06.06.2013
Nas áreas com restrição de circulação às margens das avenidas Dedé Brasil, Alberto Craveiro, Paulinho Rocha e Juscelino Kubitschek, os moradores estarão proibidos de trafegar com veículos das 10h às 20h.
A medida vale até para aqueles que procuraram a Prefeitura Municipal de Fortaleza para se cadastrar e ter a autorização de trafegar na área.
A resolução foi anunciada, ontem, pelo secretário municipal extraordinário da Copa do Mundo, Domingos Neto, durante coletiva no Paço Municipal.
Também foi confirmado que, de 0h às 22h, todos os veículos estacionados dentro do perímetro bloqueado (demarcado em verde no mapa abaixo) serão rebocados. Apenas pedestres podem circular nestas áreas.
O pacote divulgado contém o detalhamento das operações de trânsito e transportes em Fortaleza durante os jogos do torneio.
Entre as medidas, destaca-se a implantação de bolsões de estacionamento e linhas especiais expressas para os torcedores. Cinco pontos da Capital serão usados como estacionamento: Universidade de Fortaleza (Unifor), Shopping Via Sul, Extra Hipermercado (Antônio Bezerra), Centro Administrativo Governador Virgilio Tavora (Cambeba) e Terminal da Parangaba (terreno atrás do Shopping Parangaba). Os locais serão abertos às 10h e funcionarão até às 22h.
Haverá cobrança de bilhetes para estacionar conforme as regras do local. Ônibus conduzirão os motoristas ao Gigante da Boa Vista. Coletivos também serão disponibilizados em três trajetos: Aeroporto/ Castelão, Aeroporto/ Av. Abolição e Av. Abolição/ Castelão.
Tanto a rede de ônibus especiais quanto as rotas normais serão gratuitas mediante a apresentação do ingresso da partida. Os equipamentos serão acessíveis a pessoas com deficiência.
Cemitério e hospital
O acesso ao cemitério Parque da Paz e ao Hospital Sarah Kubitschek, pela avenida Dedé Brasil, será considerado caso extraordinário e avaliado pelos fiscais dos pontos de controle de tráfego, que poderão liberar a passagem pela avenida Heróis do Acre.
SAIBA MAIS
Bloqueios
O desembarque será feito em quatro pontos: Av. Dedé Brasil x R. Heróis do Acre, Av. Alberto Craveiro (viaduto), Av. Juscelino Kubitschek x Rua Eldorado e Av. Paulino Rocha (Seinf)
Fretamento e acessibilidade
Os torcedores que vão em veículos fretados terão de desembarcar exclusivamente pela Av. Juscelino Kubitschek. Deficientes serão transportados de táxi gratuitamente do ponto de descida até o estádio
Medidas irritam moradores da área
Coletiva de ontem no Paço Municipal. Direito de ir e vir (de carro) do cidadão será restringido FOTO: KIKO SILVA
Parte dos moradores dos bairros próximos ao Castelão não gostaram nada do planejamento da Prefeitura, atendendo solicitação da Fifa, de ter o seu direito de ir e vir restrito quando dos jogos da Copa das Confederações nas cercanias da praça esportiva.
Segundo a gestão municipal, nos dias dos jogos Brasil x México (19/06); Nigéria x Espanha (23) e numa das semifinais da competição (27); os moradores das proximidades do estádio já não poderão circular de carro seis horas antes desses jogo nem duas horas depois.
“Vai ser demais. No dia dos jogos da Copa das Confederações, teremos de ficar confinados. Ou então teremos de sair pela manhã e somente retornarmos pela madrugada”, disse, irritada, a administradora Fernanda Moraes, moradora de um condomínio residencial que fica por trás da Viação Dragão do Mar, próximo à Arena Castelão.
Residente no mesmo condomínio, o protético Weber Nogueira Nobre considera a medida “um transtorno para quem mora na área. Se houver imprevisto, um problema de saúde, será difícil. Mas essa restrição deverá facilitar a vida de quem vai assistir aos jogos da Copa das Confederações”.
Inconstitucional
Já para o advogado Fernando Alfredo Franco, presidente da Comissão de Mobilidade da OAB-CE, a determinação é inconstitucional. “Essa medida da Prefeitura fere o direito de ir e vir do cidadão. É um desrespeito ao direito constitucional”.
Feriado nos dias de jogos ainda carece de decreto
Restando nove dias para a Copa das Confederações, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) ainda não decretou feriado na Capital. Em maio, o secretário municipal extraordinário da Copa do Mundo, Domingos Neto, afirmou que os dias de jogo na Arena Castelão seriam contemplados pelo decreto.
Ontem, o titular da pasta voltou a falar sobre as datas, confirmado a intenção de que os dias 19 e 27 sejam de descanso na cidade, contudo, ressaltou que a medida ainda não foi oficializada. Domingos Neto chegou a ressaltar que o Governo do Estado estuda implantar feriado em todo o Ceará.
“O prefeito (Roberto Cláudio) e o governador (Cid Gomes) vão chegar a essa posição. Temos o prazo até a semana que vem para chegar a uma definição”, pontuou o secretário.
No dia 19 de junho, uma quarta feira, o Brasil encara o México na Arena Castelão. Já na quinta-feira da semana seguinte, dia 27, haverá um confronto da fase semifinal na praça esportiva.
Eduardo Buchholz
Repórter
FONTE: Diário do Nordeste – Edição 06.06.2013