Postagens Relacionadas
O Ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira , Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra,realizaram a abertura VIII SEMINÁRIO SEP DE LOGÍSTICA – EXPOLOG.
A interdição do trecho, marcada para começar no próximo dia 19, está prevista para durar cerca de dez meses
Após inúmeras discussões e polêmicas em torno da construção dos novos viadutos no Cocó, foram anunciados os desvios relacionados às obras, entre as avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, que irão começar no próximo dia 19 e durar dez meses. As rotas alternativas, adiantada pelo prefeito Roberto Cláudio no último sábado, foram apresentadas ontem, durante entrevista coletiva. Ao todo, serão cinco mudanças nos arredores da confluência entre as duas vias, ocasionando a alteração de itinerário também em 26 linhas do transporte público.
Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2011
Estiveram reunidas as empresas de transporte de cargas e logística com sede, filial ou agência neste Estado, associados ou não a esta Entidade para participarem do ato de encerramento da AGE suspensa no dia 24/05/2011, que ocorreu na sede do SETCARCE, no dia 20 de outubro, quinta-feira, às 11 horas, quando foram explanadas as novas cláusulas da convenção coletiva de trabalho e esclarecimentos das dúvidas existentes.
Conforme tratado na reunião realizada na quarta-feira 08/05/2013 com o Delegado Titular Dionísio Amaral da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, o SETCARCE enviou ontem (09/05) Ofício ao Governador Cid Gomes com solicitação de subdividir a atual Delegacia.
Em reunião realizada no dia 06 de setembro na ADECE – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, a Câmara Temática de Logística do Ceará elegeu seus novos dirigentes para o período 2012/2013.
Presidente: José Lima Matos – representante da FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, 1º secretário: Espedito Róseo Silva Júnior, represente do SETCARCE – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará e 2º secretário: Marco Massari, representante da CERAMA TRANSPORTES LTDA.
O Presidente do SETCARCE Clóvis Nogueira Bezerra compôs mesa diretora dos trabalhos em sessão solene da Academia Cearense de Letras Jurídicas, presidida pelo advogado José Damasceno Sampaio. Na ocasião, foram diplomados, o ministro do Conselho Nacional de Justiça George Hélio; o Desembarcador Emanuel Leite Albuquerque; a Procuradora de Justiça Socorro França, e os advogados Silvio Braz e Cleiton Marinho. Os recipiendários foram saudados pelo acadêmico Cid Sabóia de Carvalho, e foram representados na sala pelo novo acadêmico Cleiton Marinho. O evento, bastante concorrido, contou com a presença de diversos desembargadores, juristas, e representantes da sociedade. Foi realizado no auditório nobre do Palácio do Comércio, sede da FACIC.
DE ACORDO COM A CLÁUSULA 16ª DA CCT 2011/2012, AS EMPRESAS FARÃO SEGURO DE VIDA EM GRUPO PARA SEUS EMPREGADOS, DANDO PREFERÊNCIA A PLANO DE SEGURO QUE MANTENHA CONVÊNIO COM O SETCARCE (PASI SEGUROS).A EMPRESA CONVENIADA CONCEDE PREÇOS E PLANOS DIFERENCIADOS, ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO.CORRETOR SÉRGIO PATRÍCIO (sergiopatricioseguros@hotmail.com)
TELEFONE: (85) 8878-9334 / (85) 9927-9937
SECRETARIA DO SETCARCE (85) 3276-4118
1º dia de desvios para obras de viaduto é marcado por congestionamentos
Começaram nesta quarta-feira (23) os desvios para impedir o fluxo no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Jr., onde serão construídos viadutos pela Prefeitura de Fortaleza.
A complicação no cruzamento aconteceu porque o bloqueio entre as avenidas Antônio Sales e Virgílio Távora, que deveria ser parcial, acabou sendo total devido a imprevistos, segundo Wellington Cartaxo, supervisor de operações daAutarquia Municipal Trânsito (AMC).
Devido ao imprevisto, muitos moradores da região – que tiveram os veículos cadastrados e sinalizados com adesivos – e pais que precisavam deixar os filhos em um colégio particular não puderam transitar pelo local e passaram a pegar a contramão na Rua Henriqueta Galeno, quando a rua correta a ser transitada era a General Potiguar.
A adoção do ponto eletrônico foi adiada pela quarta vez e passa a ser obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2012, segundo portaria 1.979 do Ministério do Trabalho publicada nesta segunda-feira (3) no “Diário Oficial da União”. O sistema deve ser instalado em todas as empresas com mais de 10 empregados que já usam equipamento eletrônico para o registro da jornada de trabalho. A expectativa é que a medida fosse regulamentada e passasse a ser obrigatória nesta semana.
Na portaria n° 1979, publicada nesta segunda, o ministro Carlos Lupi afirma que, “considerando que foi concluído o diálogo social tripartite e após avaliação das manifestações encaminhadas ao Governo Federal”, decide alterar a data para início da utilização obrigatória do Registrador Eletrônico de Ponto (REP), “de modo improrrogável”, para o dia 1º de janeiro de 2012.
A obrigatoriedade de ação do sistema havia sido adiada outras três vezes. Primeiro, era prevista para setembro do ano passado. Depois, para março e então setembro deste ano. Entidades como a Força Sindical, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), haviam pedido ao governo mudanças nas novas regras.
Em palestra realizada nesta quinta-feira, 29/08 no auditório do SETCARCE, o Dr. Mario Lima, Secretario Executivo da Secretaria de Portos e da Presidência da República explanou aos empresários do setor de transporte de cargas e logística do Estado do Ceará, o Plano Nacional de Logística Integrada e as Perspectivas e Avanços na Logística Portuária.
O Evento bastante prestigiado, contou com a participação dos empresários do setor de cargas, autoridades, e representante do sindicato das empresas de transporte de cargas do Estado de Alagoas.
João Ferreira de Sousa, 59, é caminhoneiro desde 1976. Reveza o carregamento entre refrigerante e cerveja, as cargas mais visadas por assaltantes. Na Quinta-Feira Santa de março de 2012, foi roubado ao passar pelas Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Levaram a carga avaliada em cerca de R$ 60 mil. Refém sob a mira de uma arma, João foi solto em Maranguape, também na RMF. Neste caso, caminhão e produtos foram recuperados.
A maior parte da riqueza do Brasil transportada segue pelas estradas. O modal rodoviário é responsável por 52% do transporte de cargas no País, segundo dados do Plano Nacional de Logística e Transportes, do Governo Federal. As perdas com o roubo de carga no Brasil chegou a R$ 960 milhões em 2012, conforme estimativa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística).
Aconteceu nos últimos dias 21 e 22 de fevereiro, na sede da CDL de Fortaleza, a 7ª edição do “Cenários do Varejo. O evento foi baseado na maior convenção mundial do varejo, a Retail’s Big Show, realizada anualmente em Nova Iorque pela National Retail Federation,entidade equivalente à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O objetivo foi replicar para os empresários locais as tendências do comércio varejista mundial, estimular a troca de experiências entre os participantes, atualizando-os acerca das novidades do setor.
Os motoristas não precisam mais ser avisados da presença de radares fixos e móveis na pista. Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), derrubou a obrigatoriedade da instalação de placas de fiscalização eletrônica nas vias urbanas e rodovias. A determinação está valendo desde a última quinta-feira, 22/12. Apesar de abolir a instalação dos avisos, a resolução estabelece que os radares não podem estar escondidos da visão dos motoristas.
O novo projeto tratará o Centro como um dos focos “emergencial” do planejamento e para isso, algumas ruas do Centro poderão ser fechadas para carros.
“Uma das propostas é que algumas vias do Centro sejam fechadas e apropriadas somente para a movimentação de pedestres e de transporte coletivo”, antecipa o vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Arcelino Lima.
Segundo ele, a razão é o alto volume de pedestres ante calçadas e vias estreitas. “Nossa sugestão é que algumas vias sejam exclusivas para pedestres, ficando a coleta de lixo e de carga e descarga de mercadorias para horários noturnos”. Arcelino afirmou que já neste mês serão definidas quais seriam as vias destinadas para pedestres e para transportes coletivos.

