TRÂNSITO – Aplicação de multas nas ruas da Capital aumentou 45% em um ano

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

A Autarquia Municipal explica que aumento das infrações se deve ao aprimoramento da fiscalização

Entre as infrações mais cometidas registradas pela fiscalização eletrônica, conforme os dados da AMC, dirigir veículos com velocidade superior à máxima permitida em até 20% aparece em primeiro lugar ( FOTO: Cid Barbosa )

As práticas que esbarram na legislação de trânsito estão em alta na capital cearense. Em um ano, tendo como base os quatro primeiros meses de 2015 e 2016, o número de autuações por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) cresceu 45,3%. Foram 290.354 infrações registradas pelo órgão entre os meses de janeiro e abril do ano passado, chegando a 421.987 em igual período deste ano. Os dados se referem à fiscalização eletrônica, assim como à realizada pelos agentes de trânsito.

Entre as infrações mais cometidas registradas pela fiscalização eletrônica, transitar com velocidade superior à máxima permitida em até 20% aparece em primeiro lugar. A prática, de acordo com o superintendente da AMC, Arcelino Lima, figura entre as maiores preocupações do órgão. “O foco maior é garantir a segurança e a velocidade está muito atrelada à gravidade dos acidentes. Se você garante uma velocidade adequada aos limites da via, mesmo que os veículos venham a colidir, o acidente não vai envolver feridos e vítimas fatais”, avalia o gestor.

Já transitar na faixa exclusiva de transporte coletivo, infração considerada gravíssima e com cobrança de multa no valor de R$ 191,54, é a segunda mais cometida na Capital, seguida do avanço do sinal vermelho do semáforo. Pelo registro presencial, as três infrações mais flagradas foram, nesta ordem: estacionar em local/horário permitido pela fiscalização, estacionar sobre o canteiro central e estacionar sobre o passeio.

Arcelino Lima explica que o aumento das infrações se deve ao aprimoramento da fiscalização. Além do efetivo da AMC, composto por cerca de 390 agentes, o órgão conta com o apoio de 200 guardas municipais aptos para atuar no trânsito, tanto na operação quanto na fiscalização. Além disso, acrescenta, houve o reforço da frota de motocicletas; a contratação do talonário eletrônico, que aumenta a capacidade de consultas de placas e a chegada da operação Via Livre, que absorveu boa parte das operações de trânsito dos agentes, deixando-os livres para a fiscalização. “Essas infrações também aconteciam no ano passado, mas o aumento da capacidade de fiscalização fez com que esse número aumentasse”, destaca Arcelino.

O trabalho de educação voltado para o trânsito, segundo ressalta o superintendente da AMC, permanece sendo realizado por meio de campanhas, entre elas, contra o consumo de bebidas alcoólicas e trabalhos com foco nos motociclistas, categoria com o maior número de feridos e óbitos. Ainda conforme dados do órgão, mais de 1.500 motocicletas foram apreendidas somente neste ano, e mais de mil testes de etilômetro realizados nas operações com base na Lei Seca.

Escola

No próximo dia 20 de junho, a Autarquia Municipal pretende, ainda, reabrir a Escola de Mobilidade Urbana de Fortaleza (Emob), fechada para reforma. A unidade realiza atividades educativas com crianças. “Trabalhamos com o público infantil, de escolas municipais, estaduais e particulares, porque é na escola que a gente vai representar uma mudança significativa”, destaca Arcelino Lima.

Além da Guarda Municipal, a Autarquia de Trânsito conta, atualmente, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que desde o mês de maio, realiza operações de fiscalização na cidade de Fortaleza.

Ao todo, 40 policiais do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) foram autorizados a punir infrações e atender ocorrências nas vias da Capital. O reforço é fruto de convênio assinado entre a Prefeitura e o Governo do Estado em abril deste ano. A acelerada motorização dos habitantes da cidade nos últimos anos, principalmente nas Regionais I, V e VI, foi a justificativa apresentada para tal reforço.

Já os guardas municipais, que desde novembro de 2015 atuam como agentes de trânsito, são autorizados para a função pela Lei Federal 13.022/2014. Atualmente, dos 2.300 agentes do órgão, cerca de 370 estão aptos a realizarem operações nas ruas. Para atuarem no trânsito, contudo, tiveram que se submeter à capacitação de 140h/aula no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE).

mutasamc2