Prefeitura de Fortaleza promove terceira Fase do Plano Fortaleza 2040

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, nesta quarta-feira (3), a terceira etapa do Plano Fortaleza 2040. No encontro, houve a validação da Visão de Futuro e dos objetivos propostos a partir dos Fóruns Temáticos, Setoriais e Territoriais, fases que precederam esta etapa, seguido da composição de grupos de trabalho para tratar as proposições que serão feitas.

Durante o evento, instituições e pessoas envolvidas na elaboração do Plano dividiram-se em seis grupos de trabalho para preencher o caderno “Visão de Futuro”, para discussão dos eixos estratégicos e objetivos do futuro da cidade. A ideia é consolidar a primeira versão do Plano até abril deste ano, quando ele irá para aprovação na Câmara Municipal de Fortaleza. Os eixos estratégicos são: cidade conectada, acessível e justa; vida comunitária, acolhimento e bem estar; desenvolvimento da cultura; qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais; dinamização econômica e inclusão produtiva; governança municipal.

Conforme o prefeito Roberto Cláudio, essa é a etapa mais importante do Plano Fortaleza 2040, pois serão trabalhados prazos de ações. “Agora, a partir do diagnóstico dos problemas, e da visão construída, nós podemos diversificar um plano de ações: o que fazer, por exemplo, para preservar o que nos resta de áreas verdes e de mananciais hídricos, o que precisamos fazer para garantir uma mobilidade que priorize o transporte público cada vez mais, mais habitação com casas dignas, adequadas e longe de áreas de risco, como fazer para garantir uma economia autossuficiente e o que fazer do ponto de vista social, na educação, na saúde. Todas essas questões que dizem respeito a uma cidade mais organizada, mais justa, mais moderna, vão ser discutidas a partir de um plano detalhado de ações que seja também viável”, apontou.

Ele destacou também o envolvimento de diversos setores da sociedade e especialistas, que dão legitimidade ao Plano. “Nunca na história da cidade a gente conseguiu juntar um esforço de planejamento dessa grandiosidade. Tanta gente e especialistas envolvida num Plano mestre de desenvolvimento urbano que leva em consideração os eixos da economia, do social e da mobilidade. Com continuidade de investimentos e ações baseadas nesse Plano a gente possa ter o orgulho de ter construído essa cidade sonhada ”, declarou.

Na ocasião, também foi entregue os documentos “Fortaleza Hoje”, um diagnóstico atual da cidade, e “Padrões de Urbanização”, que reúne os padrões da cidade: padrões de urbanização, urbanismo sustentável, padrões ambientais, padrões universais de usos do solo, padrões locais de usos do solo, padrões de mobilidade e acessibilidade e padrões de infraestrutura.

O Plano Fortaleza 2040 será um documento transformado em Lei, que demandará a modificação do Plano Diretor e será modulado a cada quatro anos. A perspectiva é entregar o Plano até junho de 2016. “Hoje nós vamos apresentar um resumo dessa visão de futuro coletada com esses vários grupos, tendo a realidade de Fortaleza Hoje e a Fortaleza que Queremos, a gente possa identificar os grandes desafios e iniciar o processo de construção das estratégias e objetivos para o Plano Fortaleza 2040”, afirmou o Presidente do Iplanfor, Eudoro Santana.

Conforme Eudoro Santana, o prefeito Roberto Cláudio lançará um plano emergencial com demandas das comunidades em março deste ano. “Em respeito à participação dos territórios e das comunidades que foi muito expressiva, com quase cinco mil participantes, o Prefeito decidiu para 2016 e 2017 ações emergenciais de curto prazo, que estão sendo detalhadas. São milhares de demandas que precisam ser vistas e organizadas”, disse Eudoro.

De acordo com o Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Ceará, Custódio Santos, é necessário pensar o planejamento urbanístico de Fortaleza. “A gente espera que, a partir de agora, a gente possa pensar a cidade para hoje e amanhã. Uma cidade desse porte você tem que pensar sempre a médio e longo prazo. A cidade é conjunta, temos que pensar onde moramos, estudamos, como nos deslocamos, como trabalhamos e como nos divertimos. Pequenas mudanças não são suficientes”, afirmou.

Plano Fortaleza 2040

O Plano Fortaleza 2040 é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, desenvolvida pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), com apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). É um plano de desenvolvimento urbanístico, econômico e social que orienta as ações públicas e privadas para transformar Fortaleza em uma cidade com alta qualidade de vida, com ampla oportunidade de negócios e que preserva e valoriza seu patrimônio cultural e ambiental.

Ele irá dotar a cidade de um plano de curto, médio e longo prazo, respeitando tudo o que já se tentou construir até o momento em termos de planejamento, como o PDPFor, o Planefor, o Pacto por Fortaleza, dentre outros planos produzidos.  O plano tem como objetivos maiores a transformação de Fortaleza em uma cidade de oportunidades, mais justa, bem cuidada e acolhedora; o incremento da oferta de oportunidades apoiadas na conexão racional de seus espaços públicos e privados; e a obtenção do controle eficiente de seu processo de desenvolvimento, com crescimento econômico e redução das desigualdades.

O Plano Fortaleza 2040 está sendo executado em três etapas: a “Fortaleza Hoje”, seguido por um amplo debate sobre “A Fortaleza que Queremos” construir até o ano de 2040. Finalmente, na última fase, são definidos planos, diretrizes e ações para o alcance dos objetivos propostos e o modelo de governança.

Fonte: Jornal O Estado