Maior Eficiência – Integração de modais e custo logístico em debate

Fonte: Jornal Diário do Nordeste – Caderno Economia

Evento realizado em Fortaleza a partir de amanhã também abordará o transporte com segurança

 

A infraestrutura intermodal (marítimo, rodoviário, ferroviário e aéreo) será outro tema abordado na Feira Nacional de Logística. ( FOTO: MARCIO SHIMAMOTO )

Diante de um cenário de retração econômica, em que as empresas buscam reduzir custos, o aumento da eficiência logística pode ser fundamental para manter ou até conquistar novos mercados. A busca por alternativas para redução de custos logísticos será um dos temas a serem discutidos durante o XI Seminário Internacional de Logística e a Expolog – Feira Nacional de Logística, que será realizada no Centro de Eventos do Ceará, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

“Durante a Feira, nós temos que mostrar como se trabalha a crise e o que devemos fazer para sair dela. Vamos estar muito afinados com isso porque é nessas horas que a gente tem que mostrar força e ver o que pode ser superado”, destacou Clóvis Nogueira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (Setcarce).

Um dos temas que serão destaque no evento é a importância da integração de modais (rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo) no transporte de cargas, além da infraestrutura intermodal do País e de desafios e oportunidades para o setor do agronegócio. O assunto será abordado por Fernando Fonseca, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Roberto Santana Matias Frota, coordenador de Carga Internacional e Logística do Aeroporto Internacional Pinto Martins; Elisângela Lopes, assessora técnica da Comissão de Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dentre outros.

“A Expolog é um dos eventos do Brasil que mais trabalha a intermodalidade”, diz Enid Câmara, gestora da Expolog. “Os principais setores da economia, como o do agronegócio, ainda perdem muito com o desperdício. E como um dos principais desafios do País é a redução de custos e a integração, teremos painéis para que a gente possa analisar como esses modais podem trabalhar integrados e quais são os gargalos”.

Roubo de cargas

Hoje, uma das principais preocupações do setor de transporte é a segurança. A palestra de abertura da Expolog será proferida pelo coronel Paulo Roberto de Souza, assessor da NTC & Logística e um dos principais especialistas no assunto do País. “Hoje, no setor de transporte de cargas, nós temos um grande gargalo que é o roubo de cargas. Por isso estamos trazendo a maior autoridade sobre segurança nessa área”, diz Clóvis Nogueira.

Ao todo, mais 2 mil pessoas já estão inscritas no evento, que terá 100 empresas expositoras e parceiras. A expectativa dos organizadores é que, durante os dois dias, mais de cinco mil pessoas passem pela Feira, que neste ano contará com uma área exclusiva para realização de negócios entre os participantes.

Mais informaçõesintegracaomodais-expolog-2016

Expolog – Feira Nacional de Logística / XI Seminário Internacional de Logística, de 30 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará.