Medalha de Mérito do Transporte AUTOTRAC faz 25 anos e é indicada à Medalha de Mérito do Transporte NTC

Fri, 04 de May de 2018
Fonte: NTC&Logística

AUTOTRAC está completando 25 anos de operações no Brasil. Tudo começou em 1993, quando Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1, trouxe para o Brasil uma nova tecnologia. Desde então, muitos desafios foram superados: o primeiro deles foi trazer uma tecnologia totalmente nova e estabelecer a cultura do rastreamento de frotas, voltada para a logística e o gerenciamento de riscos — temas muito novos e que exigiram uma série de desenvolvimentos dos produtos, no equipamento e no software, além de uma estrutura de atendimento e suporte ao cliente, que foi montada em pontos estratégicos espalhados pelo país. Foi um período de muito investimento, que demandou perseverança da empresa e dos acionistas, já que a maioria dos primeiros clientes tinham operações em longas distâncias.
“Desde o seu nascimento, a empresa entendeu que, para prestar um serviço de qualidade, era necessário operar sua própria estação terrena de comunicação de dados e, mesmo após 25 anos de atuação, é a única do seu segmento que tem essa estrutura própria no Brasil. Este é um grande diferencial e um dos pilares do sucesso. De nada adiantam um ótimo equipamento instalado no caminhão e um software avançado na empresa se o meio de comunicação que interliga essas duas pontas for falho. Operamos com canais dedicados e redundantes em satélites, links privados com as operadoras de telefonia celular e controlamos a qualidade dos serviços que prestados”, destacou o presidente e fundador da AUTOTRAC, Nelson Piquet.
Hoje, bem consolidados, a etapa atual é de crescimento, com demanda contínua pela evolução dos produtos e ampliação da rede autorizada. A sede da AUTOTRAC é na capital federal, dentro do Campus da Universidade de Brasília (UnB).  Lá ficam baseadas as equipes de engenharia de produtos, operações de telecomunicações, marketing, administração e suporte à rede de concessionárias autorizadas, totalizando cerca de 300 profissionais. A rede autorizada, por sua vez — composta atualmente por mais de 40 unidades no país —, é responsável pelo atendimento comercial, pela assistência técnica e pós-vendas aos clientes. “Estamos trabalhando em um plano de expansão da nossa rede de concessionárias. Recentemente, a empresa abriu duas novas concessionárias e em 2018 planeja mais cinco para ampliar a cobertura de atendimento aos clientes e dar um suporte maior nas estradas”, ressalta Nelson Piquet.
Em 2017, a empresa continuou investindo em novos produtos, lançou o AUTOTRAC Solar, um localizador autônomo multiuso que é recarregado pela incidência de luz solar — com apenas 15 minutos de luz, ele é capaz de entrar em funcionamento caso a bateria esteja descarregada, não requer instalação e tem como objetivo rastrear carretas, contêineres e grandes objetos que se locomovem.
Lançaram também o AUTOTRAC Smartbox, um rastreador de carga portátil. Por ser bem pequeno e discreto, pode ser inserido em qualquer tipo de carga e facilmente ocultado entre outras mercadorias. Ele utiliza dois meios distintos de comunicação, celular e radio frequência, o que garante um excelente desempenho, muita tranquilidade na operação e permite o acompanhamento de toda a movimentação da carga, mesmo se ela for retirada do caminhão.
Outra grande novidade foi o rotograma falado, que consiste em um mapeamento das rotas utilizadas pelas frotas, identificando pontos específicos de atenção que possam eventualmente causar danos ao frete, como curvas acentuadas, áreas com maior taxa de assaltos e trechos de estradas em péssimas condições. Após essa programação, sempre que um veículo da frota se aproximar dessas indicações, um aparelho emitirá um alerta ao motorista, via mensagem de voz gravada, sobre pontos de risco no trajeto. Esse dispositivo eletrônico, que funciona como um GPS especializado para as transportadoras, tem como principal benefício o gerenciamento de riscos e a prevenção de acidentes.
“As questões ambientais e a necessidade de redução nos acidentes também têm se tornado muito relevantes para os nossos clientes e por isso a demanda pela telemetria tem, concomitantemente, aumentado significativamente. Estamos bem otimistas e acreditamos que o amadurecimento da cultura de uso de tecnologias como a nossa para a gestão logística permitirá o crescimento, em larga escala, ainda maior da AUTOTRAC com novas aplicações do sistema. A demanda por segurança sempre existirá, mas nossos clientes enxergaram que a grande contribuição dos produtos e serviços da AUTOTRAC está na logística. Esse é o lugar onde há oportunidades reais de ganhos de produtividade e eficiência, ampliando margens do negócio dessas empresas e viabilizando operações mais ousadas”, conclui de forma confiante o presidente Nelson Piquet.
Por conta de sua história e contribuição para o setor de transporte rodoviário de cargas, a AUTOTRAC é uma das indicadas à Medalha de Mérito do Transporte NTC. “A AUTOTRAC é uma empresa parceira do setor. Nesses 25 anos contribuíram para melhorar a gestão das empresas e se relacionam com os empresários de forma muito positiva. Por isso nossa homenagem e desejo de que continuem tendo muito sucesso”, afirma José Hélio Fernandes, presidente da NTC&Logística.
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC será no dia 9 de maio, em Brasília, após a realização do XVIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Carga.