Modais de transportes no centro dos debates

A Expolog será realizada no período de 11 a 13 de novembro, no pavilhão oeste do Centro de Eventos do Ceará.

Em um momento de paralisia da atividade econômica, carente de saídas para o enfrentamento da crise; a construção de novos caminhos ou de novos atalhos que viabilizem a retomada e a dinâmica dos negócios no Estado passa necessariamente por um novo olhar para a logística adotada no Ceará e no País, seja sob o ponto de vista do mercado interno ou externo. Diante do atual cenário produtivo, a Prática Eventos promove no período de 11 a 13 próximo, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, o X Seminário Internacional de Logística e a Expolog – Feira Nacional de Logística.

“A Expolog é mais uma oportunidade de exposição de produtos e serviços e de debates de temas que contribuem para o crescimento organizado do setor, que permitem a formulação de novos planos para o futuro econômico”, antecipa a organizadora do evento, Enid Câmara. Segundo ela, pelo menos, 1.600 pessoas, entre empresários de vários ramos de negócios e representantes de entidades ligadas aos modais de transportes marítimos, aéreo e rodoferroviário, e do setor público, estão inscritos.

Conforme expôs Enid Câmara, a Expolog será dividida em quatro momentos, contemplando desde a realização do próprio seminário, para discussão de temas relacionados ao setor e trocas de experiências entre os operadores; rodadas de negócios para atrair e entrosar as empresas e o mercado consumidor e a feira em si. O último dia, 13 de novembro, será marcado por visitas técnicas dos participantes ao terminal de cargas da Infraero, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, e aos portos do Pecém, em São Gonçalo do Amarante e do Mucuripe, em Fortaleza.

Hub e concessões

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Ceará (Setcarce), Clóvis Bezerra, esse é um evento de grande importância para o setor que se relaciona e participa de todos os demais segmentos econômicos, mas também de grande significado para o Estado do Ceará, que luta para atrair o centro de conexões de voos (hub) da TAM, ao mesmo tempo em que o governo estadual sinaliza a possibilidade de transferir à iniciativa privada, por meio de concessões, áreas e algumas atividades do Porto do Pecém.

“Esses são dois temas que certamente estarão sendo debatidos no evento”, aponta Bezerra, lembrando ainda da oportunidade para se ampliar as discussões sobre a criação de um porto seco, no Ceará. Para ele, por sua abrangência e disponibilidade de área, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém seria o local mais indicado para o porto seco.

Bezerra avalia, também, que Fortaleza é a cidade mais preparada para receber o hub da TAM. “Não estou sendo bairrista”, responde o empresário, ao apontar características técnicas e de localização dos aeroportos de São Gonçalo, no Rio Grande do Norte, de Recife e de Fortaleza, que apontam o Pinto Martins – quando ampliado – como o mais adequado para receber o empreendimento da TAM.

Temas

A solenidade de abertura oficial da Expolog será às 9h30min do dia 11 próximo e contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Hélder Braga. Na oportunidade, o ex-ministro e atual presidente da Transnordestina Logística, Ciro Gomes, fará palestra sobre a ferrovia em construção no Nordeste.

O primeiro painel, marcado para começar às 14 horas, terá como tema o Desenvolvimento da Logística do Transporte Brasileiro; envolvendo apresentações e discussões sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará, programas de investimento em logística e as oportunidades de negócios no setor portuário, questões aduaneiras, tancagem, navegação de cabotagem, praticagem e inovações nas redes de serviços logísticos, dentre outros assuntos.

Fonte: Diário do Nordeste