Está sendo realizado em João Pessoa – PB, nesta sexta-feira, 06, o III Fórum de Transporte e Logística da Paraíba. O evento teve início às 8 horas no auditório da Faculdade Maurício de Nassau e, prestigiando o evento, conta com a participação do presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra e do assessor jurídico José Damasceno Sampaio. Participam também o vice- presidente do SETCERN, Sebastião Segundo, a vice – presidente do SETCEMA, Marinês Todescatto, o diretor do SETCAL, Luiz Vasconcelos e o assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueiroa Junior.
Postagens Relacionadas
O Seminário realizado nesta quarta-feira, 03/04, na sede do SETCARCE, ministrado pela Auditora Fiscal do Trabalho Dra. Ervanis Brito, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará, e debates do Assessor Jurídico do SETCARCE, Dr. José Damasceno Sampaio.
Foram debatidas as dificuldades enfrentadas pelas empresas de transporte de cargas para atender as exigências na contratação de Jovens Aprendizes devido às peculiaridades do setor.
A empresa BgmRodotec realizou na tarde da quarta-feira 26/09/2012, no auditório do SETCARCE, Orlando Monteiro, palestra sobre Gestão de Conhecimento na Busca de Melhores Resultados para Empresas de Transporte. Apresentada pelo Gerente Comercial Nacional da BgmRodotec, Valter Luiz da Silva, a empresa aplicou a realidade das transportadoras para o programa de gestão desenvolvido. Como divulgado, houve o sorteio da viagem de ida e volta para São Paulo para visita técnica às instalações da BgmRodotec. A empresa associada ganhadora foi a Tecmar Transportes.
Informamos a edição da Portaria 218/2012 – da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza – AMC, publicada no Diário Oficial do Município em 09/11/2012, que – Regulamenta a circulação de caminhões, com ou sem carga, nos corredores e áreas com restrição de circulação nas vias urbanas do Município de Fortaleza-CE, conforme sinalização de regulamentação, e dá outras providências.
De autoria do vereador Salmito Filho, o projeto de lei que pretende restringir a circulação de caminhões na Capital já despertou a preocupação do setor comercial fortalezense. Para o presidente da Federação das Câmara dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) e empresário do setor supermercadista, Honório Pinheiro, se posto em vigor, o projeto deixaria a Cidade desabastecida. “Nós não temos outros tipos de transporte – fora os caminhões – suficientes para abastecer restaurantes, óticas lojas de calçados, material de construção e tantos outros estabelecimentos”, argumenta Pinheiro.
Leva o jamegão da deputada federal cearense Gorete Pereira (PR) projeto que determina a extinção de processo trabalhista que não tenha sido julgado em oito anos. Como a maioria da ações do gênero é movida por empregados, Gorete deve entrar na lista negra dos sindicatos. Mas será que ela dá bola para isso?
Com o apoio da FETCESP e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, em parceria com a Escola Judicial, realizou Seminário Trabalhista, no último dia 7 de agosto, em São Paulo/SP. As discussões do encontro versaram sobre vários temas como aspectos polêmicos da Lei 12.619/2012, a prevenção de riscos e da dignidade humana, relações de trabalho do motorista, acidentes de trabalho e responsabilidade civil do empregador. Na abertura, a desembargadora Sílvia Regina Pondé Galvão Devonald, vice-presidente administrativa do TRT da 2ª Região e gestora regional do Programa Trabalho Seguro, pontuou as ações do TRT-2 em relação ao programa, de iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), cujo foco em 2013 é o setor de transporte. Ela citou: “Houve 711.164 acidentes de trabalho em 2012, só entre empregados formais. Ficaram incapacitados com sequelas permanentes 40 trabalhadores a cada dia, e houve uma média de oito mortes diárias. O TRT-2 se engaja e vai a campo para combater este panorama”. O presidente da FETCESP, Flávio Benatti, destacou a importância das discussões com o judiciário sobre temas trabalhistas. “A Lei 12.619/2012 traz vários temas polêmicos, alguns de difícil aplicação e, por isso precisa de alguns aperfeiçoamentos. No entanto, ela está em vigor e deve ser aplicada por todos”, alertou Benatti.
Foi realizada na quarta-feira dia 18/01/2012 a primeira reunião da Diretoria do SETCARCE. Com a presença dos diretores Ageu Monteiro, Angela Daniel, Claire Anne Lima, Francisco Júlio Farias, Ivanilo Ribeiro, Rubens Alves, Valdemar Bernardino e o assessor jurídico José Damasceno Sampaio, o Presidente Clovis Nogueira Bezerra atualizou os presentes informando que o SETCARCE contratou a Brainware Consultoria para a implementação de um sistema de gestão sindical com intuito de melhor atender seus associados.
A Diretoria se reuniu para discutirem sobre a burocracia que os transportadoras de produtos perigosos estão encontrando para obter Licenças Ambientais. Deliberarem também sobre a organização da Festa de Aniversário do SETCARCE que em abril deste ano comemora 70 anos de fundação.
O Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra e o Superintendente da Termaco Logistíca, Francisco Pontes, participaram de reunião na sede da Polícia Rodoviária Federal do Ceará,no dia 26/07/2011 para debaterem sobre a Restrição de Circulação de Veículos em toda Fortaleza. Nesta reunião, apresentaram o Ofício enviado pelo SETCARCE em atenção ao Presidente da AMC, Fernando Bezerra, datado em 21 de Julho que apontou como necessário um estudo técnico para a tomada de medidas, sugerindo inclusive, a criação de um grupo de estudos, o qual tem um grande interesse em participar. A próxima Reunião acontecerá na terça-feira dia 02/08/2011 na PRF.
A medida, com relação aos caminhões com tara acima de 2,5 toneladas, visa desafogar o tráfego durante obras da Copa
Desde o dia 1º de março de 2010, a circulação de caminhões com tara acima de 2,5 toneladas em dias úteis, das 6h às 20h, está proibida na Aldeota, Dionísio Torres, Meireles e Varjota. Porém, segundo Fernando Bezerra, presidente da a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), pretende estender a restrição pelo menos para sete vias em Fortaleza: Raul Barbosa, Dom Manuel, Aguanambi, Domingos Olímpio, Via Expressa, Mucuripe e Leste-Oeste. Se a ampliação for concretizada os caminhões acima de 2,5 toneladas não poderão circular de 6horas as 8:30h e de 16h as 19h.
O trânsito em Fortaleza tem ficado cada vez mais complicado. Além de problemas estruturais pelos quais a cidade passa, o grande número de veículos em circulação tem contribuído para o caos enfrentado pelo fortalezense na hora de sair de casa.O presidente da AMC, Fernando Bezerra, reconhece que a quantidade de vagas é insuficiente para atender a demanda no Centro. Ele afirma que já não é possível fazer ampliações na região. “A gente reconhece que a situação é difícil. Fica complicado para os motoristas e para o comércio”. Segundo ele, a saída seria o carregamento e descarregamento durante à noite, quando a movimentação é menor.
O Gerente do SETCARCE, Espedito Róseo Silva Júnior, esteve presente com a comissão da Câmara Temática de Logística da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE durante visita ao TECA-Terminal de Logística de Carga da INFRAERO em Fortaleza – CE nesta quinta-feira, 05/07.
O Superintendente do Aeroporto, sr. Welington Santos, recepcionou a comitiva, que após explanação do Gerente de Logística de Cargas sr. Walber Barbosa no auditório, visitou as instalação do TECA-Terminal de Logística de Carga e as Obras de expansão do Aeroporto.
Especialistas acreditam que com o Nordeste fora do pacote de investimentos em logística do governo federal, as desigualdades sociais e econômicas irão aumentar. Fortalecimento político da região é uma das soluções apontadas.
A ausência de oito dos nove Estados do Nordeste, inclusive o Ceará, no Programa de Investimentos em Logística anunciado pelo Governo Federal, que prevê investimentos de R$ 133 bilhões em concessões para estradas e ferrovias, vão aumentar ainda mais as desigualdades sociais e econômicas da Região em comparação às áreas mais ricas do País, constatam especialistas ouvidos pelo O POVO.
s gargalos logísticos ligados à conexão entre os estados do Nordeste têm representado um entrave não apenas para a Região, mas também para todo o País, o qual arca com custos mais elevados por conta da infraestrutura deficiente. Abordado no livro “Integra Brasil: Fórum Nordeste no Brasil e no Mundo”, o tema deverá ser um dos desafios para a Região nos próximos anos.
Segundo o economista Cláudio Ferreira Lima, o desenvolvimento do Nordeste, nos últimos anos, foi benéfico para todo o Brasil
Segundo o economista e coordenador técnico do projeto Integra Brasil, Cláudio Ferreira Lima, o desenvolvimento do País, nos próximos anos, depende também do crescimento do Nordeste, que concentra 28% dos brasileiros.
Para o economista, enquanto a Região tiver renda significativamente abaixo da média nacional, obstáculos que emperram o crescimento do País permanecerão. “É o aumento da renda que pode fazer o mercado interno se expandir”, exemplifica. Ele acrescenta que o avanço do Nordeste, nos últimos anos, “mostrou que esse é o caminho” para alavancar a economia nacional.
Fonte: Diário do Nordeste – Economia
As operações “Alta Estação” e “Centro Seguro” foram lançadas nesta sexta-feira, 30, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Com o objetivo de reforçar o policiamento nas áreas turísticas e no Centro de Fortaleza, as operações devem mobilizar 822 homens, entre policiais militares, civis e bombeiros até março de 2013.
O Presidente do SETCARCE Clovis Nogueira Bezerra esteve presente ao evento, representando também a FACIC – Federação das Indústrias, Comércio e Serviços.
O Presidente do SETCARCE, Clovis Nogueira Bezerra, durante a reunião de “Encontros Temáticos e Grupos de Discussão sobre Logística Urbana” que aconteceu na sede do SETCARCE na quinta-feira 21/06/12, assinou o Termo de Apoio do CLUB – Centro de Logística Urbana do Brasil onde compromete-se a apoiar, realizar eventos, estudos e pesquisas sobre o tema “Logística Urbana” organizados pelo CLUB. Fortaleza está entre as sete cidades do Brasil (Belo Horizonte, Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Curitiba) que firmou parceria com o CLUB – Centro de Logística Urbana do Brasil.