Via é interditada para nova fase de obra no Lagamar

 A intervenção faz parte da obra que foi suspensa em fevereiro deste ano após o desabamento de parte da estrutura da ponte em construção ( FOTO: BRUNO GOMES )
A obra de implantação do viaduto sentido Norte/Sul na Avenida Raul Barbosa passará por uma nova etapa. Desta vez, serão elevadas as pontes do equipamento. Com isso, o tráfego no local contará com desvios a partir da madrugada deste sábado (7).

>Linhas de ônibus são alteradas

Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), aqueles que transitam pelas Avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges devem estar atentos a um novo desvio no tráfego. Nos próximos 75 dias, contabilizados a partir de 7 de maio, a Av. Raul Barbosa estará interditada no sentido Aeroporto/Aldeota, desde o cruzamento com a Avenida Murilo Borges.

Conforme o supervisor operacional da AMC, Wellington Cartaxo, o desvio acontecerá no lado leste devido à elevação. “A previsão desta obra é de 75 dias. Foi o prazo que a empresa Ferreira Guedes nos deu. Para fazer a elevação é preciso bloquear todo o sentido”, afirmou Cartaxo.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), esta intervenção não acontecerá no trecho da obra da ponte onde houve o acidente, que no dia 22 de fevereiro de 2016 deixou duas pessoas mortas e outras sete feridas. No entanto, as obras na ponte serão retomadas ainda neste mês, garantiu a Pasta.

Rotas alternativas

A orientação da AMC é que os motoristas optem por rotas alternativas enquanto. Como possibilidades, são sugeridas para acesso à Aldeota os condutores optem pela BR-116/Av. Oliveira Paiva/Rua Cônego Braveza/Rua Ulisses Bezerra/Av. Desembargador Gonzaga/Av. Rogaciano Leite/Av. Engenheiro Santana Júnior. Outra alternativa é seguir direto na BR-116 e usar a Av. Pontes Vieira.

Já para quem está na Av. Sen. Carlos Jereissati, mais conhecida como Av. Do Aeroporto, e também deseja seguir em direção à Aldeota, a opção é pegar a alça do viaduto da BR-116 ou se deslocar para a zona oeste da cidade, utilizando as avenidas Luciano Carneiro e Expedicionários.

Aos que preferirem seguir pela Av. Raul Barbosa indo do Aeroporto com destino à Aldeota, é indicado que dobrem à direita na Av. Murilo Borges, à esquerda na Avenida Rogaciano Leite até chegar na Avenida Engenheiro Santana Júnior. A AMC garante que durante o período de bloqueio haverá sinalização e operadores de trânsito a fim de orientar os condutores.

Conforme Wellington Cartaxo, um efetivo de 10 agentes por turno atuará diretamente na área do desvio. Além destes, outros agentes se encontrarão nas opções alternativas para o tráfego e observarão se será necessário acrescentar alternativas. “Iniciando agora, ela vai até a segunda quinzena de julho. Foi pensado neste prazo já para trazer menos transtornos no começo de agosto, que é quando voltam às aulas”, acrescentou Cartaxo.

Laudos

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seinf, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-CE) divulgaram laudos apontando as causas do acidente ocorrido com a queda da ponte em construção naquela área. Ambos os documentos técnicos apontaram falhas no projeto da obra de concretagem que foram determinantes para ocasionar o acidente. O Município cita como a causa do acidente uma deficiência no projeto da obra de cimbramento, resultando em problemas de montagem das escoras e a existência de desvios indevidos em uma área que estava sendo concretada.

Já o laudo elaborado pela comissão de engenheiros do Crea diagnosticou cinco erros do projeto: deficiência na concepção de projeto; inconsistência no projeto; deficiência no fornecimento de peças; deficiências na montagem e deficiência de documentação administrativa emitida pelas empresas. A instituição conclui ainda que não houve o cumprimento de algumas Normas Brasileira (NBRs) adotadas nos serviços de engenharia.

A estrutura que desabou em fevereiro deste ano é parte das intervenções para consolidar o corredor de transporte coletivo que ligará os bairros Parangaba e Papicu. Além da ponte, a obra no local consiste na implementação de dois viadutos e uma rotatória.

mapa