EM REUNIÃO NA SEDE DO SETCARCE AMC ANUNCIA REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE ORIGEM E DESTINO DE CARGAS

Em evento realizado em 11/07. na sede do SETCARCE, com a presença de representantes das transportadoras de cargas e logística, André Luis  Assessor Técnico da AMC – Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza, anunciou a realização da Pesquisa Origem-Destino de Cargas em Fortaleza e Região Metropolitana. A iniciativa inédita é o maior estudo de mobilidade urbana realizado nesta região, que vai permitir conhecer melhor o padrão de movimentação de cargas em toda a Cidade, com o intuito de planejar ações voltadas para a mobilidade urbana. Para isso, serão visitadas as transportadoras e distribuidoras no sentido de coletar dados de origem e destino das cargas diárias e modos de transportes, tipos de veículos utilizados,  dentre outros dados.

As informações coletadas na Pesquisa Origem-Destino irão compor um banco de dados estatísticos que irão subsidiar os projetos e ações de Mobilidade Urbana, novos investimentos em infraestrutura da cidade.

Foram discutidos também, outros temas relacionados a autorização especial de transito de veículos de cargas na cidade, para abastecimento a grandes obras de infraestrutura que necessitam do tráfego de caminhões, a exemplo das obras do metrô zona leste.

Algumas recomendação foram feitas pelo diretor do setor de Núcleo de Logística de Carga Guilherme Silva, relacionadas a vistoria de veículos de carga quando da concessão de AET Autorização Especial de Trânsito, como verificar o estado do lacre da placa, e ítens obrigatórios, como lanternas, para-brisa, ao solicitar AET, colocar todos os veículos num só processo, e quando for iniciar o processo de renovação com  um mês de antecedência, dentre outros.

Será agendado novo encontro para debater a nova portaria que regulamento a circulação de caminhões nas vias de Fortaleza que está sendo reformulada.

A Diretora do SEST SENAT Dra. Denise Xavier, fez a divulgação dos cursos ofertados, ressaltou o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS do ITL – Instituto de Transporte e Logística, cujas inscrições encerram-se em agosto e aulas serão iniciadas em outubro de  2019.

O Presidente Clovis Nogueira participou do evento, quando divulgou a fundação da FETRANSLOG – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste, e sua recente filiação a Confederação Nacional de Transporte-CNT e a Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística – NTC