Os impactos da Black Friday no Transporte Rodoviário de Cargas
Guilherme Juliani, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), comentou os resultados do período no mercado

A Black Friday garantiu seu lugar no calendário dos empresários brasileiros como uma das grandes datas durante o ano. E, assim como tudo na sociedade, o impacto no Transporte Rodoviário de Cargas é direto. Segundo uma pesquisa realizada pela Rcell, cerca de 70% dos varejistas esperam aumentar suas vendas nesta data. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), mais de 65% desses produtos, sejam eles importados ou produzidos internamente, utilizam o TRC na operação.

Para o diretor de e-commerce do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), Guilherme Juliani, a Black Friday é um dos períodos mais movimentados para o setor. Estima-se que o volume de entregas no Brasil ultrapasse três milhões de pacotes diários, o que gera uma pressão adicional sobre as operações logísticas. “O maior desafio do setor no período será atender essa demanda crescente com velocidade e eficiência, sem comprometer a qualidade do serviço”.

Reforço na Black Friday

As contratações temporárias no período passaram a ser imprescindíveis. De acordo com Juliani, em todo o setor de logística, as contratações temporárias podem ultrapassar as 100 mil vagas no Brasil, com uma alta demanda por motoristas, ajudantes de carga e funções administrativas.

Para auxiliar neste período atípico, o SETCESP promove estratégias de atendimento junto aos seus associados. “Temos um papel muito importante na preparação dos transportadores para datas de alta demanda, como Black Friday e Natal. Nosso objetivo é alinhar as necessidades do varejo online com as capacidades logísticas, garantindo que o transporte de mercadorias seja feito de forma eficiente e dentro dos prazos exigidos pelos consumidores”, completa o diretor.

Seguindo essa lógica, o trabalho em conjunto com os associados pode estimar o volume de vendas, identificando quais regiões terão maior demanda de produtos e com troca de informações em tempo real para solucionar imprevistos. Com essas informações, os transportadores podem ajustar suas operações com antecedência, reforçar as equipes e otimizar as rotas.

“O planejamento logístico para a Black Friday é essencial para mitigar riscos, como congestionamentos, que podem afetar o tempo de entrega. Dessa forma, 40% das entregas podem ser impactadas por questões de tráfego em grandes centros urbanos, o que exige que as transportadoras ajustem suas rotas e horários com antecedência”, finaliza.

Fonte: Adaptável NTC&logística