Premio Melhoria da Qualidade do Ar – Estado Verde recebe Destaque Ambiental

Premiomelhoriaqualidade do arO 23º Batalhão de Caçadores foi o palco para a entrega do 10º Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2013, oferecido pela Federação dos Transportes Rodoviários do Ceará, Piaui e Maranhão (Cepimar). A comenda foi entregue ontem em uma solenidade recheada de personalidades, empresários e colaboradores dos diversos setores ambientais e das 29 empresas concorrentes ao prêmio. A gestora ambiental e editora do caderno O estado Verde (OeV), do Jornal O Estado, Tarcilia Rego, foi a grande homenageada do dia, recebendo das mãos do vice-presidente da Cepimar, Dimas Barreira, o Troféu Destaque Ambiental.

De acordo com Tarcilia, o setor dos transportes é conhecido como um grande poluidor ambiental e, com este prêmio, a entidade vem reconhecer o trabalho do Caderno Verde como um forte instrumento de educação ambiental. Para ela, a comenda também tem como objetivo mostrar a preocupação dos empresários com a preservação ambiental e a promessa de levar para suas operações iniciativas que amenizem ainda mais os problemas causados pela poluição. No total, 12 empresas foram certificadas com a “Qualidade Empresa 100%” e “Selo 100%”.

“A Cepimar está dando o exemplo para outros setores de que trabalhar o Meio Ambiente dá certo e traz lucro para as empresas. É bom para o Meio Ambiente e bom para a parte financeira das empresas. E isso acaba atraindo mais interessados já que vivemos em um mundo capitalista”.

A gestora salientou que o mais importante do Prêmio é a disseminação dos cuidados com o “verde” tanto como uma ferramenta empresarial como social. Para ela, campanhas de educação ambiental, que muitas empresas encabeçam, são formas eficientes de divulgar ações conscientes que proliferem a preservação ambiental e desenvolvem o bem-estar “natural”.

ALÉM DA REDUÇÃO

Dimas Barreira explicou que o agraciamento vai além da questão da redução de emissão de poluentes. De acordo com ele, o prêmio é mais abrangente no momento em que qualifica os empreendedores com a certificação “Empresa 100%”. Até porque, Dimas salientou, que muitos especialistas que julgam os concorrentes são de fora da Cepimar, mostrando o grau de exigência e de diversificação da comenda.

“Também são analisados ações que vão além da qualidade do ar. Questões como reutilização de resíduos das empresas, e ações de reciclagem e educação ambiental para os funcionários também fazem parte de todo um processo que visa a desenvolver o discurso ecológico que é muito ligado ao nosso setor. Entendemos o Transporte Coletivo como solução de poluição das grandes cidades”.

Representando o setor de cargas, o SETCARCE – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará, esteve presente com seu presidente Clovis Nogueira Bezerra, e os Diretores Angela Daniel e Ageu Almeida. O  evento, contou ainda com a presença de representantes da Motoliner Transportes e Confiança Mudanças.

Fonte: Jornal o Estado – com edição do SETCARCE.