Soluções em logística voltam ao debate

Representante da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegários falou sobre o evento na Fiec

FIEC.24.10 - MESAO V III Seminário SEP de Logística, que acontecerá de 20 a 23 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, está sendo visto por empresários e governantes como uma grande oportunidade para que os setores público e privado se unam em torno dos problemas mais críticos de logística do Brasil e formulem um cronograma de providências para os principais gargalos.

Durante o evento, promovido pela Secretaria Especial dos Portos (SEP), representantes dos governos federal, estadual, municipal, e do setor de transporte de carga e logística, discutirão as ações que estão sendo realizadas atualmente e as que estão previstas para melhorar a infraestrutura.

Para o superintendente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Eduardo Bezerra, o seminário será fundamental para despertar a consciência dos gestores públicos e do empresariado brasileiro no que se refere a problemas logísticos, que contribuem para que o País não seja mais competitivo.

Embora lembre que a logística não está ligada apenas ao transporte de cargas, já que envolve processos que vão da produção ao destino final das mercadorias, Eduardo Bezerra destaca que o transporte é o mais importante. “Não adianta pensarmos em diversificar nosso mercado se ainda temos grandes entraves na área de logística”, afirma.

Ele aponta três problemas comuns em todo o território nacional. O primeiro está ligado à situação das rodovias, que encarece o transporte rodoviário. Depois, Eduardo Bezerra cita a inexistência de um transporte ferroviário eficiente. Por último, fala da logística dentro dos próprios portos. “A burocracia nos portos também é grande. Enquanto na China movimenta-se cinco documentos, no Brasil são nove”, diz

FIEC.24.10.1 - CópiaAlém do seminário, será realizada, no mesmo período, a V Expolog – Feira Nacional de Logística, em que para que empresas apresentem produtos e serviços. Ontem, organizadores do V III Seminário SEP de Logística se reuniram, em almoço na Fiec, com representante da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegários (ABTRA), parceira no evento.


Estiveram presentes, Eduardo Bezerra, superintendente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Matheus Miller, secretário executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegado, Clovis Nogueira, presidente do SETCARCE, Carlos Maia, Diretor Operacional da TERMACO, Cid Marconi, diretor da ALBRAE Aliança Brasileira de Advocacia Empresarial, José Maria Mccall Znocchi, presidente da Câmara Brasil-Portugal-CE, Paulo André Holanda presidente da Cia Docas do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste – com edição do SETCARCE.

Veja no link abaixo, mapa dos stand’s da Expolog

VIII SEMINÁRIO SEP



Postagens Relacionadas