentre outros.
Segundo o senador, estradas de Estados vizinhos ao Ceará foram melhoradas e, em alguns casos, até duplicadas.
Brasília. Em pronunciamento na tarde de ontem, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE)levou ao Plenário do Senado a situação das estradas federais do Ceará e disse que vai apresentar requerimento para que os responsáveis pelo descaso sejam convocados a prestar esclarecimentos no Senado Federal. Segundo Eunício, estradas de Estados vizinhos foram melhoradas e, em alguns casos, até duplicadas. Ele cobrou publicamente explicações do Ministério dos Transportes e do Dnit, argumentando que existe orçamento alocado para a reestruturação das rodovias.

