CONJUNTURA POLÍTICA – William Waack critica Dilma em palestra na Fiec

O apresentador do Jornal da Globo, o jornalista William Waack, chamou a presidente Dilma Rousseff (PT) de “incompetente” e “incapaz de governar”. Na análise de Waack, a crise é resultado de diversas decisões ruins do Executivo, em especial, no primeiro mandato da petista. 

 

As críticas foram feitas durante a sétima edição do Fórum Ideias em Debate, da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), realizado na Casa da Indústria.

 

“Subestimei a capacidade da Dilma de aprontar besteiras. A incapacidade dela de governar é extraordinária”, afirma. Conhecido por comentários ácidos contra o governo de Dilma, Waack admitiu que nunca entendeu porque o ex-presidente Lula a escolheu como sucessora e completou:

 

“A incompetência dela em algumas das decisões que tomou são de tal maneira surpreendentes que você se coloca na situação de um jogador de xadrez”, diz, em crítica a estratégias que seriam, conforme ele, claramente ruins.

 

Em tom mais brando, Waack explicou que o Brasil deveria ter feito mais reformas no passado e ter concluído reestruturações que “ficaram pela metade no governo de Fernando Henrique Cardoso”. “Apesar de tudo, acho injusto culpar somente o PT. Temos que levar a análise mais para trás”. comenta.

 

Sobre as medidas de ajuste fiscal, Waack diz que não há capacidade do governo de contornar a situação: “O que estamos vendo é somente a correção de burradas”.

 

Saídas

O jornalista buscou apresentar durante a palestra que proferiu – A Conjuntura do Brasil na Nova Ordem Econômica Mundial – soluções para os problemas em que o País está mergulhado. Segundo ele, mais que cobrar dos governantes, a população deve mudar de consciência e passar a acreditar em algo diferente, como no próprio poder de gerar riquezas.

 

“Infelizmente, só insatisfação não é garantia de que as coisas vão mudar para melhor”, argumenta. O deputado federal Danilo Forte (PMDB) esteve no evento e disse que aposta em discussões similares para encontrar saídas para o Brasil. “Questionar sempre é bom, não podemos ficar na letargia”, diz. (Isabel Filgueiras).

O Presidente do SETCARCE Clovis Nogueira Bezerra, esteve presente ao evento representando também a  FACIC-Federação das Associações do Comércio Indústria, Agropecuária e Serviços do Ceará

Fonte: Jornal O Povo com edição do SETCARCE