Foz do Iguaçu sedia o encontro anual de empresários da COMJOVEM Nacional

Fonte: TRC News
Evento

11

Empresários e futuras lideranças de todo o Brasil desembarcaram em Foz do Iguaçu, no Paraná, para o Congresso NTC 2019 e 12º Encontro Nacional da COMJOVEM, que aconteceu entre os dias 07 a 10 de novembro no Wish Resort em Foz do Iguaçu (PR). Durante os quatro dias do evento, aconteceram reuniões, palestras, fóruns de debates e muitas outras atividades para transportadores, profissionais do setor e suas famílias.

Na abertura do encontro, o coronel Sérgio Malucelli, presidente da entidade anfitriã, a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e o patrono da COMJOVEM Nacional, Flávio Benatti, vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), deram as boas-vindas aos participantes.

WhatsApp Image 2019 11 11 at 15.58.57

Ao dar as boas vindas ao público de 300 pessoas presentes à abertura, Malucelli manifestou a satisfação dos transportadores paranaenses por receberem pela segunda vez em Foz do Iguaçu empresários de todo o país. Para os jovens empresários, disse: “vocês representam a renovação e a inovação de tudo aquilo que o Brasil precisa. Quando vemos jovens como vocês se destacando no cenário nacional, chegamos à conclusão de que estamos no caminho certo. Tenham certeza de que precisamos muito de vocês que alinhados com àqueles que já tem grande experiência, terão sucesso em suas carreiras e o transporte rodoviário de cargas alcançará os seus objetivos”.

51

Benatti fez questão de lembrar os altos postos que ex-integrantes da COMJOVEM vem galgando, como é o caso do Deputado Federal por Minas Gerais. Lucas Gonzalez, e de Tayguara Helou atual presidente do Setcesp considerado o maior sindicato empresarial de transportes do país e que tem a responsabilidade de tratar das questões intrincadas que o transporte rodoviário de cargas enfrenta na maior região metropolitana do país. Disse ter certeza de que “vamos ainda nos orgulhar muito de vocês, aliás, já nos orgulhamos. Este setor precisa muito de pessoas jovens e preparadas como vocês”. Mas não deixou de agradecer aos presidentes de sindicatos e federações que sempre apoiaram o projeto da COMJOVEM, “sem eles não teríamos chegado até aqui”. E completou emocionado: “é muito bonito ver este auditório lotado e o comprometimento de vocês.” “Tenho certeza que o transporte brasileiro tem futuro, um futuro brilhante nas mãos de vocês”.

WhatsApp Image 2019 11 11 at 15.58.58

Convidado pela FETRASNSPAR e pela Coordenação Nacional da COMJOVEM, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, eleito para o cargo aos 35 anos de idade. “Venho como vocês do setor produtivo, fui do Conselho de Jovens empresários da Associação Comercial do Paraná. De uma família de empresários que depende de sucessão e de políticos, meu avô foi governador do Paraná na década de 1960. Portanto, desafio duplo. Trago uma mensagem de inovação, sem ela, como disse outro dia o jornalista Ricardo Amorim, sem ela seremos engolidos. Vale para a iniciativa privada, mas também para o poder público, por isso, a prefeitura de Curitiba investe muito em ações inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos a ponto de ter sido eleita a capital mais inovadora do Brasil”. “A minha vinda aqui é para que possamos trocar ideias, sobretudo na área de inovação” concluiu.

WhatsApp Image 2019 11 11 at 15.58.581

Já citado por Flávio, o Deputado Federal Lucas Gonzalez, se pronunciou com a reflexão de que “hoje somos jovens, mas podermos continuar jovens mesmo que com muitos anos a mais. Jovens com ousadia. Mais do que o dinheiro, mais do que o lucro, mais do que as viagens que fazemos, é fundamental que cada um de nós se apaixone de novo pelo nosso país e que se apaixone de novo pelo que transportamos, o que não é carga, são sonhos e esperança”. Gonzalez contou que em 2015 sua empresa promoveu “um encontro do Sindicato de Minas Gerais, o Setcemg. Foi aí que surgiu a COMJOVEM, de Belo Horizonte”. Falando como ex-integrante da COMJOVEM, ressaltou que “a COMJOVEM representa uma grande oportunidade, é nela que o nosso fardo do dia a dia fica mais leve, estabelecemos nossas redes de relacionamento, conhecemos mais do nosso negócio e principalmente nos capacitamos. Um avô dizia que ‘as raposas de amanhã não comem os ovos de ontem’, por isso a capacitação para a inovação é fundamental.”

WhatsApp Image 2019 11 11 at 15.58.59

Encerrando essa parte da cerimônia de abertura, o diretor financeiro e presidente virtualmente eleito da NTC&Logística, Francisco Pelucio, fez questão de lembrar os nomes de todos os ex-coordenadores e vice coordenadores nacionais de 2007 até hoje: André Ferreira, Roberto Mira Jr, Baldomero Neto, Alexandre Aires, e Antonio Neto, destacou a excelência do trabalho da equipe atual, composta pela Coordenadora Nacional, Ana Carolina Ferreira Jarrrouge e pelos vice coordenadores Andre de Simone e Antônio Ruyz. Desejou ainda sucesso à nova coordenação que inicia seus trabalhos em janeiro de 2020 que terá à frente André de Simone e como vices Joyce Bessa e Antônio Ruyz.

WhatsApp Image 2019 11 11 at 15.58.591

41

Pelucio ressaltou que em todos os anos em que participou das diversas diretorias da NTC representou seus presidentes por diversas ocasiões e que esta vez o fazia novamente, mas em momento muito especial por se tratar do último evento da gestão José Hélio Fernandes, ausente por estar convalescendo de uma enfermidade. Pediu então para que fosse lida uma mensagem que o atual presidente enviou a todos os participantes, em particular aos 100 jovens empresários presentes à cerimônia.

21

Em sua mensagem, Fernandes disse: “decidi enviar a todos esta mensagem de abertura porque durante seis anos jamais deixei de fazê-lo e, especialmente, porque este é o último evento a ser realizado pela nossa entidade durante a minha gestão. A partir de janeiro teremos um novo presidente, um novo caminho, mas o objetivo da entidade continuará o mesmo, ou seja, a firme defesa dos interesses do Brasil e do nosso setor, ambos absolutamente coincidentes”. Para a COMJOVEM deixou um recado claro: “Tenho confiança absoluta nos jovens empresários do transporte brasileiro e em seu compromisso com o trabalho sério sem se deixar que suas metas sejam contaminadas por vaidades e personalismo. Vocês têm um mundo por conquistar, pois então, conquistem-no!”

31

José Hélio não deixou de agradecer a Flávio Benatti “por ter pavimentado a estrada para que as turbulências que enfrentamos não nos desviassem do rumo e pudessem ser mais bem suportadas. E ao seu futuro sucessor desejou “todo o coração que meu amigo Francisco Pelucio, com seu jeito simples e pulso forte tenha sorte porque não lhe faltam capacidade de liderança, competência e seriedade e, acima de tudo lealdade, atributos fundamentais para que se possa exercer o cargo de presidente da NTC”.

6 capa1