Cajazeiras (PB) recebe unidade operacional do SEST SENAT

Novo espaço se insere em uma região que é um dos principais entroncamentos de passagem de transporte de cargas no Nordeste

Por Agência CNT de Notícias – Com Edição do SETCARCE
 

Conhecida como a cidade que ensinou a Paraíba a ler, Cajazeiras recebe a valorosa alcunha de terra da cultura, pelo seu passado marcado por muito teatro, música e literatura. Mas o município também é um dos maiores entroncamentos de passagem do transporte de cargas do Nordeste. A cidade é cortada pela famosa BR-230, a Transamazônica. Todas essas importantes características levaram o SEST SENAT a inaugurar, nesta sexta-feira (29), a sua nova unidade operacional, desta vez no município paraibano. Essa é a terceira unidade no estado e a 151ª em todo o Brasil.

Acompanhado de autoridades e personalidades locais, o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, conduziu a inauguração da nova instalação. Na sua fala, Costa ressaltou a importância estratégica da região para o setor e para o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste.

“O SEST SENAT é um indutor do desenvolvimento do setor, pois oferece formação profissional e cuidados com a saúde. Nossos serviços são gratuitos para os trabalhadores do transporte e isso só é possível pela contribuição paga pelos transportadores. Temos a responsabilidade de transformar esses recursos em resultados. E é isso que estamos fazendo. O nosso trabalho contribui para aumentar a segurança no trânsito, melhorar a eficiência do transporte e reduzir os custos operacionais das empresas.”

O presidente do Conselho Regional Nordeste do SEST SENAT, Eudo Laranjeiras, celebra a entrega de mais uma unidade do SEST SENAT. “Essa unidade é mais um exemplo do retorno que os transportadores estão dando para a sociedade. Neste dia 29 de novembro de 2019, estamos escrevendo, juntos, um novo capítulo na história do município de Cajazeiras e de todo o sertão paraibano.”

Sobre a relevância da chegada do SEST SENAT, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, destacou que não somente a cidade como os 15 municípios das imediações se beneficiarão dos serviços de saúde e de qualificação profissional. “Estou certo de que a vinda da terceira unidade da Paraíba para a nossa cidade, o SEST SENAT, com a sua grande estrutura e reputação, vai preparar nossos trabalhadores e habitantes com equipamentos de última geração, como o simulador de direção.”

Homenagem merecida

A nova unidade leva o nome de José Nello Zerinho Rodrigues, ex-prefeito de Cajazeiras e figura marcante para o setor de transporte da região Nordeste. Zerinho, como é popularmente conhecimento, é sócio-fundador da Marajó Transportes, presidente da Associação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Paraíba. Presente (e muito bem disposto) na solenidade de inauguração desta tarde, Zerinho foi homenageado pelo seu filho, o empresário Arlan Rodrigues. “Todos devemos aprender com os ensinamentos de superação do Zerinho, cuja história é marcada por coragem e ousadia.”

Empresário Arlan Rodrigues é Diretor da FETRANSLOG – Federação da Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste e Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado da Paraíba – SETCEPB.

Estrutura

Com capacidade para realizar 53.802 mil atendimentos ao ano, a unidade oferece serviços de qualificação profissional e de saúde gratuitos para os trabalhadores do transporte e seus dependentes. A comunidade dos municípios ao entorno também poderá usufruir dos serviços.

A nova estrutura tem 1.956,77 m2 de área construída e conta com sala de treinamento em um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula, com capacidade para 25 alunos cada uma; e uma sala de treinamento de EaD, com capacidade para 18 alunos. Na área da saúde, a unidade possui 4 clínicas odontológicas, 1 de fisioterapia, 1 de nutrição e 1 de psicologia. Tudo isso para proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores do transporte.

Expansão

A inauguração da unidade de Cajazeiras integra o plano de expansão do SEST SENAT em todo o Brasil. Desde 2017, outras 22 unidades já foram inauguradas: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (RS), Sobral (CE), Itumbiara (GO), Guarujá (SP), Maringá (PR), Vilhena (RO), Ourinhos (SP) e Votuporanga (SP), Serra (ES), João Câmara (RN), Concórdia (SC), Toledo (PR) e Arapiraca (AL).

Fonte