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O Sest Senat Fortaleza recebeu uma carreta para a formação de novos motoristas de carga. O curso deve iniciar em fevereiro de 2014, com carga horária mínima de 160 horas.aulas e apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (SETCARCE) e da Federação dos Transportes (Cepimar). As vagas são limitadas e o custo é gratuito. O SETCARCE parabeniza o presidente da CEPIMAR, David Lopes e sua equipe pelo empenho, dedicação e superação na conquista dos resultados.
O SINDICAPI – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí realizou no dia 1º de julho, sessão eleitoral visando a regularização de sua representação. Conforme a Justiça do Trabalho, a entidade vinha sendo gerida de forma irregular pelo Sr. Armando de Oliveira e Silva, que assumira a presidência em um pleito eleitoral em descompasso com o Estatuto Social e com a lei, embora com o apoio da Presidência da Federação do Nordeste.
Informamos que a Convenção Coletiva de Trabalho do setor de transporte de cargas firmada entre o SETCARCE e o SINDICAM foi registrada pelo MTE sob o número CE001005/2011.Acompanhe as principais alterações:
O Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra e o Superintendente da Termaco Logistíca, Francisco Pontes, participaram de reunião na sede da Polícia Rodoviária Federal do Ceará,no dia 26/07/2011 para debaterem sobre a Restrição de Circulação de Veículos em toda Fortaleza. Nesta reunião, apresentaram o Ofício enviado pelo SETCARCE em atenção ao Presidente da AMC, Fernando Bezerra, datado em 21 de Julho que apontou como necessário um estudo técnico para a tomada de medidas, sugerindo inclusive, a criação de um grupo de estudos, o qual tem um grande interesse em participar. A próxima Reunião acontecerá na terça-feira dia 02/08/2011 na PRF.
O número de objetos distribuídos pelos Correios saltou de 13.484, em 2010, para 31.278 no ano passado. Considerada a segunda melhor data para vendas no comércio, o Dia das Mães também é responsável por uma grande movimentação de encomendas postais em todo o País. De acordo com os Correios, a distribuição de e-Sedex no Ceará cresceu 131,96% entre maio de 2010 (13.484 objetos) e o mesmo mês de 2012 (31.278 objetos). Já em relação aos telegramas, levando em consideração apenas o mês das mães, a comparação entre maio de 2010 e maio de 2012 obteve evolução de 141,28%.
Rio – A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse, ontem, que a Petrobras vai manter a política de médio e longo prazos para reajustar preços de combustíveis. A estratégia evita repassar ao mercado doméstico as oscilações de curto prazo no preço do petróleo no mercado internacional. Ela admitiu, entretanto, que persiste a defasagem de preços, apesar dos últimos aumentos. Com a política de reajuste de médio e longo prazos, a Petrobras conseguiu manter seus preços acima do nível internacional até o final de 2010. Mas, com o aumento do preço dos combustíveis e a desvalorização do real ante o dólar a partir de 2011, o preço do combustível no Brasil ficou muito defasado e gerou prejuízos à estatal petrolífera.
Realizou-se no último dia 16 de Fevereiro, na sede do SETCARCE, Reunião mensal de Diretoria. Na oportunidade foram pautados os assuntos sobre a Nova Diretoria do SINDICAM e a Lei do INMETRO que trata sobre a obrigatoriedade do Cronotacógrafo.
Na última sexta-feira 13/04 estiveram reunidos em Fortaleza, no Comfort Hotel, os presidentes dos Sindicatos da Base da FETRACAN. O Evento contou com a participação maciça de representantes de todos os Estados da Base. Na oportunidade, foi apresentado o andamento do convênio com o Instituto Brasileiro de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável (Ibids), dirigido pelo assessor jurídico da Fetracan, Dr. Flávio Henrique Santos.
A Câmara Municipal de Fortaleza cedeu as pressões das Entidades locais, SETCARCE, ACESU, ACAD, CDL, FACIC dentre outras, e retirou de pauta o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a restrição da circulação, carga e descarga de veículos automotores pesados no município de Fortaleza.
O projeto de lei de autoria do vereador Salmito Filho (PT), foi retirado de pauta na Câmara Municipal, para discutir algumas alterações, dentre elas a delimitação do espaço onde aqueles veículos terão limitação de tráfego.
A proposta inicial, de 2009 e aprovada em primeira discussão na última terça-feira, 23, era restringir a circulação, carga e descarga de caminhões em Fortaleza de segunda a sexta-feira, no horário das 6 horas às 21 horas e, aos sábados, das 10 horas às 14 horas.
Salmito afirmou que deverá discutir com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) os trechos em que a lei poderia ser aplicada, não se estendendo mais a todas as vias de Fortaleza.
Fonte: Jornal O Povo com edição do SETCARCE.
A malha viária de Fortaleza sofrerá mais uma intervenção. A partir de hoje, a Rua Barão do Rio Branco, no trecho entre a Rua Meton de Alencar e a Avenida Duque de Caxias, será interditada. A previsão do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) é que as obras sejam concluídas em 60 dias. Para populares, a preocupação é com os transtornos, pois a via, que já é bastante congestionada, terá a situação ainda mais agravada. Já comerciantes temem possíveis atrasos no término, o que comprometeria um dos períodos mais lucrativos do ano, o mês de dezembro.
“Entendo que as obras têm de ser feitas, pois a cidade tem de ser construída, mas a Prefeitura deveria pensar em soluções para a gente, indenizar os comerciantes, fazer as obras de noite ou em feriados prolongados, mas não no fim do ano. Eles nunca terminam no prazo, e dezembro é o mês que a gente mais ganha dinheiro. Ainda tem matrícula de menino, não vou ter nem de onde tirar dinheiro”.
O desabafo é de Francisca Costa, 46 anos, proprietária de um estacionamento da Rua Barão do Rio Branco, próximo a Praça do Carmo. Com a rua interditada, o seu prejuízo será completo, pois os carros não terão acesso ao local.
O crescimento da economia brasileira nos últimos anos colocou toda a sociedade diante de um grande desafio: onde encontrar profissionais em quantidade suficiente e com a qualificação necessária para preencher as inúmeras vagas de trabalho abertas em todos os segmentos produtivos, especialmente no setor transportador.
Posso afirmar, sem medo de errar, que a Confederação Nacional do Transporte está dando um passo importantíssimo no sentido de oferecer mão de obra capacitada para o setor, com o lançamento do Programa Nacional de Formação de Novos Motoristas de Ônibus, Caminhões e Carretas. Por meio dele, serão formados 67 mil novos motoristas profissionais por ano e elevada de forma substancial a oferta de mão de obra especializada, o que atenderá a carência verificada atualmente no setor de transporte de carga e de passageiros.
O Gerente do SETCARCE, Espedito Róseo S. Júnior, participou na manhã do dia 11 de agosto, da solenidade de entrega do Prêmio Cearense de Melhoria da Qualidade do Ar – Versão 2010/2011. A Técnica em Segurança no Trabalho Rafaela Matias, recebe o Prêmio pela empresa Daniel Transportes vencedora no setor de cargas.
Foi eleita para o quadriênio 2013-2017 a diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Maranhão. O SETCARCE parabeniza o SETCEMA pela diretoria eleita, desejando aos diretores sucesso na nova gestão.
A Frente Parlamentar Mista de Logística dos Transportes e Armazenagem será reinstalada nesta quarta-feira (29), às 8 horas, durante café da manhã no restaurante SENAC, no 10º andar do Anexo IV da Câmara Federal. O evento contará com a participação do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Pagot, que irá apresentar números de investimentos realizados até agora nos setores de transportes e logística contidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesta 54ª Legislatura (2011-2015), a Frente reúne 204 deputados federais e 20 senadores.
São Paulo As dez principais entidades envolvidas com o transporte rodoviário de carga apresentaram, ontem, ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), um programa conjunto nacional de renovação de frota de caminhões. A ideia é substituir os veículos com mais de 30 anos de uso – atualmente são cerca de 200 mil caminhões, ou 7% da frota total – que estão envolvidos em 25% dos acidentes graves ocorridos no País.
A redução gradual desses veículos é uma maneira racional de promover a substituição dos antigos, defendem empresas do segmento FOTO: DIVULGAÇÃO