Brasília (DF) recebeu, na terça-feira (11), a 24ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o presidente do SETCARCE, Marcelo Maranhão e o Assessor Jurídico Dr.Marcos Vianna, estiveram presentes.
O evento promovido pela NTC&Logística, reuniu lideranças de todo o país para debater os principais desafios e oportunidades do TRC, abordando temas como custos operacionais, segurança jurídica, inovação, sustentabilidade e o fortalecimento do setor no cenário econômico nacional.
A Mesa de Abertura foi composta pelo presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado federal Mauricio Neves (PP-SP); pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB); pelo diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, representando o Sistema Transporte; pelo presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; pelo superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), José Aires Amaral Brito, e pela secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse.
Finalizando as apresentações iniciais, foi realizada a entrega do Troféu Destaque NTC ao presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Mauricio Neves, em reconhecimento à sua atuação em prol do setor de Transporte Rodoviário de Cargas.
O primeiro painel do evento – “Carga Segura — Estratégias contra o Crime no Transporte Rodoviário de Cargas” – foi presidido pelo 2o vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP), e moderado pelo presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi. Entre os palestrantes estiveram Thiago Morello Peres, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil; Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública (SENASP), e Otávio Flores Bueno da Fonseca, delegado da Polícia Federal.
Durante sua exposição, Mário Sarrubbo ressaltou o trabalho conjunto entre governo e setor produtivo para avançar no combate ao roubo de carga: “É por meio do diálogo que conseguimos construir as melhores soluções em segurança pública. Os números nos alertam para a necessidade de intensificar ainda mais o trabalho e ampliar as políticas públicas, instrumentalizando nossas polícias civis, militares e as forças federais. No âmbito da SENASP, vamos avançar com a criação de mais uma rede nacional de enfrentamento ao roubo de carga, uma iniciativa que exigirá o apoio do setor para desenvolvermos um amplo relatório de inteligência e diagnóstico nacional, permitindo ações mais eficazes no combate a esse crime que tanto impacta o país”.
Na sequência, o deputado federal Fernando Marangoni reforçou o compromisso do Legislativo com o tema: “Sou relator, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do projeto que prevê o aumento das penas para os crimes de roubo de carga. Além disso, nosso objetivo é avançar também na responsabilização de quem encomenda e financia esses crimes, atacando não apenas a execução, mas a cadeia criminosa como um todo”.
De posse da palavra, Otávio Flores Bueno da Fonseca, delegado da Polícia Federal, apresentou o trabalho da instituição no combate ao roubo de carga. “Recentemente, criamos um grupo de investigações sensíveis da Polícia Federal, especializado no combate ao roubo de carga, instalado estrategicamente na região de Campinas, o que já vem gerando resultados positivos. O modal rodoviário é responsável pela maior parte do transporte de bens no país e, por isso, atuamos de forma estratégica, com o uso de ferramentas que nos permitem analisar de forma detalhada as ocorrências, possibilitando ações mais direcionadas e eficazes no enfrentamento desses crimes.”
Entre os temas debatidos, também foi abordada a questão da posse e fabricação dos jammers, dispositivos utilizados para bloquear ou interferir em sinais de comunicação de telefones e rastreadores, frequentemente empregados por organizações criminosas em ações de roubo de carga.
Passando à presidência da Mesa, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), membro da Comissão de Viação e Transportes, deu continuidade aos trabalhos do painel.
O senador Jaime Bagattoli (PL-SC) também foi convidado a fazer uso da palavra. “É fundamental que nós, empresários, também participemos da POLíTICA. Sou transportador há mais de 35 anos e conheço de perto as dificuldades do setor. Só existe roubo de carga porque existe receptador, esse é um problema gravíssimo que enfrentamos no Brasil. A logística afeta todos os estados da federação e, especialmente, preocupa pela insegurança vivida diariamente pelos nossos motoristas. Coloco-me à disposição para trabalhar e contribuir com o setor em busca de soluções.”
Thiago Morello Peres, representando a Receita Federal do Brasil, apresentou o trabalho desenvolvido pelo órgão na fiscalização de cargas no país. “A Receita Federal é a primeira e a última barreira do Brasil contra os ilícitos que entram e saem do país. Atuamos em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais no combate ao contrabando, falsificação, pirataria, tráfico de armas e drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes que impactam diretamente nossa atuação na fiscalização aduaneira. Todo esse trabalho também contribui para o enfrentamento ao roubo de carga, fortalecendo a segurança do transporte no Brasil.”
Na segunda mesa de debates, que manteve o mesmo tema, participaram Felipe de Sá Tavares, gerente de Economia, representando a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Isaque Ouverney, gerente de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e Allyson Simensato da Silva, coordenador-geral de Combate ao Crime da Polícia Rodoviária Federal.
As discussões foram iniciadas com o gerente de Economia da CNC, Felipe de Sá Tavares: “Essa é uma pauta muito preocupante, porque fica difícil combater o roubo de carga quando o serviço essencial para enfrentá-lo se torna ainda mais caro devido à carga tributária. No fim, quem acaba arcando com esses custos é o próprio consumidor”.
Isac Ouverney, gerente de Infraestrutura da Firjan, também contribuiu: “Se queremos o desenvolvimento produtivo do país e do Transporte Rodoviário de Cargas, é preciso entender que as condições de segurança pública são determinantes nas decisões de investimento”.
Enriquecendo os debates, o coordenador-geral da Polícia Rodoviária Federal, Allyson Simensato da Silva, registrou: “A PRF precisa estar integrada e atuar em parceria com as transportadoras, associações e demais instituições, promovendo a troca de informações e dados para que possamos direcionar, de forma cada vez mais eficiente, o combate imediato ao roubo de carga”.
O evento foi encerrado com o compromisso coletivo de dar continuidade aos debates e avançar na construção de soluções práticas e integradas para o enfrentamento do roubo de carga, punindo os receptadores, criando leis mais eficazes no combate e o fortalecimento do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.
Fonte: NTC&Logística