O nosso Sindicato foi criado em 1941. Sua primeira carta sindical foi concedida em 13 de abril de 1942, requerida pelos proprietários de veículos de cargas e emitida em nome do Sindicato das Empresas de Veículos de Carga de Fortaleza, com base territorial somente no município de Fortaleza.
“Estranho bastante a não dissolução com a cassação de sua carta”, afirma o Delegado Regional do Trabalho, e completou: “O Sindicato existia de direito e não existia de fato. Era como uma criança que nascera frágil e, durante todos esses anos, ficara numa incubadora”.
Lembra o Dr. Neiva que não sabia da existência do Sindicato quando, em 1975, foi procurado pelo Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos, Sr. Raimundo Feitosa, que o informou dessa existência e da necessidade de sua reativação para possibilitar a criação da Federação das Empresas de Transporte Norte e Nordeste, pois toda as contribuições, naquela época, iam para a F.N.T.
Em Brasília, o Dr. Neiva localizou o registro da Carta, possibilitando a uma busca na D.RT. local, findando pela reativação do Sindicato com a nomeação de uma junta interventora, através da Portaria 27/75, de 05.03.1975.
Em 9 de abril de 1975, o Sindicato reuniu-se, em sua sede, nessa época sita à Av. Pessoa Anta, 87 – sala 02, sob a direção da junta interventora, composta pelos senhores Luís Otacílio Correia (Presidente), Péricles Augusto Bezerra Mulatinho (Secretário) e José Brasil de Paula (Tesoureiro). Constou da Ordem do Dia a fundação da Federação de Transportes Terrestres do Norte e Nordeste, a filiação do Sindicato à Federação, eleição dos delegados junto à Federação e aprovação dos Estatutos Sociais. Foram escolhidos como delegados os Srs. Mulatinho e José Brasil.
Essa junta, nomeada para reativar o Sindicato e preparar suas eleições, no Sindicato e preparar suas eleições, no prazo de 180 dias, em virtude das dificuldades, teve seu mandato prorrogado por três vezes (Portaria 206/75, Proc. 011430/75 e Portaria 024/76, de 29.06.1976). Nesse período foi criada a Federação, com sede em Fortaleza e cujo primeiro Presidente foi o Sr. Hermínio Mendes Cavalheiro. Hoje, essa Federação tem sua sede na cidade do Recife.
Em 1977, o Sindicato contava com 31 associados: Transportes Glória S/A, Icopervil S/A, Interbrasil Transportes Ltda, Transportadora R.A. Ltda., Transportes Atlas Ltda., Agência Central de Transportes, Continental Transportes Rodoviários, Rodoviária Brasiluso Ltda., Transalves, Transportadora Coral S/A., Transportadora Aurora S.A., Mudanças Confiança, Transportadora N.R. Ltda., Transportes Omar Ltda., Dom Vital Ultra-Rápido S/A., Alvorada Transportes Ltda., Organização Nacional de Encomendas, Transportadora Blumenauense Ltda., Transportes Rápido Belém Ltda., Transportadora Cometa S/A., Transportes Verdes Mares S/A., J.Brasil Transportes e Representação Ltda., Transportadora Irmãos Bezerra, Transportadora Júlio Rocha Ltda., e Transmaia – Transportes Maia Ltda.
Em 28 de maio de 1976 foram efeitos os membros da Diretoria, Conselho Fiscal e os Delegados junto à Federação, para o período de 1976 a 1979, assim compostos: Diretoria – José Brasil de Paula (Presidente), Luís Felício de Sousa (Secretário), Lourival Lucas Carneiro Ribeiro (Tesoureiro); Conselho Fiscal – Luís Otacílio Correia, Péricles Augusto Bezerra Mulatinho; Suplentes do Conselho Fiscal – Edilson Gondim Bezerra, Luís Correia de Oliveira e Júlio Rocha Filho; Delegados junto à Federação – José Brasil de Paula e Luís Felício de Sousa. A mesa coletora foi presidida por Francisco José Pestana da Ponte e Horta, e a apuradora por José Edmar Araújo. Aí começava a luta do Presidente José Brasil para a transformação do Sindicato e o aumento da sua base territorial, trabalho este que durou quase 6 anos.
“Luta árdua. Toda a máquina administrativa governamental dificultava nossas intenções”, afirmou o Presidente, e complementou: “Tivemos que usar das amizades, influências e de todos os meios para conseguir nosso intento. Nisso foi de grande ajuda a participação do Dr. Neiva”.
Mas não foi em vão os esforços do Presidente, pois em 1978, o Ministério do Trabalho, através da Apostila n.º 307942/78, reconheceu a entidade como sendo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Fortaleza, permanecendo, portanto, a mesma base territorial. Já era um passo importantíssimo para a consecução dos objetivos dos que faziam o Sindicato.
Em 1979, José Brasil de Paula foi reeleito para mais 3 anos. Usando das amizades, como já dissemos, e do auxílio dos seus pares de Diretoria, o Presidente conseguiu finalmente ver coroado o seu trabalho, em 21 de julho de 1981, quando o Ministério do Trabalho autorizou a expansão da base territorial para todo o Estado do Ceará e a mudança da denominação para Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Ceará – SETCARCE.
Já em 1980, o Sindicato mudou de sede para o endereço da Rua Dragão do Mar, 326 – altos, depois mudando-se para a BR 116 – KM 7, n.º 2633 – Cajazeiras, e, finalmente, com essa nova gestão para a Av. Aguanambi, 1346 – 2.º andar.
Em 1981, o SETCARCE filiando-se à FENATAC – Federação Nacional das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas, criada naquele ano, desligou-se da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Norte e Nordeste – FETRONNOR. Em 27 de julho de 1987, em Assembléia Extraordinária, o Sindicato aprovou a criação da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Nordeste – FETRACAN, com sede em Recife, ficando, desde logo, decidida a desligação da FENATAC e a consequente filiação à nova entidade.
O Presidente José Brasil foi, ainda, reeleito em mais duas ocasiões para mais dois mandatos, perfazendo um total de 12 anos à frente da entidade.
Na Assembléia de 10 de janeiro de 1984, foi aprovado o nome “ORLANDO MONTEIRO” para o auditório do Sindicato, em homenagem aquele que tanto batalhou em defesa do transporte do Norte e Nordeste.
Em meados de 1987, um grupo de empresários e gerentes de empresas – Ronaldo Ribeiro, Manoel Rubens, Clóvis Nogueira, Haroldo Saboia, Francisco de Assis Fonseca, Francisco Alves, Luís Carlos Correia, Marcondes Vilaça, Luís Felício e José Brasil – reuniu-se formando o denominado “Grupo dos Dez” com o fim de auxiliar a diretoria no desempenho de suas funções no desenvolvimento do Sindicato.
Em pouco tempo esse grupo conseguiu equipar o Sindicato com o que há de mais moderno em termos de escritório (máquina de escrever eletrônica IBM, Telex, máquina copiadora Nashua, etc).
Na gestão do Presidente José Brasil, destaca-se a colaboração dos senhores Luís Felício de Sousa, Francisco Alves de Lima, Péricles Augusto Bezerra Mulatinho, entre outros.
Destaca-se, ainda, o trabalho incansável da ex-diretora Maria Valderez Cruz Martins, que ocupou, nesses longos anos, diversos cargos na Diretoria, e se mostrava sempre disposta a compor as comitivas que se deslocavam para participarem de eventos em locais distantes do País.
Em 30 de agosto foi eleito como Presidente do SETCARCE, Manoel Rubens Nogueira, que ocupou a Presidência durante o triênio 1988/1991.
Já em 10 de outubro de 1991, tomou posse o atual Presidente do SETCARCE, Empresário Clóvis Nogueira Bezerra, que cumpriu dois mandados a frente do nosso Sindicato.
Em 16 de outubro de1997 o SETCARCE passou as mãos do Empresário Joaquim Honório Neto, filho do patrono de nosso Trofeu, Empresário Otacílio Correia.
Então, em 01 de janeiro de 2.001 até os dias de hoje o SETCARCE é presidido pelo Empresário Clovis Nogueira Bezerra, que com o apoio de uma Diretoria atuante, tornou nosso Sindicato ainda mais forte, operante, reconhecido e que atende plenamente aos anseios da classe. Ele desenvolve uma gestão duradoura que oferece sempre aos associados os melhores serviços.
Na gestão do Presidente Clovis Nogueira Bezerra destacamos:
- Inauguração da Sede Própria do SETCARCE
- Criação da Comissão de Conciliação Prévia, em 06 de Fevereiro de 2002.
- Aquisição de uma moderna central telefônica.
- Aquisição de móveis de escritório novos.
- Aquisição de dois aparelhos de ar condicionado tipo SPLIT.