CENÁRIOS DO VAREJO 2013

cnearios do varejo - fonte diario do nordeste

Aconteceu nos últimos dias 21 e 22 de fevereiro, na sede da CDL de Fortaleza, a 7ª edição do “Cenários do Varejo. O evento foi baseado na maior convenção mundial do varejo, a Retail’s Big Show, realizada anualmente em Nova Iorque pela National Retail Federation, entidade equivalente à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O objetivo foi replicar para os empresários locais as tendências do comércio varejista mundial, estimular a troca de experiências entre os participantes, atualizando-os acerca das novidades do setor.

Como participante do evento, representando o SETCARCE e a FACIC, o consultor Gerardo Barbosa ressaltou duas palestras para condensar o que foi visto na feira: a do membro da NRF e do Comitê Executivo Global da Deloitte de Líderes da Indústria, Reynaldo Saad, e a da pesquisadora e doutora em T.I aplicada ao varejo, Regiane Romano.

Reynaldo que apresentou a palestra “Como ultrapassar barreiras vem alavancando o varejo mundial” traçou um panorama do cenário varejista mundial a partir da crise financeira de 2008, apresentando as perspectivas de crescimento na Europa, EUA, Japão Asia e BRIC’s, a pesquisa “Maiores Empresa do Varejo Mundial” e as características do cenário atual. Saad afirmou ainda que o ponto de venda dentro do varejo é uma das mais importantes ferramentas de comunicação, destacando que o comércio local está atualizado com as inovações e demandas em relação às regiões Sul e Sudeste.

Regiane que falou sobre “Tecnologia aplicada ao varejo: o que o mundo já vem fazendo e o que vem em seguida” apresentou as novas tendências para o setor e ressaltou que muito do que foi exposto no Retail´s Big Show já está acontecendo: “Praticamente tudo o que foi exposto lá, está pode ser aplicado aqui. Interatividade, entretenimento, integração de canais, tecnologia. Se você observar, até o pequeno varejista começa a se preocupar com o ponto de venda dele, que ali o sistema de gestão de clientes e de administração se torna palpável”.

Texto do Consultor Gerardo Barbosa

 




Postagens Relacionadas