O presidente do Setcarce e diretor Institucional da Fetranslog Nordeste, Marcelo Maranhão, segue em Nova York participando da 36ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT). O evento reúne líderes empresariais e políticos com atuação no setor, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), e será encerrado nesta quinta-feira.
Uma questão de grande relevância para os empresários do setor de transporte rodoviário brasileiro, debatido no primeiro dia do evento da CIT, ontem, foi relativa ao seguro. “Essa batalha que vem sendo travada entre transportadores e embarcadores. Foi aprovado, por unanimidade, que será feita uma moção ao Governo do Brasil, em apoio ao transporte de carga brasileiro, que o seguro deverá ser feito, exclusivamente, pelo transportador”, afirma Maranhão.
“Neste primeiro dia ainda foram discutidos assuntos relativos à questão de segurança no transporte de cargas e passageiros, principalmente no que diz respeito a aeroportos e portos. Aplicação de novas tecnologias, para aumentar a segurança tanto dos passageiros, quanto das mercadorias transportadas”, explica. Representantes de outros entidades brasileiras também estão nos Estados Unidos, como os presidentes Paulo Afonso Lustosa (Fenatac); Arlan Rodrigues (Fetranslog Nordeste) e Sebastião Segundo Dantas (Setsern).
Hoje, dentre os principais temas debatidos no evento, três deles envolvem diretamente o setor de transporte e logística brasileiro. A partir das 16h45, hora de Nova York, André de Simone, integrante da Comjovem Nacional, abordará o tema: ‘15 anos representando o transporte de carga por caminhões’, pela NTC&Logística.
Já o vice-presidente da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Paulo Gaba Júnior, apresentará a palestra intitulada: ‘As mudanças nas matrizes energéticas’. E Ana Paula Motta Cardoso, diretora Institucional da CIT, falará sobre ‘Educação digital, África Austral do Sest/Senat’. O encerramento dos trabalhos, com a foto oficial em frente ao Edifício sede da ONU, está marcado para as 18 horas local.
Fonte: adaptável PortaLIN