O Porto do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante, irá receber em 2018 um hub. A informação é do diretor de portos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Pedro Brito, que participou ontem do lançamento do X Seminário Internacional de Logística e da Expolog, Feira Nacional de Logística. O investimento na primeira fase será de R$ 800 milhões, aportados pela CSN.
Em fase de concepção, o projeto tem previsão de conclusão em 2018. O empreendimento será instalado numa área de 100 hectares. Será um terminal concentrador, com capacidade para receber grandes navios e redistribuir a carga para embarcações menores. Segundo Brito, o terminal servirá às commodities agrícolas e minerais e cargas gerais, incluindo contêineres. Ele não detalha as etapas posteriores do equipamento.
De acordo com José Roberto Correia Serra, gerente geral de portos da CSN, o objetivo é disponibilizar um terminal para o escoamento das cargas que chegarão via Transnordestina – que também deve ficar pronta em 2018 – tanto para exportação como importação. “O Pecém é um marco e um divisor de águas no ponto de vista de logística no Estado. Agrega visão estratégica de negócios”, afirma. Ele avalia que o mais importante é melhorar a estrutura do porto para escoar os produtos.
Serra avalia que o Pecém tem todos os requisitos – profundidade de 17 metros, localização estratégica e infraestrutura adequada – para ser um porto com classe mundial.
O secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), André Facó, informou que ainda estão sendo feitas analises e estudos sobre o terminal no Pecém. Já a Cearáportos informou que o assunto está sob responsabilidade da Seinfra.
Novos mercados
Com abertura do canal do Panamá no próximo ano, as rotas mudarão as logísticas e o Pecém entra de forma positiva no cenário portuário, tendo como possibilidades negócios com a Ásia, além do leste dos Estados Unidos e Europa.
OBRAS DA TRANSNORDESTINA
Fev/14 mar/15 abr/15
Avanço Físico 39% 48% 49%
Avanço Financeiro 40% 48% 49%
Dicionário
Hub Port (Porto Concentrador)
Hub Port é um porto especializado em contêineres que supre serviços marítimos e de terminal para manusear e facilitar a transferência ou o transbordo de contêineres entre navios mãe e navios alimentadores no menor espaço de tempo possível.
Fonte: Jornal O Povo