Tancagem: Governo deve lançar decreto sobre adequação do Mucuripe

Fonte: Jornal O Povo – Economia01:30 | 28/06/2018

O impasse entre os distribuidores de combustíveis e o Estado, referente à transferência da tancagem do Mucuripe para o Pecém, pode estar próximo do fim.

A coluna apurou que o governo do Estado deve lançar, nas próximas semanas, decreto autorizando a adequação da tancagem do Porto Mucuripe.

A expectativa é de que o documento permita uma transição no processo de transferência dos tanques de combustíveis de um porto para o outro. Com isso, seria permitido um tempo para garantir o abastecimento com um custo de frete menor do que é pago hoje.

Atualmente, segundo distribuidores, paga-se algo em torno de R$ 4 milhões de frete por mês com os navios que aguardam a liberação para entrega dos combustíveis, em função da falta de espaço para o armazenamento do produto.

Com a adequação do Mucuripe, espera-se uma redução dos gastos com o frete, o que pode impactar nos preços de produtos como gasolina e diesel.

COMBUSTÍVEL 1

PROJETO PARA 10 ANOS

Em relação à transferência da tancagem, os distribuidores dizem que não são contra a ida para o Pecém, mas querem condições para garantir o abastecimento enquanto o projeto é desenvolvido. Pelas contas das empresas, esse processo deve demorar pelo menos 10 anos.

COMBUSTÍVEL 2

QUESTÃO DELICADA

Há pelo menos 20 anos segue uma verdadeira novela sobre a tancagem no Porto do Mucuripe. Nesse processo, já foram lançados quatro decretos sobre o assunto. Essa é uma questão delicada que envolve questões de segurança, ambientais e econômicas. As receitas do Porto do Mucuripe, por exemplo, dependem aproximadamente 60% dessa atividade.

COMBUSTÍVEL 3

ÁREA LIMITADA NO MUCURIPE

A coluna procurou ontem três secretários de Estado para falar sobre o assunto. Apenas o secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes, comentou o assunto, lembrando que a área do Mucuripe é limitada para a ampliação da tancagem e já passou por dois sinistros. Portanto, a avaliação deve ser feita pelos órgãos de licenciamento ambiental, ministérios públicos Federal e Estadual, e Prefeitura de Fortaleza.