Presidente do SETCARCE, Marcelo Maranhão, participa da 2ºedição do CONET&Intersindical de 2023
A edição deste ano reforça a importância de medidas para manutenção das transportadoras

O presidente do Setcarce e diretor Institucional da Fetranslog Nordeste, Marcelo Maranhão, participou de dois eventos importante na sexta-feira dia (25/08), em São Paulo, com grandes impactos no dia a dia das empresas que atuam no transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil.

Ele esteve presente na 2º edição do CONET&Intersindical 2023, sediado nas dependências da subsede da NTC&Logística, junto com o presidente da FETRANSLOG-NE, Arlan Rodrigues, o evento contou com mais de 300 participantes presenciais.

O congresso é realizado duas vezes ao ano com o objetivo de divulgar pesquisas nacionais sobre tarifas, frete, legislação e políticas públicas voltadas ao transporte rodoviário de cargas, e abrir espaço de debates com as lideranças do segmento para analisar temas considerados por eles como recorrentes e importantes.

Na abertura do evento o presidente Francisco iniciou sua fala agradecendo a todos os presentes:

“É uma grande emoção termos mais um conet, também agradeço a todos os meus companheiros que aqui estão compondo a mesa e a todas as associações, empresários, amigos e também patrocinadores desse grande evento que estão sempre colaborando com a ntc. A ideia desse Conselho, é avaliar as dores e demandas do setor a fim de buscarmos por mudanças.  O nosso setor nunca se acomoda, temos que, juntos, tomar decisões que impactarão nossas empresas e a sociedade como um todo. Conto com a colaboração de vocês, o CONET&Intersindical é para todos, que tenhamos um excelente evento”.
Em seguida deram início as Apresentações e Palestras

Para iniciar a primeira palestra do evento sobre o Índice de Variação do INCT e apresentação da pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências, o assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdívia, subiu ao palco para iniciar a dissertação: “Temos vários assuntos a serem tratados e as incumbências para os empresários do transportes no que se trata do índice e do resultado da PESQUISA que fizemos. São mudanças que impactam diretamente no custo e cabe ao transportador repassar à sociedade e aos clientes essas informações da melhor forma possível”.

No primeiro momento, o assessor abordou sobre os custos do transporte de carga e a variação dos principais insumos, apresentando os gráficos da variação do preço do Diesel e o repasse desta variação durante o primeiro semestre do ano.

Dando sequência ao evento, foi chamado ao palco para palestrar sobre o Impacto dos seguros no Transporte rodoviário de Cargas e a  Lei 14.599/2023, o diretor Jurídico da NTC&Logística, Dr. Marcos Aurélio Ribeiro.

Feito o resumo sobre as características da Lei, o diretor ainda abordou sobre os impactos dessa abordagem: “Referente ao assalto a mão armada, ficou excludente de responsabilidade do motorista a partir da criação do seguro, se assumiu a responsabilidade e obrigação do embarcador,  onde a lei retirou de cena  essa excludente de responsabilidade e esse tema é muito importante para o transportador contratar o seguro, porque se evita a duplicidade de seguros sob o mesmo bem”, pontuou.

Outras questões abordadas pelo diretor foram sobre a DDR e as apólices do transportador.

Na terceira palestra planejada para o evento, foi solicitado ao palestrante e assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueroa Jr, para abordar o tema sobre o Impacto da Decisão do STF (ADI/5322) no TRC e a Lei 13.103/2015.

O assessor iniciou a palestra elucidando sobre o tema proposto referente à ADI 5322 sob a Lei 13.103/15, indicando: “Alguns pontos positivos dessa ADI são a redução do intervalo para refeição através de acordo coletivo de trabalho, o exame toxicológico de larga janela de detecção, a prorrogação da jornada em até quatro horas por ACT, jornada flexível de trabalho e o limite entre o tempo de direção e jornada de trabalho”.

Dando continuidade, foram abordadas as questões inconstitucionais, onde o assessor buscou esclarecer aos presentes: “Todos os tópicos relacionados às inconstitucionalidades se aplicam para o transportador rodoviário de cargas, de passageiros e o autônomo”.

Após a palestra do Dr. Narciso, o assessor técnico, Lauro Valdivia, retornou ao palco para realizar mais algumas considerações e explanar exemplos sobre o tema, apresentando a planilha de custo operacional.

Em seguida, foram abertas as perguntas ao público sobre o tema previamente debatido, onde o palestrante Narciso, esclareceu:

“Em tese o motorista estará no caminhão para o seu descanso, ou seja, após o mesmo entrar em modo descanso, não poderá estar à disposição ou em espera para o cumprimento das atividades. Essa é a nova regra”.

Posteriormente, o Dr. Narciso apresentou a última palestra do evento sobre o Levantamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas. A primeira parte foi a relação das negociações coletivas de 2023 e a apresentação dos índices.

A secretária do CONET, Gil Menezes, realizou a leitura do comunicado oficial do evento.

Confira aqui o Comunicado CONET de agosto de 2023.

Finalizando a segunda edição do CONET&Intersindical de 2023, o presidente Pelucio agradeceu mais uma vez aos participantes e aos patrocinadores que fizeram a edição acontecer. “Com muita alegria finalizamos mais um CONET, esperamos vocês para o próximo evento, muito obrigado”.

Em seguida ainda no dia (25/08) aconteceu a entrega do:XXI Prêmio NTC Fornecedores do Transporte

A cerimônia de entrega do XXI Prêmio NTC Fornecedores do Transportes no Palácio dos Transportes em São Paulo, e contou com a presença dos empresários finalistas, empresas parceiras e entidades de todo o Brasil.

O evento, que é realizado desde 1998, reuniu executivos das empresas finalistas, empresários do transporte de carga, dirigentes de entidades e outros importantes nomes da indústria que movimenta e fornece o setor de transporte brasileiro.

Nesta edição, a entidade contratou os serviços do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) que ficou responsável pelo desenvolvimento e auditoria da pesquisa, que foi direcionada exclusivamente para os transportadores associados à NTC&Logística, envolvendo entidades da base, como dezenas de sindicatos e federações.

Após as falas e conteúdos iniciais, houve a apresentação dos ganhadores em cada categoria, que foram entregues pelo presidente da Associação, Francisco Pelucio, o vice-presidente, Eduardo Rebuzzi, o diretor financeiro Marcelo Rodrigues e a economista e coordenadora de projetos do IPTC, Raquel Serini. E os vencedores por categoria foram:

Categoria 1: Montadora/modelo de caminhões semileves e leves: Mercedes-Benz

Categoria 2 Montadora/modelo de caminhões médios: Mercedes-Benz

Categoria 3: Montadora/modelo de caminhões semipesados: Scania

Categoria 4: Montadora/modelo de caminhões pesados: Scania

Categoria 5: Montadora de caminhões elétricos: Volkswagen

Categoria 6: Rede de concessionárias de caminhões: Scania

Categoria 7: Empresas de cartão combustível: Pamcard

Categoria 8: Empresa de pagamento de pedágio: Sem Parar

Categoria 9: Fabricante de carrocerias ou implementos: Randon

Categoria 10: Fabricante de pneus: Michelin

Categoria 11: Rastreador eletrônico e telemetria para gestão frotas: Sascar

Categoria 12: Corretora de seguro de cargas: Pamcary

Categoria 13: Administradora de Consórcio para o segmento de veículos pesados: Consórcio Scania

Categoria 14: Rede de Abastecimento: Petrobras

Categoria 15: Concessionária de Rodovias: Grupo CCR

Categoria 16: Cooperativa de Crédito: Sicredi

Fonte: Adaptável do portalIN e NTC&logística