Ponte JK fica pronta após 15 anos de obras

No período de obras, os moradores realizaram protestos e houve muitas reclamações por causa dos riscos

A Ponte Juscelino Kubitschek faz parte da BR-304, que faz a ligação entre os Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, tendo, por isso, intenso tráfego de veículos leves e pesados ( Foto: Eduardo Queiroz )

Aracati. Finalmente, depois de 15 anos, a obra de duplicação da Ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe, nesta cidade, e de um trecho de 3,1Km da BR-304 está concluída. O trecho recebeu sinalização horizontal e vertical e o tráfego está circulando normalmente, mas ainda falta terminar alguns serviços de acesso à rodovia.

Para oferecer mais segurança aos moradores das comunidades de Pedregal e Vila São José, que ficam na margem da rodovia, foram instalados quatro fotossensores. Há necessidade de travessia de quem mora nas localidades para o outro lado da rodovia, em direção ao centro urbano, onde funcionam uma escola e uma faculdade.

Protestos

No período de obras, os moradores realizaram protestos e houve muitas reclamações por causa do risco de acidentes no trecho, que apresenta intenso fluxo de caminhões, carretas e carros de passeios.

A BR-304 faz a ligação entre o Ceará e o Rio Grande do Norte. A obra de duplicação do trecho de 3,1Km e a construção da ponte duraram 15 anos e, mesmo assim, até recentemente foi motivo de protesto. O último ato público ocorreu em julho passado, na comunidade de Pedregal.

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Rodovias (Dnit) concluiu, em agosto, passado a sinalização horizontal e vertical, instalou barreiras eletrônicas e a empresa que vai construir passarelas na rodovia já foi contratada. “O projeto está sendo elaborado e vai demorar um pouco porque a empresa vai implantar 20 passarelas em rodovias no Ceará. Acredito que em seis meses deve começar a implantação dessa obra”, explicou o supervisor da Unidade Local do Dnit, em Russas, Alênio Costa.

Costa explicou que não é viável a construção de um viaduto para atender os moradores da Vila São José por ser uma obra de elevado custo para uma área de poucos veículos, bem como não há possibilidade de implantação de um túnel. “A rodovia foi elevada para proteger a cidade de inundações. A alternativa para o trecho é a passarela”, disse.

História

Essas áreas ao lado da rodovia foram ocupadas a partir da década de 1960 com inundações de antigas casas e as localidades foram se expandindo com a chegada de mais famílias.

A nova ponte foi construída ao lado da antiga, cuja inauguração ocorreu em 1959. O projeto de duplicação teve por objetivo facilitar o tráfego intenso e reduzir os riscos de acidentes para os motoristas. Era uma reivindicação da comunidade local. Foram cerca de 20 anos de discussão sobre a necessidade da obra.

Depois de iniciada, foram mais de dez anos para conclusão dos serviços de engenharia. Em 1999, um relatório técnico foi entregue ao antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), demonstrando que era preciso construir uma nova ponte, alargar e recuperar a antiga.

Nesse período, mais de três construtoras foram contratadas. Houve denúncias de irregularidades e paralisações. Em fevereiro de 2011, o tráfego de veículos na ponte nova foi liberado parcialmente, e na antiga foi interditado para obras de reforma e ampliação. Finalmente, a partir de 2014, os serviços foram retomados e avançou.

Importância

A duplicação da Ponte JK na BR-304, em Aracati, é uma das mais importantes obras de infraestrutura rodoviária para o Litoral Leste. Custou mais de R$ 30 milhões. Facilita o acesso de turistas e a ligação entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.

Mais informações:

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – Superintendência de Russas – Telefone: (88) 3411-0845
Email: ul.russas.ce@dnit.gov.br

Fonte: Diário do Nordeste