Comunicamos que o Fórum de Trânsito está em recesso, retomando suas atividades em janeiro de 2012. Sediado no SETCARCE, o Fórum foi criado pelo presidente da ETUFOR, Professor Ademar Gondim, e é formado por representantes de órgãos responsáveis pelo trânsito do município e do estado e de entidades do setor de transporte de cargas, comércio, indústria, com o intuito de estudar medidas para melhorar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas.
Postagens Relacionadas
O Gerente do SETCARCE, Espedito Róseo S. Júnior, participou na manhã do dia 11 de agosto, da solenidade de entrega do Prêmio Cearense de Melhoria da Qualidade do Ar – Versão 2010/2011. A Técnica em Segurança no Trabalho Rafaela Matias, recebe o Prêmio pela empresa Daniel Transportes vencedora no setor de cargas.
Temos a honra de prestigiar e parabenizar o diretor do SETCARCE, AGEU MONTEIRO, que no último dia 02 comemorou 60 anos de trabalho. Sua trajetória profissional iniciou em 1953 e perdura até os dias atuais como diretor da empresa associada COPRAL LOG. Clique no veja mais e acompanhe sua trajetória profissional:
Com a expectativa de elevar em mais R$ 100 milhões ao ano a arrecadação com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) fecha mais o cerco contra a sonegação. Em parceria com outros seis órgãos, lança, oficialmente, a partir de amanhã, duas operações de acompanhamento fiscal: Varredura e Balada. A primeira visa fiscalizar a circulação de itens como joias, eletroeletrônicos, produtos cerâmicos, mármores e granitos, medicamentos, tecidos e confecções, que entram no território cearense irregularmente, assim como armas e drogas. A iniciativa deve durar até o próximo dia 30 de setembro.
O início das capacitações para motorista de cargas está previsto para fevereiro de 2014, com carga horária mínima de 160 horas/aulas e quatro módulos
Serviço:
Curso de Formação para Motoristas do Setor de Cargas – Gratuito
Local: Sest Senat Fortaleza
Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Fortaleza- Ce.
Mais informações: (85)- 3304-4103
O Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra, participou do XIII Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas, promovido pela ABTC e realizado em Maceió – AL nos dias 19 à 21 de Setembro. O Superintendente da Superintendência de Serviços de Transporte de Cargas da ANTT, Noboru Ofugi, também esteve presente no Congresso como debatedor na palestra sobre a Importância do transporte no país.
Às empresas transportadoras,
Comunicamos que no próximo sábado dia 02/novembro/2013 (Feriado) não haverá expediente no setor de digitação desta CEFIT, cujos malotes serão entregues e recebidos até às 18:00h do dia 01/novembro/2013, retornando às suas atividades a partir das 07:00h do dia 04/novembro/2013 (Segunda-feira).
O Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra participou de Reunião Extraordinária da FETRACAN ocorrida na sexta-feira dia 10/02/2012 na sede da FETRACAN em Recife para a assinatura do convênio com o Instituto Brasileiro de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável (Ibids), dirigido pelo assessor jurídico da Fetracan, Dr. Flávio Henrique Santos.
A obrigatoriedade de emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), documento fiscal digital, já começou a valer para as empresas cearenses de transporte rodoviário de cargas. A nova regra entrou em vigor ontem e deve substituir o documento em papel.
O CT-e é um software que armazena, emite e documenta, para fins fiscais, prestação de serviço de transporte de cargas Foto: josé leomar
Implantado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), o certificado é um software que armazena, emite e declara, para fins fiscais, prestação de serviço de transporte de cargas. A previsão é que, até 2014, todas as empresas cearenses já estejam utilizando o documento eletrônico.
“A avaliação dos empresários é positiva. As dúvidas já foram sanadas. As empresas sabem que o serviço irá facilitar o processo de transporte cargas em todo o País” comenta o gerente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Ceará (Setcarce), Espedito Roseo Júnior.
O SETCARCE, na tentativa de auxiliar as transportadoras sobre a representatividade legal do SINDICAM (sindicato laboral), solicitou que fosse designada audiência com o Procurador do Trabalho da 7ª Região e com as juntas governativas que se dizem legítimas representantes. Clique em “ver mais” para visualizar o Ofício.
A partir do próximo dia 1 de junho, a Secretaria da Fazenda não receberá mais pagamentos em Postos Fiscais de Fortaleza e da Região Metropolitana. A medida, tomada pela administração da Sefaz, inclui o recebimento de valores em dinheiro ou cheques para recolhimento de impostos ou taxas. “Estamos, com essa iniciativa, preservando a segurança dos contribuintes e de nossos funcionários”, explica o Secretário Mauro Benevides Filho.
Já a partir do dia 1º de julho, o mesmo procedimento será adotado em relação aos demais Postos de Fiscalização do Estado, incluindo os de fronteira. Nas unidades da Sefaz os contribuintes receberão apenas o DAE para recolhimento do imposto devido, devendo o pagamento ser efetuado nas agências dos bancos credenciados (Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Agências Lotéricas e Rede de Farmácias Pague Menos) nos terminais eletrônicos dos respectivos bancos ou ainda via internet.
Cerimônia de entrega foi realizada nesta quarta-feira (5). Os ganhadores levaram R$ 90 mil em prêmios.
Reportagens investigativas, denúncias e recortes da realidade com um olhar diferenciado. Os profissionais que conquistaram o 19º Prêmio CNT de Jornalismo foram homenageados nesta quarta-feira (5), em Brasília, pelos trabalhos de qualidade publicados nos principais veículos de comunicação do país sobre o tema transporte.
O Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra, esteve presente, representando o TRC Cearense.
O apresentador do prêmio Chico Pinheiro iniciou a noite com uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que falecera poucos minutos antes. Logo em seguida, os vencedores de cada categoria subiram ao palco.
Os jornalistas ressaltaram, durante a cerimônia, a origem das matérias. “A ideia surgiu depois de um acidente na Bahia, em que o ônibus não tinha liminar de funcionamento. Decidimos investigar a empresa e, seis meses depois, já tínhamos material suficiente sobre a venda ilegal de liminares, explicou o repórter da TV Globo (SP) Maurício Ferraz que, com sua equipe, levou o prêmio da categoria Televisão.
O Ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira , Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra,realizaram a abertura VIII SEMINÁRIO SEP DE LOGÍSTICA – EXPOLOG.
SETCARCE PROMOVEU PALESTRA COM O TEMA: A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE
“Algumas pessoas são mais felizes que outras porque desenvolveram a inteligência emocional. Saber lidar com as emoções faz toda a diferença! Aplicada dentro do ambiente das empresas evita perdas, aumenta a produtividade, controla o stress…
O SINDICAPI – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí realizou no dia 1º de julho, sessão eleitoral visando a regularização de sua representação. Conforme a Justiça do Trabalho, a entidade vinha sendo gerida de forma irregular pelo Sr. Armando de Oliveira e Silva, que assumira a presidência em um pleito eleitoral em descompasso com o Estatuto Social e com a lei, embora com o apoio da Presidência da Federação do Nordeste.
Fortaleza, assim como outras cidades do Brasil, está atrasada na implantação de medidas de planejamento urbano
Uma cidade parada. Assim é Fortaleza há, pelo menos, 10 anos. Passar horas em um engarrafamento já faz parte da rotina diária dos fortalezenses. O estudante Wescley Santos da Costa leva 1h30 para chegar à faculdade. Ele mora na Avenida Bezerra de Menezes e faz, todos os dias, um dos itinerários mais complicados (avenidas 13 de Maio e Pontes Vieira) de transporte público. “Tenho que fazer um planejamento, sair de casa bem antes e ainda pego ônibus lotado”, revela. Já o advogado André Real prefere deixar o carro em casa e andar a pé. “É complicado usar automóvel”.

