Marcelo Maranhão Presidente do SETCARCE, será homenageado no Conet&Intersindical 2022, em São Paulo
A entrega da comenda acontece durante o jantar de encerramento do Conet&Intersindical, promovido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de agosto.

O presidente em exercício do Setcarce e diretor Institucional da Fetranslog Nordeste, Marcelo Maranhão, será um dos agraciados com a Medalha de Mérito do Transporte – NTC 2022, por sua forte atuação em prol do desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas. A entrega da comenda acontece durante o jantar de encerramento do Conet&Intersindical, promovido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de agosto.

Marcelo Maranhão participa de amplos debates do transporte de cargas Foto: Portal IN

Conforme apontado em pesquisa divulgada pela NTC&Logística em fevereiro deste ano, o setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) registrou os maiores índices de inflação média para os segmentos de carga, lotação e fracionadas desde 2003. Para refletir sobre o cenário dos custos com combustíveis nos próximos meses, a associação realizará este grande evento na capital paulista.

Com mais de 50 anos de história, o evento acontece semestralmente para publicar os resultados acumulados do frete e para debater os principais desafios enfrentados pelos protagonistas do setor. A programação é dividida em duas etapas, uma para cada dia de evento: a Conferência Nacional dos Estudos em Transportes, Tarifas e Mercado (Conet) e o Intersindical.

A primeira se dedica à divulgação de pesquisas e de análises a respeito dos cenários macroeconômico, político e social do País. O segundo, por sua vez, é o momento em que as lideranças sindicais de diferentes regiões do Brasil se encontram para discutir os temas considerados relevantes a serem enfatizados nos próximos meses e que serão encaminhados pela associação às esferas estadual e federal.

Pelucio diz que o evento traz propostas que impactam nos negócios das empresas

De acordo com o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “o Conet&Intersindical é um evento que temos, enquanto entidade, muito orgulho de produzir, pois as informações e as propostas que trazemos no dia afetam diretamente os negócios e todos os segmentos do País. Por isso, realizamos uma escolha criteriosa de palestrantes, de temas a serem levantados e cuidamos com atenção da programação de recepção dos participantes do evento”.

A pauta principal será a exibição dos resultados da pesquisa produzida pelo Departamento de Custos Operacionais (Decope) da entidade sobre os índices de custos no transporte. Conduzido por técnicos da área, o levantamento leva em conta as alterações nos preços dos combustíveis, dos pedágios, dos seguros e da compra de caminhões, de autopeças e de pneus, e muito mais.

Essas informações apresentam aos empresários uma base da evolução dos gastos envolvidos no transporte e na logística. Assim, são capazes de reavaliar os seus contratos e a condução dos seus negócios visando à sustentabilidade e à rentabilidade das organizações. Outros temas relevantes que serão discutidos durante o evento são as ações de integração nacional de combate ao roubo de cargas; aperfeiçoamento da legislação penal aplicável aos delitos no setor; balança das negociações coletivas do TRC em 2022 e impactos do Documento de Transporte Eletrônico.

Fonte: Balada In com edição do SETCARCE