Vinte e oito representantes de órgãos governamentais, de empresas, instituições de ensino e especialistas do setor de logística participaram hoje (5/7), na Casa da Indústria, do Masterplan do segmento, conduzido pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A ação faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria.
Os participantes foram classificados em cinco mesas, contemplando os modais e temas sobre Capital Intelectual e RH, Aquaviário, Aeroviário, Ferroviário e Rodoviário. No encontro, foram analisadas ações prioritárias por meio de leitura, discussão e aprofundamento para o desenvolvimento do setor até 2020. Logo após essa etapa, foram classificadas as ações mais importantes; realizáveis em curto prazo; com viabilidade econômica, técnica, legal e ambiental; e viáveis para alcançar o impacto da visão.
A agenda prioritária tratada teve como ações, finalizar obras de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins de maneira a adequar toda sua infraestrutura às demandas e necessidades atuais e futuras de plano funcionamento. Além de realizar estudos para a implantação de centros de distribuição (CDs) em locais estratégicos com a automatização de serviços logísticos e ampliando soluções e serviços em logística integrada.
Houve também o momento de discussão sobre as possíveis ideias e soluções para o desenvolvimento dessas ações. As soluções foram julgadas por meio de critérios predefinidos onde as ideias que receberam as maiores notas foram escolhidas para a etapa seguinte: Prototipação. Essa fase propõe a transformação da ação em um plano de projeto. Para tanto, foi utilizada a metodologia do Project Model Canvas, uma ferramenta que oportuniza a elaboração de um plano de projeto de maneira rápida, visual e colaborativa, envolvendo a equipe em uma agenda estruturada de debates.
O SETCARCE esteve representado pelos Diretores Marco Massari e Marcelo Maranhão, e por Espedito Róseo Jr.
Fonte: Portal FIEC com edição do SETCARCE.