Seg, 02 de Setembro de 2013 11:01 |
Um novo sistema que permitirá mais agilidade na hora da passagem pelos postos fiscais será implantado nas rodovias do Brasil a partir da segunda quinzena de setembro. As vias passarão a utilizar, em formato piloto, uma ferramenta para o rastreamento automático de cargas e documentos fiscais eletrônicos desses veículos por meio de radiofrequência. Trata-se do sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias, denominado Brasil ID, que é coordenado pelo Encat (Encontro Nacional dos Administradores Tributários Estaduais). Atualmente, cada parada nos postos fiscais chega a durar até uma hora, o que acaba sendo um transtorno tanto para o motorista, que atrasa a sua viagem, quanto para o técnico responsável pela fiscalização, que tem que fazer manualmente a conferência das notas fiscais e das cargas transportadas. Todos os equipamentos foram instalados sem custos para os estados participantes. Os recursos foram disponibilizados pela EPL (Empresa Brasileira de Planejamento e Logística), por meio da Agência Brasileira da Inovação, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. “Esperamos que o bom funcionamento do sistema, a nível nacional, motive os investimentos necessários para a sua ampla utilização, melhorando os controles do fisco e reduzindo custo Brasil”, comenta o coordenador-geral do Encat, Eudaldo Almeida. Inicialmente, algumas transportadoras estarão vinculadas ao sistema de forma voluntária, dentre elas, a TA Transportadora Americana. Os caminhões destas empresas vão circular com chips de identificação por radiofrequência que permitirão a identificação dos documentos fiscais eletrônicos e da mercadoria transportada. “Esperamos que, quando os nossos motoristas passarem pelos postos, sejam liberados rapidamente, já que os fiscais terão as informações da carga transportada. Além disso, o sistema trará diversos outros ganhos como, por exemplo, proteger as noss as mercadorias de roubos nas estradas”, diz o gerente de Sistemas da TA Transportadora Americana, Dalton Vecchini. O coordenador técnico do Encat, Álvaro Bahia, acredita que, funcionando adequadamente, o sistema poderá ser ampliado para outros corredores de tráfego, como postos da Polícia Rodoviária Federal, de combustíveis e nos pedágios. Fonte: Transporta Brasil |