O presidente do SETCARCE, participou da primeira Reunião Ordinária da NTC&logística - 2023
Diversos assuntos foram discutidos pelos representantes de sindicatos e federações, como a logística sem papel, BNDES, o percentual do biodiesel, roubo de cargas, dentre outros.

Aconteceu na última quinta-feira (09) a primeira reunião ordinária Conjunta de Diretoria e Conselho Superior da NTC&Logística do ano, contando com a presença de presidentes de federações e sindicatos, membros da diretoria da entidade e técnicos.

Na oportunidade esteve o presidente do SETCARCE, Marcelo Maranhão ao seu lado o presidente do SETCEMA, Antônio Marcos.

O compromisso aconteceu nas dependências da subsede da entidade em São Paulo e na ocasião, Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, iniciou apresentando os próximos eventos da entidade, agradecendo a presença de todos e ao apoio ao seu mandato o qual foi estendido. Na ocasião, também comentou referente a primeira edição do CONET&Intersindical 2023: “Teremos o maior CONET&Intersindical de todos os tempos, com todas as inscrições esgotadas, tanto presencialmente quanto virtualmente, tem tudo para ser um grande evento e muito enriquecedor para o setor”.

Em seguida, o presidente da entidade passou a palavra para o vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, para iniciar as discussões junto aos presentes: “Temos grandes assuntos e desafios para enfrentar esse ano no que diz respeito ao transporte de cargas, tanto economicamente quanto politicamente, e vamos precisar estarmos unidos para termos sucesso naquilo que nos diz respeito e nos atentar as nossas necessidades”.

Em sequência, Francisco Pelucio solicitou ao  vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, para prosseguir com a reunião: “Temos alguns projetos de leis e medidas em andamento, entre eles a desoneração da folha de pagamento, que é fundamental para o setor rodoviário de cargas, do qual saiu a notícia de que deverá ser incluído de forma permanente através de uma reforma trabalhista, e isso nos preocupa por sabermos que o STF é complexo, por isso temos que trabalhar na supervisão dos próximos passos dessa pauta”, comentou o vice-presidente.

Ainda nas discussões, foram abordados temas como a MP 1.153/2022, que trata sobre a exclusividade de contratação dos seguros pelo transportador, dessa forma, o assessor Dr. Marcos Aurélio Ribeiro indicou a grande preocupação do setor com essa temática: “No que se trata da exclusividade da contratação de seguros pelo transportador, essa é uma questão que vem a longos anos de discussão aqui na NTC e foram feitas as apresentações de projetos no congresso nacional, além de que no final do ano também houve uma ampla discussão com o ministério da infraestrutura sobre o projeto de lei, sendo de interesse dos embarcadores, transportadores e autônomos, a possibilidade de isso ser feito através de uma Medida Provisória”.

Ainda na ocasião, o assessor jurídico da NTC&Logísitca, Narciso Figuerôa Junior, indicou os principais tópicos trabalhistas: “Referente à área trabalhista e as propostas feitas, ainda não temos nada concreto, apenas manifestações de que há uma necessidade de haver uma reforma sindical. Também discutimos a regulamentação do trabalho por aplicativo, assuntos estes os quais precisamos ficar atentos às propostas que o governo encaminhará posteriormente”.

O presidente do FETCESP, Carlos Alberto Panzan, também citou a importância do alinhamento entre os presentes na discussão das pautas abordadas para um trabalho unido para o transporte rodoviário de cargas.

Diversos outros assuntos também foram discutidos pelos representantes de sindicatos e federações, como a logística sem papel, BNDES, o percentual do biodiesel, roubo de cargas, dentre outros.

O coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, também aproveitou o momento para apresentar os próximos eventos da comissão junto aos vice-coordenadores, Geovani Serafim e Joyce Bessa, que também marcaram presença na reunião.

Os demais presentes ainda comentaram o andamento de suas áreas e suas atividades e como vem sendo o desenvolvimento junto aos órgãos responsáveis sobre os temas de maior impacto para o transporte rodoviário de cargas.

Em suma, todos os representantes agradeceram o apoio das entidades, comissões e as equipes envolvidas nas pautas abordadas e nos trabalhos sendo feitos, o presidente Francisco Pelucio então finalizou as atividades novamente parabenizando a participação de todos e pelo esforço para que o evento do CONET&Intersindical aconteça, passando a última palavra para o Antônio Luís da Silva Júnior, que irá assumir a presidência da SETCEMG: “Agradeço imensamente a NTC&Logística pelo acolhimento e apoio, é sempre um prazer estar presente junto de pessoas que se esforçam para obtermos o melhor para o nosso setor, e o objetivo sempre será continuar fortalecendo o segmento”, finalizou.

 

Fonte: Adaptavél NTC&logística