Julgando procedente ação promovida pelo Ministério Público do Trabalho no Estado do Piauí, a Juíza REGINA COELLI BATISTA DE MOURA CARVALHO, da 3ª Vara do Trabalho de Teresina, anulou as eleições do SINDICAPI – Sindicato dos Transportadores de Cargas e Logística do Estado Piauí e declarou inelegível o Presidente Armando de Oliveira e Silva, além de determinar a realização de novas eleições. A decisão consta da sentença proferida 21 de março corrente e tem aplicação imediata, haja vista a tutela antecipatória concedida. Segue o inteiro teor da sentença.
Postagens Relacionadas
O SINDICAPI – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí realizou no dia 1º de julho, sessão eleitoral visando a regularização de sua representação. Conforme a Justiça do Trabalho, a entidade vinha sendo gerida de forma irregular pelo Sr. Armando de Oliveira e Silva, que assumira a presidência em um pleito eleitoral em descompasso com o Estatuto Social e com a lei, embora com o apoio da Presidência da Federação do Nordeste.
Já se imaginou em um grande labirinto sem saída alguma, correndo por vários lados e rotas sem achar um ponto sequer de fuga? Esse parece ser o sentimento de claustrofobia que tanto tem contagiado os motoristas que diariamente trafegam pelas grandes avenidas de Fortaleza. Na falta de desvios eficazes, cortar caminho virou tarefa quase impossível. Até as ruas tidas como secundárias, como rotas escapatórias, estão ficando engarrafadas tais como as principais. E agora, qual a saída para esse nó? Tudo parece parado.Para tentar fugir das avenidas Bezerra de Menezes, da Universidade, Aguanambi, Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales – tidas pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) como as mais saturadas – o cidadão tem que ter paciência e criatividade. Pode perceber, ainda, que a sua solução não foi assim tão eficaz.
O Gerente do SETCARCE, Espedito Róseo Silva Júnior, esteve presente com a comissão da Câmara Temática de Logística da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE durante visita ao TECA-Terminal de Logística de Carga da INFRAERO em Fortaleza – CE nesta quinta-feira, 05/07.
O Superintendente do Aeroporto, sr. Welington Santos, recepcionou a comitiva, que após explanação do Gerente de Logística de Cargas sr. Walber Barbosa no auditório, visitou as instalação do TECA-Terminal de Logística de Carga e as Obras de expansão do Aeroporto.
Temos a honra de prestigiar e parabenizar o diretor do SETCARCE, AGEU MONTEIRO, que no último dia 02 comemorou 60 anos de trabalho. Sua trajetória profissional iniciou em 1953 e perdura até os dias atuais como diretor da empresa associada COPRAL LOG. Clique no veja mais e acompanhe sua trajetória profissional:
Primeiro trecho do anel viario previsto para dezembro
Após reunião, com duração de quase três horas, o governador Cid Gomes acompanhou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em visita às obras de duplicação do Anel Viário da Região Metropolitana e da revitalização das margens do Rio Maranguapinho. O chefe do executivo assegurou que “o primeiro trecho do Anel Viário, ligando a Avenida Mister Hull até o cruzamento da BR-222 com a BR-020, em Caucaia, será concluído até dezembro deste ano e toda ela até dezembro de 2014”.
Aconteceu na sexta-feira 09 de dezembro no Restaurante O Sobreiro, almoço de confraternização com os membros do Fórum Fiscal SEFAZ/SETCARCE. Para os membros e para o setor de transporte de cargas, além da oportunidade da confraternização, o evento serviu para reforçar os laços firmados no decorrer do ano de 2011.
Com o início hoje (4) da vigência da Lei 12.440/2011, todas as empresas que participarem de licitações públicas ou pleitearem acesso a programas de incentivos fiscais estão obrigadas a apresentar, na documentação exigida, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) – um comprovante de que não possui dívidas decorrentes de condenações pela Justiça do Trabalho. A lei, sancionada em julho pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a CNDT no Título VII-A da CLT e altera o artigo 29 da Lei nº 8.66/1993 (Lei das Licitações) para incluir a nova exigência.
Com a expectativa de elevar em mais R$ 100 milhões ao ano a arrecadação com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) fecha mais o cerco contra a sonegação. Em parceria com outros seis órgãos, lança, oficialmente, a partir de amanhã, duas operações de acompanhamento fiscal: Varredura e Balada. A primeira visa fiscalizar a circulação de itens como joias, eletroeletrônicos, produtos cerâmicos, mármores e granitos, medicamentos, tecidos e confecções, que entram no território cearense irregularmente, assim como armas e drogas. A iniciativa deve durar até o próximo dia 30 de setembro.
Atendendo a convite da Administradora da Câmara Brasil Portugal, Sra. Clivânia Teixeira. O SETCARCE participou nesta quinta-feira, 10/10, de reunião com duas das maiores associações portuguesas, sendo elas a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas.
Na oportunidade, os representantes João Reis, Vice-Presidente Executivo da ANEME e Elisabete Rita, Directora Geral da AIDA, apresentaram ao gerente do SETCARCE, Espedito Róseo Jr, os produtos fabricados pela empresa VALART, empresa metalmecânica Portuguesa localizada em Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, em especial SIDELOADERS, (equipamento atrelado ao veículo para manuseio de containers).
Estiveram presentes os Diretores, Clovis Nogueira Bezerra – Presidente, Angela Daniel, Ageu Monteiro, Julio Farias Santiago, Francisco Pontes, Marco Massari, Rafael Abrantes, Ivanilo Ribeiro, Luiz Carlos Correia, Dr. José Damasceno Sampaio, e Maslova Mesquita da Prática Eventos. Trataram de assuntos inerentes ao setor, a participação do SETCARCE no VIII Seminário SEP de Logística – Feira Nacional de Logística – EXPOLOG, que será realizado de 20 a 23 de Novembro de 2013, Projeto de Lei para criação da Delegacia Especializada em Roubo de Cargas, Patrocínio para Festa de Aniversário do SETCARCE 2014, dentre outros assuntos.
http://www.seminariosep.com.br/inscricoes/
NOTÍCIA VEICULADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE – 04.02.2014
Plano
A AMC informou que a Prefeitura está elaborando o Plano de Circulação de Carga e de Operações Associadas, que deverá fazer a “caracterização da circulação de veículos de carga e de suas operações associadas, além de diagnóstico e prognóstico para conhecimento das necessidades e impactos na cidade, definições de ações e a consolidação do Plano de Circulação de Carga e de Operações Associadas e do Plano de Contingência para Cargas Perigosas”.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (Setcarce) reclama que as orientações de tráfego têm causado transtornos e prejuízos no trabalho dos motoristas de caminhões.
O gerente do Setcarce Espedito Róseo crê que mais ações devem impactar negativamente o setor. “A tendência é prejudicar ainda mais as entregas, pois tudo que se faz é para aumentar restrições. A tendência é que o segmento fique cada vez mais difícil de efetuar suas coletas e entregas”, lamentou.
O gerente enfatizou, entretanto, que há uma via de diálogo entre AMC e Sindicato na tentativa de “minimizar os danos causados pelas orientações”.
De acordo com Espedito, o problema maior para a categoria, atualmente, é o clima de insegurança nas estradas. “Nosso maior problema hoje é o roubo de carga na Região Metropolitana. Antes, o roubo era nas estradas, mas agora está sendo maior aqui na cidade”, lamentou.
Fonte: Diário do Nordeste – com edição do SETCARCE
A correia havia tido sua licença de operação embargada desde julho do ano passado pela Semace
Já voltou a operar a esteira transportadora da Termelétrica Porto do Pecém Geração de Energia S/A, que havia tido sua licença de operação embargada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em julho passado, acatando recomendação do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). Preocupada que a nova correia a ser instalada no Complexo Industrial e Portuário apresentasse os mesmos problemas encontrados naquela da térmica, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) solicitou renovação da Licença de Instalação deste segundo equipamento.
s gargalos logísticos ligados à conexão entre os estados do Nordeste têm representado um entrave não apenas para a Região, mas também para todo o País, o qual arca com custos mais elevados por conta da infraestrutura deficiente. Abordado no livro “Integra Brasil: Fórum Nordeste no Brasil e no Mundo”, o tema deverá ser um dos desafios para a Região nos próximos anos.
Segundo o economista Cláudio Ferreira Lima, o desenvolvimento do Nordeste, nos últimos anos, foi benéfico para todo o Brasil
Segundo o economista e coordenador técnico do projeto Integra Brasil, Cláudio Ferreira Lima, o desenvolvimento do País, nos próximos anos, depende também do crescimento do Nordeste, que concentra 28% dos brasileiros.
Para o economista, enquanto a Região tiver renda significativamente abaixo da média nacional, obstáculos que emperram o crescimento do País permanecerão. “É o aumento da renda que pode fazer o mercado interno se expandir”, exemplifica. Ele acrescenta que o avanço do Nordeste, nos últimos anos, “mostrou que esse é o caminho” para alavancar a economia nacional.
Fonte: Diário do Nordeste – Economia
Foi realizada na quarta-feira dia 27/06/2012 reunião da Diretoria do SETCARCE. Com a presença dos diretores, Rafael Leal, Angela Daniel, Claire Anne Lima, Ageu Monteiro e do assessor jurídico José Damasceno Sampaio.