Fonte: Diário do Nordeste
O processo licitatório para concluir a duplicação dos 32Km do Anel Viário, que cruza Fortaleza e outros quatro municípios da Região Metropolitana (Eusébio, Pacatuba, Maracanaú e Caucaia), será retomado no próximo dia 3 de março, conforme informado, ontem, pelo Governo do Estado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Departamento Estadual de Rodovias (DER) farão um pregão eletrônico para escolher a nova empresa que dará continuidade às intervenções que se arrastam desde 2010. Porém, o prazo para retomada da obra só será divulgado após a conclusão da licitação.
A duplicação, que até 2011 era responsabilidade do Governo Federal, em 2012 passou ser a executada pela gestão estadual, com recursos do Dnit. Passados quase sete anos do início dos trabalhos, atualmente os serviços apresentam 60% de execução, segundo o DER. O órgão garante que foram concluídas as pontes localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos: no entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte. O custo estimado para conclusão da obra é de R$ 12 milhões, segundo o DER.
O novo processo licitatório ocorrerá por meio do Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), modalidade de licitação na qual o consórcio ganhador, segundo o DER, executa o projeto executivo, os estudos ambientais, a obtenção das licenças, o levantamento das desapropriações e a obra. Questionada se há estimativa da quantidade de imóveis que ainda serão removidos para que a obra ocorra, a assessoria de comunicação do DER informou apenas que “faltam poucos”.
Histórico
A duplicação do Anel Viário foi idealizada para melhorar o tráfego da RMF, sobretudo, em Maracanaú, que conta com um Distrito Industrial e a Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) em Maranguape e Caucaia. A duplicação integra também o Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém.
Com a intervenção, os atuais 11 metros de largura (dos trechos que ainda não foram ampliados) da pista darão lugar a 33m, sendo 16,5m de cada lado. Esta extensão inclui canteiro, ciclovias, retornos, acostamentos, sinalização e faixa de segurança.