O porto do Mucuripe, em Fortaleza, funcionará 24 horas, sem interrupções, a partir do dia 6 de maio. O anúncio foi feito ontem pela Secretaria Especial de Portos que espera, com a decisão, diminuir os custos.
A medida já começa a vigorar a partir de segunda-feira nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória, após um período experimental que começou no início da noite de ontem. A partir de 3 de maio, será a vez de Suape (PE), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS), Itajaí (SC), além de Fortaleza (CE). Três dias depois, também vão operar 24 horas.
Esses portos foram escolhidos devido ao volume de carga e veículos que movimentam. Os terminais já ficavam abertos 24 horas por dia, mas as equipes de fiscalização dos órgãos anuentes – Marinha, Polícia Federal, Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – atuavam apenas em horário comercial, inviabilizando a descarga e o carregamento de navios.
Agora, as equipes de fiscalização desses órgãos também vão atuar 24 horas por dia para liberar cargas. As equipes vão trabalhar de forma integrada e eletrônica para sincronizar o fluxo de cargas com o objetivo de se evitar filas e congestionamento nos portos.
De acordo com a Secretaria Especial de Portos (SEP), com a medida, o custo com logística deve cair em uma média de 25%. Estudos feitos pela secretaria demonstram que os principais custos envolvidos em operações de logística ineficientes estão associados a atrasos na liberação de cargas. (com agências)
Fonte: Jornal O Povo – 20/04/2013