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Em votação consensual, os vereadores de Fortaleza aprovaram, nesta quinta-feira, 13, a instituição de feriado municipal nos dias 19 e 27 de junho em virtude da realização dos jogos da Copa das Confederações. Apreciada em discussão única e redação final, a matéria de autoria do Poder Executivo segue para a sanção do prefeito Roberto Cláudio e posterior publicação no Diário Oficial do Município.
A obrigatoriedade de emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), documento fiscal digital, já começou a valer para as empresas cearenses de transporte rodoviário de cargas. A nova regra entrou em vigor ontem e deve substituir o documento em papel.
O CT-e é um software que armazena, emite e documenta, para fins fiscais, prestação de serviço de transporte de cargas Foto: josé leomar
Implantado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), o certificado é um software que armazena, emite e declara, para fins fiscais, prestação de serviço de transporte de cargas. A previsão é que, até 2014, todas as empresas cearenses já estejam utilizando o documento eletrônico.
“A avaliação dos empresários é positiva. As dúvidas já foram sanadas. As empresas sabem que o serviço irá facilitar o processo de transporte cargas em todo o País” comenta o gerente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Ceará (Setcarce), Espedito Roseo Júnior.
Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra, participou nesta terça-feira (12/06) da primeira reunião do Núcleo Academia e Instituições Formadoras do Pacto pelo Pécem. O encontro aconteceu no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
Realizou-se na quinta-feira dia 01/12/2011, a última reunião de 2011 do Fórum Fiscal. O encontro acontece todo mês com intuito de tratar dos assuntos relacionados entre o fisco estadual e as transportadoras associadas. A reunião iniciou-se com um café da manhã, e contou as presenças dos representantes da SEFAZ, Pedro Junior Nunes da Silva, coordenador da CATRI, Jocilé Clementino e Lúcia Muniz da CEFIT, Paulo Sérgio Almada do NUDIV e Francisco Ivanildo de França do NURFI. Representado o SETCARCE, o Presidente Clovis Nogueira Bezerra, Simone Borges da Ramos Transportes,Tiago Leal da LDB Transportes, Silvana Brasil e Márcio Ribeiro da BRASPRESS, Rubens Alves da Atlas Transportes, Francisco Pontes da Termaco e Josuel Zimmermann da Transportadora Mann.
Disponibilizamos planilha referencial de cargas secas fracionadas (mercadorias de vários embarcadores para vários destinatários, geralmente incluindo coleta e/ou entrega) ou LTL (Less Than Truckload) foi elaborada pelo DECOPE/NTC&Logística sob supervisão da CTTC – Câmara Técnica de Transporte e Comercialização, com base em consagrado método de apuração de custos. Os resultados refletem estrutura de custos de uma empresa operando em regime de eficiência.
Comunicamos que o Sistema de Informática da SEFAZ / CEFIT – SITRAM – Sistema de Transito de Mercadorias encontra-se em manutenção.
Com isso, o tempo de liberação dos malotes passou de 5 (cinco) para 40 (quarenta) horas.
Os técnicos da setor de informática da SEFAZ estão tentando agilizar uma solução o mais breve possível.
SETCARCE protocolou junto a ANVISA, consulta sobre a questão da sub-contratação de serviços no transportes de medicamentos.
O que motivou tal consulta foi o teor da Portaria n.12.
Segue anexado cópia do documento devidamente protocolado.
Representante da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegários falou sobre o evento na Fiec
O V III Seminário SEP de Logística, que acontecerá de 20 a 23 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, está sendo visto por empresários e governantes como uma grande oportunidade para que os setores público e privado se unam em torno dos problemas mais críticos de logística do Brasil e formulem um cronograma de providências para os principais gargalos.
Durante o evento, promovido pela Secretaria Especial dos Portos (SEP), representantes dos governos federal, estadual, municipal, e do setor de transporte de carga e logística, discutirão as ações que estão sendo realizadas atualmente e as que estão previstas para melhorar a infraestrutura.
A malha viária de Fortaleza sofrerá mais uma intervenção. A partir de hoje, a Rua Barão do Rio Branco, no trecho entre a Rua Meton de Alencar e a Avenida Duque de Caxias, será interditada. A previsão do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) é que as obras sejam concluídas em 60 dias. Para populares, a preocupação é com os transtornos, pois a via, que já é bastante congestionada, terá a situação ainda mais agravada. Já comerciantes temem possíveis atrasos no término, o que comprometeria um dos períodos mais lucrativos do ano, o mês de dezembro.
“Entendo que as obras têm de ser feitas, pois a cidade tem de ser construída, mas a Prefeitura deveria pensar em soluções para a gente, indenizar os comerciantes, fazer as obras de noite ou em feriados prolongados, mas não no fim do ano. Eles nunca terminam no prazo, e dezembro é o mês que a gente mais ganha dinheiro. Ainda tem matrícula de menino, não vou ter nem de onde tirar dinheiro”.
O desabafo é de Francisca Costa, 46 anos, proprietária de um estacionamento da Rua Barão do Rio Branco, próximo a Praça do Carmo. Com a rua interditada, o seu prejuízo será completo, pois os carros não terão acesso ao local.
A festa em comemoração aos 70 Anos de Fundação do SETCARCE foi realizada em 12/04/2012 e reuniu representantes das transportadoras de cargas do Ceará, autoridades, representantes de Entidades de Classe e familiares dos homenageados. A solenidade foi conduzida pelo cerimonialista Heraldo Menezes,animada por Luizinho e Banda e organização da empresa JG Eventos.
O SETCARCE dá boas vindas a empresa FRETLOG CARGAS E LOGÍSTICA LTDA em nosso quadro de associados. Ao mesmo tempo em que congratulamos e recepcionamos o novo associado, reforçamos a importância de tornar o transporte de cargas no Ceará cada vez mais forte e representativo.
Especialistas acreditam que com o Nordeste fora do pacote de investimentos em logística do governo federal, as desigualdades sociais e econômicas irão aumentar. Fortalecimento político da região é uma das soluções apontadas.
A ausência de oito dos nove Estados do Nordeste, inclusive o Ceará, no Programa de Investimentos em Logística anunciado pelo Governo Federal, que prevê investimentos de R$ 133 bilhões em concessões para estradas e ferrovias, vão aumentar ainda mais as desigualdades sociais e econômicas da Região em comparação às áreas mais ricas do País, constatam especialistas ouvidos pelo O POVO.
Leva o jamegão da deputada federal cearense Gorete Pereira (PR) projeto que determina a extinção de processo trabalhista que não tenha sido julgado em oito anos. Como a maioria da ações do gênero é movida por empregados, Gorete deve entrar na lista negra dos sindicatos. Mas será que ela dá bola para isso?
O presidente da Associação Nordestina de Logística (Anelog), Fernando Trigueiro, esteve ontem no Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (Setcarce), onde falou sobre ‘Qualidade dos Serviços Logísticos’ e divulgou pesquisa sobre o assunto no Nordeste e no Ceará. Segundo o estudo, 30% do faturamento das empresas fazem parte do custo da cadeia de suprimentos. “Isto é o dobro das regiões Sul e Sudeste (15%), e quase três vezes mais que nos Estados Unidos ou nos tigres asiáticos (11%). Para aumentar seus lucros, as empresas precisam reduzir custos e investir em gestão logística”, disse.
De autoria do vereador Salmito Filho, o projeto de lei que pretende restringir a circulação de caminhões na Capital já despertou a preocupação do setor comercial fortalezense. Para o presidente da Federação das Câmara dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) e empresário do setor supermercadista, Honório Pinheiro, se posto em vigor, o projeto deixaria a Cidade desabastecida. “Nós não temos outros tipos de transporte – fora os caminhões – suficientes para abastecer restaurantes, óticas lojas de calçados, material de construção e tantos outros estabelecimentos”, argumenta Pinheiro.