Já foram executados até aqui 61% do projeto inicial durante sete anos em que a obra saiu do papel
Este viaduto próximo a Maracanaú, assim como vários outros equipamentos do Anel Viário encontram-se inacabados ( Foto: Fabiane de Paula )
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00:00 · 25.04.2017 / atualizado às 00:49
Paralisadas desde dezembro de 2015, as obras do Anel Viário de Fortaleza ganharam nova data para retomada dos serviços pendentes. Está previsto para o mês de junho, ainda sem dia específico, a continuidade da execução e melhoramento do equipamento. A empresa vencedora da licitação no valor de R$ 86 milhões foi a Torc Terraplenagem Obras Rodoviárias e Construções LTDA/Via Engenharia S.A (TORC-VIA). Conforme o Departamento Estadual de Rodovias (DER), o prazo estimado para conclusão é 450 dias, contados a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), fixada no último dia 19 de abril.
A duplicação do trecho se arrasta desde 2010, quando a obra era de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). À época, o orçamento divulgado pela Queiroz Galvão/EIT, então titular da intervenção, chegava a um montante de R$ 188,9 milhões. Por conta dos consecutivos atrasos, o Governo do Estado do Ceará assumiu a obra no ano de 2012 mediante autorização da União. O valor total saltou para R$ 224,4 milhões, um aumento de 18,7% se comparado à previsão inicial.
Em tempo, já foram executados 61% do projeto. O número revela que, durante os sete anos em que a obra saiu do papel, o órgão registrou pouco avanço no que diz respeito à celeridade no encaminhamento das pendências. Apesar dos atrasos, foram concluídas as pontes nos Rios Coaçu, Gavião e Siqueira, os viadutos do Nova Metrópole e Tronco Norte, assim como no entroncamento da CE-085 e das BRs 020/222. Até dezembro de 2015, já foram investidos no Anel Viário cerca de R$ 158,4 milhões.
Agora, caberá a ‘TORC-VIA’, dar continuidade ao equipamento. Pelo certame, concluído por meio do Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), é exigido que, além da obra, o consórcio ganhador do processo coloque em andamento o projeto executivo, os estudos ambientais, a obtenção de licenças, o levantamento das áreas e a desapropriação.
Melhorias
Desde a concepção, o projeto contempla a duplicação de um pavimento de concreto na margem esquerda da estrada já existente, por ter mais durabilidade. Dos atuais 11 metros, a pista passará a ter 33 metros de largura. Desse total, serão 16,5 metros em cada lado.
Com 32 km de extensão em sua malha viária, o Anel Viário inclui ainda canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos, faixa de segurança e nova sinalização.
Para melhorar o tráfego de veículos em pontos com alta incidência de engarrafamentos, a obra passa em pelo menos seis municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Tem início na CE-040, na altura do município do Eusébio, cruzando a BR-116 em Itaitinga com destino à CE -060 (Maracanaú). Segue também pela CE-065, em Maranguape, BR-020 (Caucaia) e finaliza na Avenida Mister Hull (BR-222).
(Colaborou Felipe Mesquita)