Boleto para pagamento do IPVA 2019 já está disponível

VEÍCULOS | O contribuinte pode escolher pagar em parcela única até o dia 31 de janeiro, ou em cinco vezes, de fevereiro a junho deste ano

A REDUÇÃO média do valor do IPVA 2019 no Ceará é de 3,79% ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO
A REDUÇÃO média do valor do IPVA 2019 no Ceará é de 3,79% ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO

Está disponível, desde ontem, o boleto para pagamento do Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores (IPVA) 2019. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) não fará envio de boletos pelos Correios.

 

Proprietários de veículos podem ter o documento de arrecadação estadual (DAE) emitido no site da Sefaz. Para fazer o download do boleto, o contribuinte precisa acessar “Serviços”, “IPVA” e, por último, “DAE para pagamentos”.

 

O boleto é recebido em casas lotéricas e agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Bradesco, além das farmácias Pague Menos. Mas o pagamento também pode ser realizado via aplicativo dos bancos no celular.

 

A parcela única, com desconto de 5%, pode ser paga até o próximo dia 31, enquanto o parcelamento vai de fevereiro a junho deste ano.

 

Quem decidir pelo parcelamento, deverá pagar as nos dias 8 de fevereiro, 8 de março, 8 de abril, 8 de maio e 10 de junho de 2019. A Sefaz orienta que o contribuinte guarde o comprovante de pagamento do IPVA por cinco anos.

 

Estão isentos do pagamento pessoas com deficiência, proprietários de táxi, ônibus urbano e metropolitano e veículos com mais de 15 anos. Veículos da União, Estado, municípios, autarquias, fundações, sindicatos e templos religiosos também.

 

Neste ano, os proprietários de veículos no Ceará pagarão menos pelo IPVA em relação a 2018. A redução média será de 3,79%. Em 2019, 2,27 milhões de veículos são tributados. A previsão de arrecadação é de R$ 1 bilhão, sendo que 50% desse valor pertence ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses.

 

A queda da alíquota aplicada no Estado foi superior a de outras regiões. Em São Paulo, a redução média foi de 3,34%, enquanto em Minas Gerais a diminuição foi de 3%.

 

Para chegar aos valores constantes para o IPVA, a Sefaz considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados, por estado, e consulta ao Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).

 

Datas de pagamento

Parcela única: até 31 de janeiro (5% de desconto).

Parcelas: Dia 8 dos meses de fevereiro, março, abril, maio e 10 de junho.

 

Serviço

 

EMISSÃO DO IPVA

Informações: (85) 3209 2200

 

MULTIMÍDIA

 

EMISSÃO DO BOLETO

https://bit.ly/2VnECqh

 

CONFIRA A TABELA DE VALORES DO IPVA

https://bit.ly/2GSPUj5

Fonte Jornal O Povo