O Sistema Transporte realizou, na quarta-feira (13), a primeira reunião ordinária dos Conselhos Estatutários de 2024, com a presença do presidente da instituição, Vander Costa, e dos membros dos Conselhos da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do SEST SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística). No encontro, foram apresentados os resultados das ações realizadas ao longo de 2023 e aprovados os valores investidos no período.
O Presidente do SETCARCE e diretor da FETRANSLOG-NE, Marcelo Maranhão, participou da Reunião Ordinária da Seção II – do Transporte Rodoviário de Cargas, ao lado do presidente da FETRANSLOG-NE, Arlan Rodrigues e o vice-presidente Antônio Marcos.
Na oportunidade, foram debatidos os assuntos em pauta: Aprovação da Ata da reunião anterior, Reforma Tributária, Negociações Coletivas, A legalidade da contratação de motoristas por plataforma (na modalidade MEI sem veículo transportador), Atualização do status dos projetos Mais Motoristas e Motorista Série A, Acompanhamento do Programa de Concessões Rodoviárias, foram discutidos os desdobramentos do sistema free flow de cobrança de pedágio, já em vigor no país. O assunto também foi apreciado pela Seção VI – de Infraestrutura de Transporte e Logística. Outros pontos de interesse foram o Programa de Concessões Hidroviárias (Seção III); o Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano (Seção IV); e o impacto da Reforma Tributária para o setor aéreo (Seção V) dentre outros assuntos relevantes para a categoria.
Nas reuniões de Seção II, são incluídos assuntos propostos pelas entidades e lideranças dos diversos estados do país, como temas técnicos específicos e projetos de lei, por exemplo, que precisam ser acompanhados com a máxima atenção.
Voltado aos problemas que surgem específica ou pontualmente, que digam a respeito as regiões ou a segmentos de transporte propiciando o crescimento da economia nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa do SETCARCE