SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA

Diante dos constantes desafios de crescimento, num mundo cada vez mais competitivo e globalizado em todas as áreas do conhecimento e do empreendedorismo, a atividade logística, com todos os seus níveis de especialidade e de serviços torna-se o grande diferencial de embasamento estratégico para a ação de pessoas, instituições e empresas na conquista da excelência.

Numa escala cada vez mais global a inter-relação entre o comércio e o crescimento geram oportunidades recíprocas. Em consonância com a efetiva expansão do comércio internacional dos países, via exportações e/ou importações, esta movimentação contribui substancialmente para o crescimento destes. A importância econômica, social e política do comércio internacional (regional, inter-regional e multilateral) entre as nações tornam-se imprescindível tanto para o equilíbrio de seus balanços de pagamentos, como para suprir necessidades de produtos inexistentes ou escassos. Este é um componente indispensável para a geração de maior riqueza e para o aumento do bem-estar dos países.

O Brasil, porta de entrada para grande parte dos países da América Latina, conforme relatório publicado pelo Banco Mundial que mede a eficiência dos sistemas de transporte em 160 países posiciona o país no 65º lugar no que se refere à infraestrutura de transporte.

Avaliando vários fatores – qualidade da infraestrutura de transporte, de serviços e a eficiência do processo de liberação nas alfândegas, rastreamento de cargas, cumprimento dos prazos das entregas e facilidade de encontrar fretes com preços competitivos, a instituição ouviu cerca de mil profissionais de logística pelo mundo, levando em conta a percepção dos empresários em relação à eficiência da infraestrutura de transporte.

O Banco Mundial também divulgou a classificação dos países em seis itens específicos na área de logística e transporte, usados em conjunto para determinar a classificação geral. O Brasil se mantém colocado na 50ª posição no segmento “qualidade e competência logística”.

Com a realização do X Seminário Internacional de Logística e EXPOLOG – Feira Nacional de Logística se efetiva a oportunidade para a aproximação entre as empresas e o mercado, quando e onde serão discutidos temas que virão a contribuir para troca de conhecimentos e experiências e dos avanços no setor e no posicionamento do País como player internacional.

Contando com a participação de lideranças empresariais e setoriais e os principais players dos segmentos envolvidos nas cadeias de logística, transporte de cargas e comércio exterior o X Seminário Internacional de Logística e EXPOLOG – Feira Nacional de Logística acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro de 2015, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza(CE).

A capital cearense, cidade anfitriã do “Seminário Internacional de Logística e EXPOLOG – Feira Nacional de Logística”, é uma cidade portuária com 2.476.589 habitantes, de acordo com o último senso do IBGE, rica em beleza cultural e cênica, deliciosa por sua gastronomia, calorosa pelo sol que brilha o ano inteiro sobre seus verdes mares, e alegre por seu povo, que conhece muito bem a arte de receber.

Objetivando proporcionar a realização de bons negócios e o a prospecção de profícuas parcerias, a Prática Eventos, a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FUNCEPE e o Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável com o apoio Institucional da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), da Companhia Docas do Ceará, da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (CEDE), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), da ZPE Ceará e da Câmara Brasil Portugal no Ceará, empreendem o “X Seminário Internacional de Logística e EXPOLOG – Feira Nacional de Logística”.