O governador Camilo Santana recebeu, na tarde de ontem (6), o embaixador da Holanda, Hans Peters, para discutir parcerias comerciais entre o Ceará e a Holanda e tratar da parceria firmada entre o Governo do Estado e o Porto de Roterdã, que será oficializada no fim deste mês, na Holanda. Há cerca de um ano, o Governo planeja a implantação de uma administração compartilhada e de rotas de transporte marítimo entre o Porto do Pecém e o porto holandês. No dia 19 de março, a comitiva do governador fará visita técnica ao porto holandês.
“Discutimos sobre parcerias entre o Ceará e a Holanda em áreas como turismo e captação de novas empresas para o Estado. Além disso, conversamos sobre a parceria que firmamos com o Porto de Roterdã, que vamos oficializar no fim deste mês”, disse o governador, logo após o encontro, em uma rede social.
Ainda na tarde de ontem, a delegação diplomática holandesa visitou a Casa da Indústria, onde se reuniu com Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Os holandeses têm interesse nos segmentos de logística, agronegócio, energias renováveis, recursos hídricos e turismo de eventos e esportes radicais.
“Temos que incentivar que o Porto Pecém faça negócios com o porto holandês por meio de hub, interligando com as necessidades empresariais do Brasil e também ao Canal do Panamá. A diminuição da distância, tempo e gasto com a rota marítima vai exportar a aptidão industrial e os negócios dos empresários cearenses”, destacou Beto Studart.
O embaixador holandês destacou as parcerias administrativas que Roterdã fecha com outros portos para facilitar o comércio internacional de cargas marítimas. “O porto cearense leva vantagem pela localização estratégica com a Europa e aos Estados Unidos frente a outros portos brasileiros do Sul”, disse.
Fonte: Diário do Nordeste