A NOVA ISO 9001:2015 ESTÁ CHEGANDO

A norma de sistema de gestão ISO 9001 atingiu o estágio final do processo de revisão. Países membros da ISO têm dois meses para formar uma posição nacional e votar o mais recente projeto da norma antes do prazo de 09 de setembro.
A votação sobre um anterior projeto (Draft International Standard – ou DIS) da ISO 9001 revisto foi aprovado em Novembro de 2014 por cerca de 90% dos membros, mas a comissão também recebeu mais de 3.000 comentários com sugestões sobre possíveis melhorias.
Desde então, o comitê se reuniu duas vezes, na Irlanda e Lituânia, e realizou extensas discussões on line para analisar e decidir sobre todos os comentários recebidos durante a votação. Agora que um projeto final (FDIS) foi concluído e traduzido, membros da ISO irão prosseguir com a consulta nacional antes da apresentação da sua votação final.
Pedimos Nigel Croft, presidente da subcomissão de revisão da norma ISO (ISO / TC 176 / SC 2 ), para comentar se existiam quaisquer mudanças importantes no último projeto.
“Comparado com o DIS, as mudanças são relativamente menores. Os mais extensos foram para a Introdução e figuras, que foram muito simplificadas, parte do texto explicativo foi transferida para um anexo informativo. Os termos e definições que foram removidos a partir do padrão e adicionou-se a norma ISO 9000.
Uma maior coerência na utilização de termos específicos, tem havido uma série de pequenas alterações técnicas. Por exemplo, a gestão de topo deve agora promover a utilização de pensamento baseada no risco, além de uma abordagem de processo. Nós também adicionamos explicações sobre o ambiente de processo aplicada a organizações de serviços, e mais requisitos para as atividades de produção e de serviços para evitar o erro humano. ”
Embora as alterações nesta fase do processo não têm sido significativos, pedimos a Nigel sua opinião sobre se a nova ISO 9001 será muito diferente das versões anteriores.
“Definitivamente! Este é o resultado de um processo evolutivo, trazendo firmemente ISO 9001 para o século 21. As primeiras versões do ISO 9001 (em 1987 e 1994) foram bastante prescritivas com muitos requisitos específicos para procedimentos documentados e registros; em 2000, introduzimos a abordagem de processo, que incidiu sobre os processos de gestão, e necessária menos documentação. Esta foi mantida em a revisão de 2008.

 

http://institutoiemax.com.br/site/a-nova-iso-90012015-esta-chegando-2/