A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta segunda-feira (21/08), no Diário Oficial da União, novo cronograma adiando para 2018 a obrigatoriedade da instalação dos TAG do RNTRC.
Segundo o novo cronograma, o período de instalação voluntária será até o dia 07/01/2018.
Este adiamento veio atender o pleito das Federações responsáveis pelo recadastramento do RNTRC, para que a metodologia de distribuição e instalação possa ser melhor debatida entre as Federações e a ANTT.
Como este assunto ainda está sendo discutido pelas entidades, sugere-se que o transportador não adquira seus TAGs neste momento, pois as Federações estão buscando soluções com custo menor que o atual.
A programação de instalação tem início com um grupo voluntário, ou seja, aqueles transportadores de qualquer estado que têm interesse em instalar, prontamente, a tag eletrônica em seus veículos. O período para esse grupo vai de 1º/8 a 7/1/2018. A partir do dia 8/1/2018, os grupos são separados por ente federado. O grupo 1 inclui os veículos com placa do Distrito Federal e de Goiás; os veículos de Minas Gerais formam o grupo 2; o terceiro grupo é composto pelos veículos do Estado de São Paulo; Rio de Janeiro e Espírito Santos compõem o grupo 4; o grupo 5 é formado por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Paraná e Santa Catarina são o grupo 6; Rio Grande do Sul forma o grupo 7; e os demais estados fazem parte do grupo 8. Confira, na tabela abaixo, o período de instalação cada um dos grupos:
Fonte: ANTT/Sitcarga