Com a chegada do final do ano, o setor de transporte rodoviário se prepara para um aumento expressivo no volume de mercadorias movimentadas, impulsionado tanto pela Black Friday em novembro quanto pelas comemorações de Natal. A expectativa é que, em novembro, sejam entregues cerca de 15 milhões de produtos, enquanto em dezembro esse número deverá atingir 36 milhões de pedidos, marcando um crescimento significativo na demanda.
Diante desse cenário, as empresas de transporte rodoviário já se mobilizam para atender ao incremento de aproximadamente 10% no volume de cargas transportadas, priorizando rigorosas normas de segurança e garantindo a proteção de seus colaboradores, especialmente dos motoristas. Esse esforço envolve uma seleção cuidadosa e o treinamento intensivo das equipes, garantindo que a operação ocorra com a máxima eficiência e segurança durante o período de maior atividade do ano.
De acordo com Marcelo Maranhão, vice-presidente da Fetranslog Nordeste e presidente do Setcarce, as empresas de transporte rodoviário de cargas estão se preparando para esse aumento no volume de entregas no último bimestre deste ano, uma vez que novembro e dezembro são períodos cruciais para o comércio varejista nacional.
Marcelo Maranhão afirma que as empresas já estão se preparando
Ele destaca ainda o papel determinante do e-commerce nesse crescimento. “O aumento da demanda é impulsionado principalmente pelo comércio eletrônico, que tem se expandido rapidamente. Embora essa alta nas entregas seja sazonal, vale ressaltar que, no ano passado, cerca de 30% dos profissionais temporários foram efetivados, assumindo diversas funções nas empresas”.
Outro fator que favorece o aquecimento do setor é o investimento significativo na infraestrutura logística do Nordeste, com a instalação de grandes centros de distribuição na região. “Empresas de peso, como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza, entre outras, estão estabelecendo seus CDs no Nordeste, o que proporciona maior agilidade nas entregas graças a um processo logístico regionalizado e mais eficiente”, acrescenta Marcelo Maranhão.
Com uma infraestrutura aprimorada e uma força de trabalho qualificada, o setor de transporte rodoviário se posiciona estrategicamente para aproveitar o aumento das vendas no final do ano, fornecendo um serviço ágil e confiável para atender à crescente demanda do comércio varejista brasileiro.
Fonte: Adaptável do Portalin.