Líderes do Setor de Transportes se Unem para Celebrar o 22º Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar em Fortaleza
Empresas alinhadas à agenda ambiental são reconhecidas por ações de impacto

Responsabilidade socioambiental não é apenas tendência: é reconhecimento. Na 22ª edição do PMQA (Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar), realizada nessa quarta-feira (9), em Fortaleza (CE), empresas do transporte receberam destaque por suas ações transformadoras para a sustentabilidade. Promovido pela Fetrans (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do CE, PI e MA) e pelo Programa Despoluir, projeto ambiental promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT, o Prêmio é uma das mais relevantes condecorações voltadas ao setor de transporte e reconhece as melhores iniciativas do último ano voltadas à responsabilidade ambiental.

A condecoração reconhece empresas do transporte que se destacam em práticas ambientais, com base em sua participação regular e nos resultados positivos no Programa Despoluir. Ao todo, 39 empresas estiveram na disputa dessa edição; e dez delas foram reconhecidas nas categorias Prata, Ouro e Diamante. A cerimônia foi realizada na sede da Fetrans, com a presença de empresários, sindicatos afiliados, autoridades, especialistas e gestores da Federação.

A solenidade destacou projetos que visam reduzir a emissão de gases poluentes, proteger os recursos naturais e promover inovação e práticas ambientais responsáveis. Desde 2002, o PMQA já premiou mais de 140 projetos desenvolvidos por empresas de transporte no Ceará, além de reconhecer 40 lideranças e instituições com o troféu Destaque Ambiental. A condecoração também estimula a construção de uma mobilidade mais sustentável por meio da valorização de boas práticas de gestão e inovação ambiental.

O reconhecimento recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, que é especialista em direito ambiental, marca uma trajetória dedicada à preservação e à gestão responsável dos recursos naturais. O parlamentar destacou o orgulho de fazer parte da construção de uma sociedade mais sustentável e a relevância das empresas e dos profissionais do transporte que atuam com efetividade nesse processo. “É motivo de orgulho saber que estamos construindo uma sociedade melhor, com iniciativas que valorizam o meio ambiente e a vida de todos”, afirmou.

Vencedores da premiação

 

Categoria Prata

Auto Viação Fortaleza

Viação Princesa dos Inhamuns

Termaco Terminais Marítimos

 

Categoria Ouro

 

Auto Viação São José

Transportes Urbanos Aliança

Viação Urbana

Daniel Transportes

 

Categoria Diamante

 

Auto Viação Dragão do Mar

Expresso Guanabara

Organizações Guimarães

 

Fonte: Confederação Nacional do Transporte