Sistemas Informatizados nas Empresas de Transporte de Cargas

JÁ COMPREI O COMPUTADOR PARA A EMPRESA. E AGORA O QUE FAÇO ?

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Sistemas Informatizados nas Empresas de Transporte de Cargas

 A gestão de uma empresa de transporte de cargas, no atual mundo de negócios altamente competitivo e com pressões constantes de controle de custos e aumento de produtividade, depende cada vez mais da disponibilidade de informações confiáveis para a tomadas de decisões que garantam a sua rentabilidade e sustentabilidade.

 A tecnologia de informação é de importância fundamental para a permanência de empresas neste mercado e o aprimoramento de seu uso é um fator que diferencia e projeta as melhores. Implica na disponibilidade de equipamentos modernos em rede mas implica também na adoção de sistemas eficazes e eficientes.

 As empresas que já utilizam sistemas informatizados para suporte, controle e gestão de suas operações, quando sentem falta de informações para a tomada de decisões gerenciais precisam avaliar e decidir pela continuação de seu uso ou optar pela troca do seu sistema através da escolha entre as várias opções ofertadas no mercado. Nestes casos o que fazer para selecionar de forma objetiva e segura um novo sistema informatizado ?

 Tradicionalmente os dirigentes destas empresas ouvem a opinião de diretores de outras empresas conhecidas e convidam fornecedores para apresentação de seus sistemas. Após a terceira ou quarta apresentação possivelmente já não mais se lembram das funcionalidades do primeiro sistema visto, mas com certeza devem ter ficado na memória aquelas apresentações mais bem cuidadas visualmente e apresentadas por pessoas de boa comunicação.

 O exemplo dado constitui-se na situação onde é altamente recomendável a contratação de uma consultoria de planejamento do uso dos recursos da Tecnologia da Informação a qual, conhecendo as necessidades de informações e de informatização da empresa, poderá identificar dentre os principais fornecedores aqueles mais adequados.

 O conhecimento e análise prévia das necessidades da empresa permitirá ao consultor gerar um check-list que dará aos usuários elementos para avaliar e pontuar cada item dos sistemas apresentados. Esse procedimento permite aos fornecedores dimensionar os custos de adaptação e de implantação do sistema. É ao consultor que compete ainda avaliar, junto com os dirigentes da empresa, outros três fatores importantes para a decisão final de compra: a estrutura empresarial e suporte local do fornecedor, a atualização da arquitetura técnica e as condições comerciais.

 Essa é a forma mais segura para que uma empresa garanta a escolha do melhor sistema disponível no mercado que atenda às suas necessidades de informações de acordo com sua capacidade de investimento.

Gerardo Barbosa Lima

www.bwconsultor.com.br