Presidente do SETCARCE Marcelo Maranhão destaca desafios da logística multimodal no Brasil
O evento reafirmou a Expolog como um espaço estratégico para discutir e apontar caminhos para o futuro da logística no Brasil

Na quinta-feira (28), segundo e último dia da Expolog 2024, o painel Multimodalidade e Plano Nacional de Logística 2025 reuniu grandes nomes do setor para discutir a integração entre os modais de transporte e os desafios logísticos do Brasil. O debate foi moderado por Mário Povia, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), e contou com a participação de painelistas como Marcelo Maranhão, Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Ceará (SETCARCE) e Diretor Institucional da FETRANSLOG-NE.

Em sua fala, Marcelo Maranhão destacou a relevância da multimodalidade para um país continental como o Brasil, enfatizando a necessidade de integrar os modais rodoviário, ferroviário e marítimo para atender demandas do agronegócio e da mineração, setores que dependem de grandes volumes e distâncias. “O Brasil precisa avançar urgentemente nesse aspecto. Hoje, apenas 14% das estradas federais são consideradas boas ou ótimas, o que exige investimentos massivos para reduzir custos e melhorar a eficiência do transporte no país”, afirmou.

O painel também trouxe a apresentação do Plano Logístico 2025 pelo Governo Federal, além da mais recente pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre as condições das estradas brasileiras. A má qualidade da infraestrutura rodoviária foi apontada como um dos principais entraves para o desenvolvimento logístico.

Além de Marcelo Maranhão, participaram do debate o Secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará, Hélio Winston Leitão; o Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, José Aires Amaral Filho; o Gerente Executivo de Desenvolvimento do Transporte da CNT, Tiago Fernandes Távora; e o Diretor-Presidente da APM Terminals Pecém, Daniel Rose.

O evento reafirmou a Expolog como um espaço estratégico para discutir e apontar caminhos para o futuro da logística no Brasil, contribuindo para avanços necessários em infraestrutura e planejamento logístico de longo prazo.

Fonte: Adaptável do Portalin