III FÓRUM DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA PARAÍBA movimentou o setor na última sexta-feira

09092013234310_IIIFTLPB_Governador_PalestraNa última sexta-feira (06), no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa/PB, o III FÓRUM DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA reuniu autoridades, empresários, gestores e estudantes para discutir a logística paraibana. O evento é realizado pelo terceiro ano consecutivo pelo SETCEPB&Logística – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado da Paraíba, presidido pelo empresário Arlan Rodrigues (Transportadora Marajó).

O primeiro painel do dia tratou da Lei 12.619/2012, conhecida como Regulamentação da Profissão do Motorista, e sua aplicabilidade. A responsabilidade de conduzir o tema ficou a cargo do Assessor Jurídico da FETCESP e da NTC&Logística, Narciso Figueiroa Júnior, que teve a colaboração dos debatedores Paulo Germano (Procurador do Trabalho) e José Damasceno (Assessor Jurídico SETCARCE).

O segundo painel discutiu a importância dos investimentos públicos em infraestrutura como vetor de desenvolvimento da Paraíba. O Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, conduziu o painel e apresentou os investimentos que o Estado desenvolveu nos últimos anos e os projetos de infraestrutura do governo, a exemplo do “Caminhos da Paraíba”, que recupera e constrói novas estradas no Estado, assim como desempenho do Porto de Cabedelo. O tema contou com a contribuição do Presidente da Cia. Docas/PB, Wilbur Jácome, e do Presidente do SETCEPB&Logística, Arlan Rodrigues , que atuaram como debatedores.

O terceiro painel iniciou a tarde do evento com o debate sobre Mobilidade Urbana. Tema recorrente nos grandes centros urbanos e de importância fundamental na logística de distribuição, teve o Dr. Oswaldo Lima Neto (UFPE) como palestrante e contou com Rodrigo Carvalho (Superintendente do DETRAN/PB) e Nilton Pereira (Superintendente da SEMOB/JP) como debatedores.

Para fechar os trabalhos, o último painel do dia debateu os custos envolvidos na logística e no transporte de cargas. O tema foi conduzido pelo Professor da UFPB, Jaílson Oliveira, que com habilidade ressaltou a importância de unir a academia ao mercado, fazendo com que os trabalhos desenvolvidos no ambiente acadêmico tragam resultados práticos nos processos das empresas. O debate ficou a cargo do Marcelo Capdeville, Gerente da Atlas Transportes, e do Prof. Aloisio Lima, Coordenador do Curso de Logística da Faculdade Maurício de Nassau.

Para o Presidente do SETCEPB&Logística, Arlan Rodrigues, o evento conseguiu atingir seu objetivo de trazer para conhecimento das autoridades os anseios dos transportadores e fazer com que o debate tivesse a participação da sociedade. Rodrigues também ressaltou que o setor sentiu-se prestigiado ao contar com a ativa participação do Governador Ricardo Coutinho, que conduziu o segundo painel do Fórum.

______________________________________________________

Fonte: SETCEPB&Logística