Aplicativo de fretes aumenta faturamento de caminhoneiros autônomos

Segundo o criador do TruckPad, o profissional pode chegar a ganhar até 50% a mais

A tecnologia tem facilitado o dia a dia de diversas pessoas e segmentos. Com o setor de transporte não é diferente. Um aplicativo criado para caminhoneiros autônomos ajuda o profissional a localizar o frete mais próximo. Com o TruckPad, por exemplo, o caminhoneiro pode acessar as ofertas de cargas em todo o Brasil, compartilhar a sua localização e negociar o frete direto com o contratante. 

Os benefícios são confirmados por Ademir Rogério Hoff Dirck, caminhoneiro autônomo há mais de 15 anos. Ele contou que conheceu o aplicativo por acaso ao fazer buscas de frete pela internet. “Apareceu um frete que estava no TruckPad por R$ 1.100,00. A mesma carga também estava em uma agência por R$ 890,00, porque eu precisava pagar a diferença da comissão do atravessador.” Para Ademir, além de acabar com a figura do agenciador de beira de estrada, a tecnologia contribui na localização de cargas independente do lugar onde o profissional esteja. “Depois que passei a usar o aplicativo, meu faturamento aumentou, no mínimo, 15%”, salientou. 

Segundo Carlos Mira, criador do TruckPad, com o uso do aplicativo, um caminhoneiro autônomo pode chegar a ganhar até 50% a mais. “Existem atravessadores que não agregam nenhum valor. São os chamados ‘chapas’, que chegam a cobrar até 30% sobre o valor do frete do caminhoneiro. Não estou me referindo a empresas e agências de cargas organizadas. Estou falando dos atravessadores de beira de estrada”, observou. 

O uso da tecnologia é simples. O caminhoneiro precisa fazer o download em um smartphone e realizar o cadastro. Depois que ele diz quem é e quais são as características do caminhão, o TruckPad localiza a carga mais próxima disponível para frete. “Hoje, são mais de 25 mil cargas ofertadas, por dia, que o caminhoneiro pode escolher e negociar direto com o contratante.” Pelo aplicativo, também é possível ter uma estimativa do valor do pedágio e do combustível que será utilizado na rota. 

Para as empresas de transporte, o cadastro é feito somente pelo site. Elas colocam as características do caminhão que precisam e a oferta vai para o banco de dados do aplicativo, que envia direto aos caminhoneiros. Por meio de geolocalização, é possível encontrar o profissional disponível mais próximo. “Já teve casos do caminhoneiro estar parado em frente à transportadora”, lembrou. 

Ronaldo Ramires Lorieri trabalha há dois anos como gerente operacional em uma empresa de transportes. Há seis meses, ele conheceu o aplicativo e teve a sua rotina facilitada. Antes, o gerente precisava ir atrás do caminhoneiro em paradas ou postos de gasolina para despachar um frete. Hoje, ele chega a receber de 50 a 80 contatos, por dia, pelo sistema. “Ao invés de a gente procurar o motorista, é ele quem nos procura. Além de ter mais comodidade, meu tempo foi otimizado e ainda conseguimos melhorar o preço”, contou. 

Em junho deste ano, o aplicativo ultrapassou a marca dos 120 mil downloads. Atualmente, ele conta com um banco de dados com mais de 300 mil nomes de motoristas autônomos no Brasil. Destes, mais 70 mil acessam o sistema todos os dias. Além disso, cerca de quatro mil empresas também usam o TruckPad. O download do aplicativo é gratuito e está disponível apenas para smartphones com sistema Android.  

Para acessar o site do TruckPad, clique aqui. 

O TruckPad foi o primeiro aplicativo desenvolvido especificamente para conectar o caminhoneiro à carga, mas outros, como a Sontra Cargo e o Quero Frete também oferecem o serviço. 

Thays Puzzi

Agência CNT de Notícias