Obras para a Copa vão começar até setembro

Foto 24.07.2012Mobilidade urbana

Obras para a Copa vão começar até setembro

Comissão divulgará, a partir de hoje, as empresas aptas a participarem do processo licitatório

A Comissão de Licitação da Prefeitura de Fortaleza, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf) recebeu, na manhã de ontem, os envelopes de licitação para as obras nas Avenidas Raul Barbosa, Dedé Brasil, Via Expressa, Paulino Rocha e Alberto Craveiro. As intervenções fazem parte das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo Fifa 2014 e terão início, de acordo com a Prefeitura, até o início do mês de setembro. O total de investimentos é da ordem de R$ 235 milhões.

De acordo com a Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii), a partir de hoje, a Comissão divulgará as empresas aptas a participarem do processo, e cabe às não habilitadas, se desejo for, entrar com recurso em um prazo máximo de cinco dias úteis.

Não havendo recursos, a expectativa é que o processo licitatório seja concluído até o fim da primeira quinzena de agosto, e as obras retomadas até o início de setembro, cumprindo, assim, o prazo de conclusão inicial, em agosto de 2013.

O novo edital de licitação foi lançado pela Prefeitura no dia 15 de junho, após pedido de rescisão do contrato pela construtora Delta, e traz mudanças visando o cumprimento do prazo para conclusão das intervenções.

O novo edital determina que a empresa vencedora terá que cumprir uma carga horária de 24 horas diárias para o cumprir o cronograma, além de contemplar as obras de mobilidade urbana previstas na Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo, incluindo túneis e viadutos.

Serviços

Entre as obras a serem realizados estão a restauração das avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil e Paulino Rocha para a implantação do serviço Bus Rapid Transit (BRT), que consiste em corredores exclusivos para ônibus. A Avenida Alberto Craveiro passará, ainda, por alargamento e ganhará um túnel no cruzamento com a Dedé Brasil e a Paulino Rocha. Para facilitar o acesso ao estádio Castelão, será implantado na Avenida Dedé Brasil o complexo viário da Parangaba, que engloba a construção de viadutos nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Frank.

Já a melhoria do acesso do Aeroporto Internacional Pinto Martins à zona hoteleira da capital é o que está previsto com as intervenções no Eixo Via Expressa/Raul Barbosa, onde um viaduto será construído no cruzamento com a Rua Murilo Borges e a Raul Barbosa.

Também serão construídos túneis nos cruzamentos da Via Expressa com Santos Dumont, Padre Antônio Tomás, e Alberto Sá, além de um túnel longitudinal entre a Santos Dumont e a Padre Antonio Tomás. As vias receberão, ainda, melhorias na drenagem, na malha viária e na iluminação pública.

No sentido de agilizar o processo de execução dos trabalhos, a Prefeitura informou que intensificou as negociações para a desapropriação dos imóveis na Avenida Alberto Craveiro e com as concessionárias de serviços públicos responsáveis pelas intervenções necessárias, como, por exemplo, a retirada de postes de iluminação pública e cabos de fibra ótica nos locais das obras.

RENATO BEZERRA
ESPECIAL PARA CIDADE

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE –

Edição: 24.07.2012